Pular para o conteúdo principal

A MAIS DOLOROSA ESCOLHA

Quem já não brincou de escolher um número? Essa atividade estava na apostila dos primários, e eu achei bem interessante e irei utilizá-la.

A todo o momento nós fazemos escolhas: hoje você escolheu vir aqui, enquanto muitos escolheram dar vazão a carne. A festa de carnaval na idade média era feita com máscaras porque as pessoas poderiam satisfazer todos os desejos da carne, sem responsabilidades nenhuma. Depois bastava passar 40 dias sem comer carne, e estaria purificado. É claro que estes 40 dias terminam com uma bela churrascada!

Mas você que veio aqui hoje, não precisa usar máscaras, porque fez uma escolha da qual não se envergonha.

Algumas escolhas são simples, como que roupa vestir, ou que sapato comprar. Outras são mais complicadas e de efeito mais duradoura, como qual profissão adotar, qual companheiro escolher.

Se eu trouxesse aqui uma maçã e um chocolate e pedisse para alguém escolher entre um e outro, talvez, diante da igreja a pessoa escolhesse a maçã, mesmo que estivesse com vontade de comer o chocolate, mas, por vergonha, ou por querer mostrar mais santidade, escolhesse a maçã. As escolhas que mais refletem nosso caráter são, portanto, aquelas realizadas quando estamos sozinhos, no quarto, na Internet, quando ninguém está olhando.

Eu quero compartilhar com vocês neste momento uma ocasião em que Jesus teve de fazer uma importante escolha. A história encontra-se registrada nos 4 evangelhos, acompanhem a leitura de Marcos 14: 32. Jesus precisava fazer uma escolha extremamente importante, mas antes disso ele foi orar. Quantas vezes fazemos escolhas, mas esquecemos de orar. Gastamos toda nossa sabedoria, pedimos conselhos a diversas pessoas, mas esquecemos do principal - a fonte de toda sabedoria. Jesus passava horas orando. Em certa ocasião ele passou 40 dias orando, não parou nem para comer. E nós não conseguimos passar  40 segundos em oração.

Seguindo a leitura, no verso 33 e 34. Nestes versos Jesus escolhe três discípulos para acompanhá-lo. Enquanto os demais ficariam no pé do monte, ele adentra o jardim com três amigos especiais. Quem eram eles? O primeiro era Pedro, um pregador fabuloso que converteu 3 mil pessoas num único sermão; o segundo era Tiago, o primeiro mártir cristão, não teve amor a sua própria vida, antes escolheu seguir a Jesus, e enfrentar a morte; e por último temos João, o discípulo amado, aquele que mesmo exilado numa ilha, não perdeu a fé, e escreveu um dos maiores livros proféticos da bíblia, o livro de apocalipse. Estes foram os amigos que Jesus escolheu quando precisava tomar uma decisão importante. Quais são os amigos a quem você pede conselhos? A sua vizinha fofoqueira? O seu amigo de trabalho que vive puxando o tapete dos demais? Seu colega de escola que sempre trapaceia nas provas? Quais têm sido nossas escolhas? No início eu falei em escolher entre a maçã e o chocolate. Quando estamos entre cristãos somos induzidos a afazer boas escolhas, mas quando estamos em companhias de pessoas que não servem a Deus, somos automaticamente influenciados a fazer escolhas errada.

Jesus precisava fazer uma escolha. Que escolha era essa? Ele tinha de escolher: salvo a Cilene ou não. Devo dar minha vida pelo Geraldo? A Raquel merece meu sangue? Quando participamos desta brincadeira de papel alguns números trazem escolhas legais como você é bonita, inteligente..., outros trazem escolhas ruins, nos dizem você é feio, chato... não seria muito mais fácil escolher quando já sabemos o que há em baixo dos números? Jesus sabia o que havia atrás de suas escolhas? Vejamos, escolha um número.
·        Solidão – ao decidir entregar sua vida, toda aquela multidão que sempre o seguiu, o abandonaria, escolheria a Barrabás, um mero criminoso, ao invés de inocentá-lo. Até mesmo seus discípulos mais chegados o rejeitariam. O apóstolo Pedro envergonharia em dizer se quer que o conheça.
·        Mentiras – Jesus, ao deixar ser preso e condenado seria vítima de calúnias. Falsas testemunhas se apresentariam para acusá-lo de desobedecer a lei eterna de Deus. Iriam zombar dizendo que ele não era o filho de Deus, pois se fosse realmente teria o poder de salvar-se a si mesmo.
·        Açoites – ao deixar se prender seria açoitado por diversas vezes, receberiam uma coroa de espinhos, cuspiriam em seu rosto. Sua mão seria furada com enormes pregos que deixariam cicatrizes por toda a eternidade.
·        Rejeição – ao escolher depor sua vida por todos, muitos o rejeitariam. Ridicularizariam de sua entrega por séculos sem fim. Diriam que cristianismo é caretice. Escolheriam falsos deuses e falsos profetas para seguir. Mestres que oferecem prosperidade e prazer.
Como eu disse anteriormente, quando sabemos o que há por baixo dos números fica mais fácil. Quem deseja escolher um desses números para sua vida, agora que sabe o que há neles? Ninguém? Jesus sabia o que ele iria enfrentar e essa escolha não era fácil. Jesus soube qual seria seu destino, desde os 12 anos quando foi ao templo e, ao olhar o sacrifício do cordeiro, ele soube então quem era e o que viera fazer. Mas esse conhecimento não tornou sua escolha fácil.

Verso 37 – diante da escolha extremamente difícil ele resolveu buscar ajuda de seus melhores amigos. Chamou a Pedro, mas este dormia. Foi até Tiago, mas o sono o dominava. O amado João, não conseguira ficar acordado. E certamente os demais discípulos também dormiam profundamente. Estamos nós sonolentos em nossa vida espiritual, enquanto o adversário ronda como um leão procurando a quem tragar? O fim do mundo se aproxima e Jesus nos alerta que o ladrão mina e rouba quando não estamos vigiando. As noivas que aguardavam o casamento e adormeceram, sem estar preparadas e não puderam entrar na festa.

Verso 39 - Jesus não pôde contar com a ajuda de sues amigos, felizmente há um amigo com quem podemos sempre contar e que nunca dorme. Jesus sabia que mesmo que seus amigos falhasse Deus nunca falha. Sempre que estamos por tomar decisões, não precisamos fazê-lo sozinhos.

Verso 36 ( só a primeira parte) – Jesus aqui expressa sua vontade, ao dizer claramente, afasta de mim este cálice. Eu não quero receber açoites, eu não quero ser caluniado, eu não quero ser rejeitado, eu não quero me sentir sozinho... este cálice é muito amargo, e eu não desejo bebê-lo...
Entretanto o verso não termina assim, mas o complemento diz (verso 36 última parte) – esta é a minha vontade carnal, mas eu me submeto ao teu desejo espiritual e eterno, eu aceito a tua sabedoria, eu escolho obedecer tua vontade.

Verso 43 – quando os discípulos acordaram era tarde demais, os soldados haviam chegado e estavam prontos para prender a Jesus. Judas estava à frente deles, conduzindo-os. Os discípulos ficaram furiosos, revoltados. Quiseram reagir, lutar, mas Jesus não estava furioso, não estava sequer assustado. Jesus sabia exatamente o que iria acontecer, pois, ao contrário dos discípulos, havia se preparado para aquela hora. Jesus, então, rende-se aos soldados, mesmo tendo o poder de destruí-los. Os anjos observavam de perto, esperando apenas uma ordem de seu general de que o libertasse, mas ele não o fez. E naquele instante, começa a via dolorosa, a estrada de dor e sofrimento que levaria a morte do filho de Deus.

Quantos de nós fugimos das escolhas que nos trazem dificuldades. Queremos uma profissão que trabalhe pouco e ganhe muito. Queremos um cônjuge que se assemelhe a um escravo pessoal. Oramos por filho saudáveis, pois os deficientes nos dão muito trabalho. Escolhemos dar estudos bíblicos apenas aqueles que se mostrem receptivos. Comemos miojo, pois fica pronto em 5 minutos. Fugimos das tarefas complicadas, pesadas, difíceis. Mas Jesus não.
Isaías 53: 11 – Jesus sabia de todo sofrimento que teria de enfrentar, mas escolheu fazê-lo. Por quê?

Por que ele veria o fruto de seu trabalho, e ficaria satisfeito. Ele veria o Rui, a Simone, a Natália e ficaria satisfeito. Você é a coisa mais preciosa de Deus. Mesmo que você esteja talvez sofrendo por escolhas erradas que você mesmo fez ou por escolhas erradas de outras pessoas as quais te atingiram, saiba que Jesus o ama e morreu por você.
Você escolheu vir à igreja hoje, você escolheu um dia entregar sua vida a Jesus, contudo você só pôde fazer esta escolha por que um dia, Jesus escolheu morrer em seu lugar. E esta escolha, na verdade foi feita antes da fundação do mundo!
Tenha certeza de uma coisa a cruz não surpreendeu Jesus! Ele sabia exatamente qual a consequência de sua escolha, e mesmo assim ele escolheu... ele escolheu você!

E você pode escolher hoje, deixar Jesus guiar todas as suas escolhas entregar-se totalmente a Jesus, sem reservas, ser fiel a esse amor maravilhoso. E como Josué dizer alegremente: eu e a minha casa serviremos ao Senhor. Amém!

MODELO:





 





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

HISTÓRIAS DA BÍBLIA POUCO CONTADAS - Adoração Infantil 2007

44. O VERDADEIRO FILHO PRÓDIGO CONHEÇA MAIS: Lucas 15:11-32. OBJETIVO: Apreciar e agradecer sempre, as bênçãos que Deus provê cada dia. DISPOR DE: Um jovem vestido ao estilo antigo, porém com roupas elegantes, simulando ser rico. Que ele conte a história. HISTÓRIA: Quantos já escutaram a história do filho pródigo? Aquele filho que foi para muito longe, gastou tudo e logo voltou arrependido ao lar! Muitas vezes, é ensinado que esse é o “filho pródigo”. Mas quero compartilhar com vocês, a outra parte desta história. O filho pródigo não foi só o que foi embora, mas também o que ficou. Como é isso? Escutem bem. “Pródigo” significa: o que tem tudo. E esse finalmente, fui eu que fiquei. É certo que meu irmão fez algo muito errado. Pediu sua parte da herança, quando nosso pai estava ainda vivo. Isso era uma afronta. Era como dizer a um ancião que queria que ele já estivesse morto, para poder gozar da herança que era simplesmente o que meu pai tinha guardado, depois de to

JOGRAL - ENCHEI-VOS DO ESPÍRITO

Todos - Enchei-vos do Espírito! 1,2 e 3 - Enchei-vos, enchei-vos!  4 - Não é um pedido. 5,6 - É uma ordem! 2 - Mas como poderei me encher do Espírito se passo o dia todo reclamando? Todos - Pare de reclamar! 4,5 e 6 - Graças a Deus, comece a dar! Todos - Agradeça! Dê graças! Diga obrigado! 1 - Obrigado pelo dia! 2 - Obrigado pela salvação! 3 - Dou graças pela família! 4 - Dou graças pelo pão! 5 - Agradeço a Tua companhia! 6- Agradeço a Tua proteção! Todos - Enchei-vos do Espírito! Falem uns com os outros em Salmos, assim: 1 - Os céus proclamam a glória de Deus e o firmamento anuncia as obras de Suas mãos! 2 - O Senhor é a nossa Luz e a nossa Salvação! 3 - A Ti elevamos a nossa alma! 4 - O Senhor é a nossa Rocha, o nosso Libertador! 5 - Esperamos com paciência no Senhor! 6 - O Senhor é a Fortaleza da nossa vida: a quem temeremos? Todos - Enchei-vos do Espírito cantando! 1,2 - Cantando e louvando! 3,4 - Louvando de coração ao Senhor!

ATIVIDADES BÍBLICAS - DAVI

ILUSTRAÇÕES QUEBRA CABEÇA DESENHO PARA COLORIR AJUDANDO AS PESSOAS ENCONTRE AS DIFERENÇAS FAÇA VOCÊ MESMO ENIGMA LABIRINTO