Pular para o conteúdo principal

PÁSCOA































O Cristo Que Amamos Está Vivo!

DRAMATIZAÇÃO

Ornamentação

Colocar no palco ou na parede de frente um painel com três cruzes grandes presas no lençol. A cruz de Cristo (a do meio) deve estar mais alta. Fazer o contorno do monte com giz de cor, ou lã escura. Se possível, colocar um foco de luz por trás do lençol, embaixo da cruz de Cristo (pode-se usar um abajur sem a cúpula). Prender na parte de cima do lençol o tema da peça.
o narrador deve ficar escondido e falar bem alto. As testemunhas devem se vestir de roupas da época. Aproveitar lençóis, panos listrados, cetins, lenços, alfinetes, sandálias de couro, etc. Usar a criatividade...
Durante a peça toda, pode haver um fundo musical. Alguns passos importantes para o sucesso da dramatização:
1) Escolher o responsável pela dramatização, o narrador, as testemunhas, o responsável pela música, ornamentação e solista.
2) Marcar uma reunião com todos da equipe, para delegar tarefas, marcar os ensaios e conhecer a peça, através da sua leitura e de textos bíblicos sobre a     morte e a ressurreição de Cristo.
3) A peça deverá ter no mínimo cinco ensaios; deverão ocorrer fora do horário de qualquer trabalho da igreja. Nos dois últimos ensaios, marcar quanto tempo a peça durou e ensaiar com a ornamentação, vestes, músicas, etc.
4) Tanto o narrador quanto as testemunhas devem ser pessoas desinibidas e desembaraçadas no falar.
5) As testemunhas devem ler os textos bíblicos relacionados com o personagem que fará o monólogo; procurar vivê-lo e fazer gestos para que haja uma melhor transmissão de mensagem.

Narrador - Em dia triste e sombrio para a humanidade, três cruzes se ergueram no monte Calvário. O suplício da cruz era reservado para os criminosos judeus. Os romanos não o usavam para seus compatriotas. Era grande desonra ser condenado a morrer na cruz. Era, pois, a mais infamante e terrível forma de castigar o mais vil criminoso. Porém, naquele dia de terror e trevas, preso a uma cruz, ladeado por dois criminosos, por crime que não cometera, pendia aquele que se apresentava como Filho de Deus, e espalhara, na sua passagem por este mundo, a grande mensagem do amor.

Várias Vozes - Curando enfermos, ressuscitando mortos, perdoando pecados enfrentando os maus, fortalecendo a fé, animando os fracos.      

Narrador - Apesar de ser ele o amor, não o amaram. Apesar de viver o amor tiraram-lhe a própria vida.         

Narrador - Não creram que ele fosse o Messias; mesmo os seus mais íntimos amigos ficaram desapontados e fugiram. (Ler o texto de Isaías 53.4-7, com bastante expressão.)

Várias vozes - (com entusiasmo e crescendo.) Crucifica-o! Crucifica-o! Crucifica-o! (1 voz) (3 vozes) (5 vozes).

Narrador - Como aceitar um rei derrotado? Um rei morto numa terrível cruz? O dia foi triste e frio, porque a chama não ardia mais em seus corações.
Mas ao raiar do terceiro dia a chama se acendia novamente. O túmulo estava vazio e o singelo lençol que cobria o corpo do Mestre estava no chão...
Pois o Cristo que amamos, está vivo!!!
Solo - "Porque Ele Vive", hino 70 - Hinário Adventista.

Narrador - Voltemos nossas mentes para muitos séculos atrás e ouçamos testemunhas que viram o nosso Cristo ressuscitado.

OBS - As testemunhas entrarão uma a uma e ficarão no palco, numa posição que não seja incômoda, mas que também não se torne semelhante a uma estátua.

1 - Eu sou Maria, mãe de Tiago. Fui com Maria Madalena e outras amigas ver o sepulcro onde tinham colocado o corpo de Jesus, o nosso Mestre. Os dias estavam muito tristes para nós, porque queríamos lembrar tudo que tinha acontecido com Jesus na terra, e enquanto falávamos, sempre nos deparáva¬mos com a lembrança desoladora de que Jesus tinha sido crucificado!
Quando cheguei ao jardim naquela madrugada, a pedra se encontrava afastada da porta e lá estava um anjo, sentado sobre a pedra. Ele nos convidou a entrar e ver onde Jesus tinha estado. Anunciou-nos que o Mestre havia ressuscitado, e mandou-nos avisar os discípulos. Que alegria! Este dia foi o melhor de todos! Ele está vivo! Saímos logo para dar a notícia.

2 - Eu sou Pedro. Neguei o Mestre durante o seu julgamento. Como me arrependi. E depois Jesus apareceu em nosso meio, e eu já sabia, já acreditava que ele estava vivo, pois eu tinha visto a sepultura vazia. Mas eu me sentia desanimado e aflito, porque negara a Jesus. Foi à beira-mar que ele veio, quando falou comigo e perguntou se eu o amava. Sim. Eu o amo! Eu lhe disse isto. Jesus me        perdoou. E eu agora não me envergonho do nome de Cristo. Quero anunciar a todos que o Cristo que amamos está vivo.

3 - Eu sou Cléofas. Estava andando a caminho de Emaús com um companheiro, quando um homem entrou para a nossa companhia e começou a conversar conosco. Que diferentes as suas palavras! Os nossos corações ardiam quando ele explicava as Escrituras. Já era tarde e pedi que ele ficasse conosco... Só quando paramos para tomar uma refeição juntos é que percebemos que era Jesus mesmo. E voltamos alegres para contar isto aos irmãos de Jerusalém.

4 - Eu sou Maria Madalena. Naquela madrugada, deixei que as outras voltassem, e fiquei ali chorando junto ao túmulo, pois faltava eu ver o meu Senhor. Foi quando enxerguei dois anjos que falaram comigo. Mas quando ouvi alguém atrás de mim, voltei-me e ele me perguntou também por que eu chorava, e a quem eu procurava. Naturalmente, pensei que era o jardineiro, e lhe disse que estava procurando meu Mestre, mas, oh! então ele disse meu nome, e eu o reconheci! Era ele! Meu Mestre! Vivo! Poderoso! Quero contar a todos que Cristo vive! Que conhecê-lo vale a pena, pois Cristo Jesus ensinou-me que o passado pode ser perdoado, e que a vida pode ser nova, agradecida, vivida com a presença de Deus.        

5 - Eu sou João, o discípulo amado de Jesus, reconhecido pelo privilégio de ter vivido no mundo quando ele pôde me chamar. As mulheres nos disseram que Jesus estava vivo. Foi uma manhã feliz! Pedro e eu corremos até o túmulo. Cheguei, mas esperei que Pedro entrasse primeiro, e nós vimos os panos dobrados. Não havia pessoa alguma ali. Não! Meu Mestre tinha ressuscitado! Isto fez toda a diferença para mim. Naquela mesma noite ele veio estar conosco à mesa. A porta estava trancada, mas não o impediu de entrar. Depois o vimos outras vezes. Não há dúvida. Era ele mesmo. E quando subiu ao céu, diante de nossos olhos, depois de dar ordens de contarmos as boas novas, ele nos mandou o Consolador, sua presença conosco.

Narrador - A Deus toda honra e toda glória, pois o Cristo que amamos está VIVO! Cantemos todos juntos, com bastante entusiasmo, o hino 16 do Hinário Adventista – “A Deus demos Glória”.













A História da Páscoa

“Meu Dever”
Era desprezado, e o mais rejeitado entre os homens; homem de dores e que sabe o que é padecer.
E, como ovelha, muda perante os seus tosquiadores , ele não abriu a sua boca.
Mas ele foi transpassado pelas nossas transgressões, e moído pelas nossas iniqüidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados. Certamente ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e as nossas dores levou sobre si.
Por isso eu lhe darei muitos como a sua parte e com os poderosos repartirá ele o despojo, porquanto derramou a sua alma na morte.
Foi contado com os transgressores, contudo levou sobre si o pecado de muitos, e pelos transgressores intercedeu.
Então foi por isso que Pilatos tomou a Jesus e mandou açoitá-lo.
Os soldados, tendo tecido uma coroa de espinhos, puseram-lhe na cabeça, e vestiram-no com um manto de púrpura. Chegavam-se a ele e diziam: Salve, rei dos judeus! E davam-lhe bofetadas.
Saiu pois Jesus trazendo a coroa de espinhos e o manto de púrpura.
Disse-lhe Pilatos: Eis o homem! Então o entregou para ser crucificado.
E tiraram a Jesus e o levaram. E João testemunhou dizendo: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo!

“A Crucificação”
Quando chegaram ao lugar chamado Calvário, ali o crucificaram, bem como aos malfeitores, um á direita, outro a esquerda. Contudo Jesus dizia: -“ Pai, perdoa-lhes porque não sabem o que fazem”
Então, repartindo as vestes dele, lançaram sortes.
O povo estava ali e a tudo observava.
Também as autoridades zombavam e diziam: Salvou os outros; a si mesmo se salve, se é de fato o Cristo de Deus, o escolhido.
Igualmente os soldados o escarneciam e trouxeram-lhe vinagre, dizendo: Se tu és o rei dos judeus, salva-te a ti mesmo.
Também sobre ele estava esta epígrafe: ESTE É O REI DOS JUDEUS.
Um dos malfeitores crucificados blasfemava contra ele, dizendo: Não és tu o Cristo? Salva-te a ti mesmo e nós também. Respondendo-lhe porém o outro repreendeu-o, dizendo:
- “Nem ao menos temes a Deus, estando sob igual sentença? Nos na verdade com justiça, porque recebemos o castigo que os nossos atos merecem, mas este nenhum mal fez”.
E acrescentou: Jesus, lembra-te de mim quando entrares no teu reino.
Jesus lhe respondeu:
- “Em verdade te digo, que hoje estarás comigo no paraíso.”
Já era quase sexta e, escurecendo-se o sol, houve trevas sobre toda a terra até a hora nona. E rasgou-se pelo meio o véu do santuário.
Então Jesus clamou em alta voz:
- Pai, nas tuas mãos entrego o meu espírito!
E dito isto, expirou.
Vendo o centurião o que havia acontecido, deu glória a Deus, dizendo:
Verdadeiramente este homem era justo.


“O Sepultamento”
E eis que certo homem chamado José de Arimatéia, tendo procurado a Pilatos, pediu-lhe o corpo de Jesus, e , tirando-o o do madeiro, envolveu-o num lençol de linho e depositou-o num túmulo aberto em rocha, onde ainda ninguém havia sido sepultado.
Era o dia da preparação e começava o sábado. As mulheres que tinham vindo da Galileia com Jesus, seguindo, viram o túmulo e como o corpo fora ali depositado. Então, retiraram-se para preparar aromas e bálsamos. E no sábado descansaram, segundo o mandamento.

“A Ressurreição”
 Mas, no primeiro dia da semana, alta madrugada, Maria Madalena e a outra Maria e as demais que estavam com elas, foram ao túmulo, levando os aromas que haviam preparado. E encontraram a pedra removida do sepulcro; mas, ao entrar, não acharam o corpo do Senhor Jesus.
Aconteceu que, perplexas a esse respeito, apareceram-lhe dois varões com vestes resplandecentes. Estando elas possuídas de temor, baixando os os olhos para o chão, eles lhes falaram:
- Porque buscais entre os mortos ao que vive? Ele não está aqui, mas ressuscitou. Lembrai-vos de como vos preveniu, estando ainda na Galiléia, quando disse: Importa que o Filho do homem seja entregue nas mãos de pescadores e seja crucificado e ressuscite no terceiro dia.
Então se lembraram das suas palavras. E, voltando do túmulo, anunciaram todas estas coisas aos onze e a todos os demais que com eles estavam. E iam conversando a respeito de todas as coisas sucedidas.
Aconteceu que, enquanto conversavam e discutiam, o próprio Jesus se aproximou-se e ia com eles. Os seus olhos, porém, estavam como que impedidos de o reconhecer. Então lhes perguntou Jesus:
- Que é isso que vos preocupa e de que ides tramando à medida que caminhais?
Um porém, respondeu, dizendo:
- És o único, porventura, que, tendo estado em Jerusalém, ignoras as ocorrências destes últimos dias?
Ele lhes perguntou:
- Quais?
E explicaram:
O que aconteceu a Jesus, o Nazareno, que era varão profeta, poderoso em obras e palavras, diante de Deus e de todo o povo, e como os principais sacerdotes e as nossas autoridades o entregaram para ser condenado à morte, e o crucificaram. Ora, nós esperávamos que fosse ele que havia de redimir a Israel; mas, depois de tudo isto, é já este o terceiro dia desde que tais coisas sucederam.
Então lhes disse Jesus:
- Ó néscios, e tardos de coração para crer tudo o que profetas disseram:
E, começando por Moisés, discorrendo por todos os profetas, expunha-lhes o que a seu respeito constava em todas as Escrituras. Então se lhes abriram os olhos, e reconheceram; mas ele desapareceu da presença deles.

“A Esperança”
Quem me dera fossem agora escritas as minhas palavras! Quem me dera fossem gravadas em livro!
Porque eu sei que o meu Redentor vive, e por fim se levantará sobre a terra.
Graças a Deus que nos dá a vitória por intermédio de nosso Senhor Jesus Cristo. Amém.
Acróstico
Esther Duarte Costa

P áscoa é uma passagem da morte para a vida,
A través de Jesus que foi morto e reviveu.
S e você nEle crê, perdoado será,
C onforme na Bíblia, Ele prometeu.
O uça com atenção: não endureça seu coração.
A manhã será tarde; hoje é o dia aceitável.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

HISTÓRIAS DA BÍBLIA POUCO CONTADAS - Adoração Infantil 2007

44. O VERDADEIRO FILHO PRÓDIGO CONHEÇA MAIS: Lucas 15:11-32. OBJETIVO: Apreciar e agradecer sempre, as bênçãos que Deus provê cada dia. DISPOR DE: Um jovem vestido ao estilo antigo, porém com roupas elegantes, simulando ser rico. Que ele conte a história. HISTÓRIA: Quantos já escutaram a história do filho pródigo? Aquele filho que foi para muito longe, gastou tudo e logo voltou arrependido ao lar! Muitas vezes, é ensinado que esse é o “filho pródigo”. Mas quero compartilhar com vocês, a outra parte desta história. O filho pródigo não foi só o que foi embora, mas também o que ficou. Como é isso? Escutem bem. “Pródigo” significa: o que tem tudo. E esse finalmente, fui eu que fiquei. É certo que meu irmão fez algo muito errado. Pediu sua parte da herança, quando nosso pai estava ainda vivo. Isso era uma afronta. Era como dizer a um ancião que queria que ele já estivesse morto, para poder gozar da herança que era simplesmente o que meu pai tinha guardado, depois de to

JOGRAL - ENCHEI-VOS DO ESPÍRITO

Todos - Enchei-vos do Espírito! 1,2 e 3 - Enchei-vos, enchei-vos!  4 - Não é um pedido. 5,6 - É uma ordem! 2 - Mas como poderei me encher do Espírito se passo o dia todo reclamando? Todos - Pare de reclamar! 4,5 e 6 - Graças a Deus, comece a dar! Todos - Agradeça! Dê graças! Diga obrigado! 1 - Obrigado pelo dia! 2 - Obrigado pela salvação! 3 - Dou graças pela família! 4 - Dou graças pelo pão! 5 - Agradeço a Tua companhia! 6- Agradeço a Tua proteção! Todos - Enchei-vos do Espírito! Falem uns com os outros em Salmos, assim: 1 - Os céus proclamam a glória de Deus e o firmamento anuncia as obras de Suas mãos! 2 - O Senhor é a nossa Luz e a nossa Salvação! 3 - A Ti elevamos a nossa alma! 4 - O Senhor é a nossa Rocha, o nosso Libertador! 5 - Esperamos com paciência no Senhor! 6 - O Senhor é a Fortaleza da nossa vida: a quem temeremos? Todos - Enchei-vos do Espírito cantando! 1,2 - Cantando e louvando! 3,4 - Louvando de coração ao Senhor!

ATIVIDADES BÍBLICAS - DAVI

ILUSTRAÇÕES QUEBRA CABEÇA DESENHO PARA COLORIR AJUDANDO AS PESSOAS ENCONTRE AS DIFERENÇAS FAÇA VOCÊ MESMO ENIGMA LABIRINTO