Pular para o conteúdo principal

Dia das Crianças


Meus amigos da Bíblia

Abertura

(Somente o juvenil e o narrador falam . Os personagens apenas entram, vestidos de acordo com o relato)

Juvenil: Bom dia a todos vocês! Hoje a crianças do rol do berço, jardim da infância, primários, juvenis e adolescentes, que fazem parte da divisão dos infantis e adolescentes estão felizes por poderem participar desta programação. Todos, a cada Sábado, assistem a escola sabatina própria para cada idade. Agradeço a Deus porque a Igreja Adventista possui essas divisões e preocupa-se com o crescimento espiritual das crianças e adolescente. Mas fico pensando: Como será que tudo começou? Será que os nossos amigos da Bíblia também tiveram uma escola sabatina dirigida por professores cristãos? Ou aprenderam a amar a Deus de outra forma? Como terá sido a escola sabatina do primeiro juvenil da Bíblia que resolveu seguir a Jesus? Deixemos que Abel nos explique.
Entrada de Abel – (se possível, traga uma ovelha no colo, ou use aqueles de artesanato; vestido com roupa de lã de ovelha, pelego, etc..., trazendo um cajado).
Narrador: Tive o privilégio que outros juvenis não tiveram, pois o próprio Deus foi meu professor. Não pude morar no jardim do Édem como meus pais, mas o Senhor ensinou-me a como servi-Lo e adorá-Lo através do sacrifício do cordeirinho. Perdi minha vida por causa disso, mas valeu a pena!
Juvenil: Este pequeno representante do Rol do Berço está acompanhado de sua mãe, Joquebede. Como será que ela ensinou Moisés a amar o Senhor?
Entrada de Joquebede e Moisés: (Mulher vestida como hebréia, com cestinho nas mãos; dentro um bebê, se possível, ou então, uma boneca).
Voz de mulher: Apesar da perseguição de rei egípcio, o Senhor salvou o meu bebê e permitiu que eu fosse sua professora até aos 12 anos de idade. Por isso ele não se esqueceu do Senhor durante sua permanência no palácio. Mas tarde, o Senhor o chamou para ser o libertador do povo de Israel a para ensinar este povo a andar nos caminhos de Deus. Eu O louvo por isso!
Juvenil: O próximo amigo da Bíblia foi um juvenil muito amado por seu pai. Vamos saber como foi à escola sabatina de José?
Entra José: (vestido um manto ou túnica bem colorido)
Narrador: Fui muito amado por meu pai Jacó. Sentia a falta de minha mãe, Raquel, mas o amor de meu pai me ajudava a superar sua ausência. Ele foi o meu professor. Aprendi em casa, a amar a Deus, apesar de ter crescido como um menino mimado. Quando adolescente, meus irmãos, por inveja, venderam-me como escravo para o Egito, mas tudo que havia aprendido sobre o amor de Deus com meu pai, ajudou-me a enfrentar as lutas e tristezas naquele estranho país. O Senhor não me abandonou e acabei por tornar-me o segundo homem mais importante do Egito.
Juvenil: Este menino dos primários teve o privilégio muito grande, ele foi chamado por Deus e morou no templo. A escola Sabatina de Samuel deve ter sido muito especial.
Entra Samuel: (usando uma roupa de hebreu; se possível, uma boina na cabeça veja “Belas histórias da Bíblia”)
Narrador: É verdade, sinto-me um menino privilegiado. Apesar de ter morado pouco tempo com minha mãe, Ana, tive a alegria de viver no templo e o meu professor foi um pastor chamado Eli. Ele ensinou-me a cuidar do templo e a respeitá-lo como sendo a casa do próprio Deus. Cresci sentindo a presença do Senhor, e um dia, quando ouvi uma voz chamando-me, pude dizer: “Fala Senhor, porque o teu servo ouve”. Obedeci a sua Voz e acabei tornando-me um grande profeta pra o povo de Israel.
Juvenil: Dentre oito irmãos, Deus escolheu um adolescente para o futuro de Israel. Como será que Davi aprendeu a amar a Deus?
Entra Davi (O personagem deveria ser alguém ruivo, com roupa de pastor; de preferência com uma ovelha no colo; a ovelha pode ser adquirida em artesanatos; caso não seja possível arranjar a ovelha, substitua por uma harpa).
Narrador: Eu amava a tranqüilidade no campo. Isso me inspirava a adorar a Deus
Através de hinos e da oração, enquanto cuidava de meu rebanho. O Senhor foi minha inspiração e a natureza ensinou-me sobre o cuidado do Bom Pastor. Por isso, quando cresci escrevi o salmo 23: “O Senhor é o meu pastor, e nada me faltará”. Apesar dos meus erros, o Senhor sempre esteve comigo e foi o meu pastor, tornei-me o segundo rei de Israel, mas o que mais me alegra é que fui chamado “o homem segundo o coração de Deus”.
Juvenil: Pobre menino do jardim da infância! Seus pais foram mortos quando ele ainda era pequeno. Foi criado por seus tios. Como será que Joás aprendeu a mar ao Senhor sem a presença de seus pais?
Entra Joás (O menino entra vestido como hebreu, com um manto e um cofre em seus braços; pode usar uma coroa na cabeça).
Narrador: Senti a falta de meus pais, mas o Senhor colocou tios consagrados em meus caminhos. Foram eles meus professores da Bíblia. Aprendi a respeitar a casa de Deus e com apenas sete anos de idade tornei-me rei, tendo como conselheiro tio Joiada, que era um sacerdote temente a Deus. Aprendi muito com ele, mas senti-me triste porque a casa do Senhor estava em ruínas, e adorá-lo ali trazia grande desgosto. Quando cresci, o amor pelo meu Deus e por Sua casa levaram-me a convencer o povo de Israel a trazer ofertas para reconstruir o templo. De todas as minhas obras como rei, esta foi a que me deixou mais feliz.
Juvenil: Fico pensando..., como deve ter sido difícil para esta juvenil viver como escrava, longe de seus pais. Deixemos que a própria menina cativa conte sua história.
Entra a menina cativa (roupa hebréia, bem simples, com vaso de barro em um braço, e no outro, uma vassoura feita de folhagem de árvore).
Voz de mulher: Vivi poucos anos com meus pais. Aprendi com eles como amar a Deus e sentir sua presença constante. Foi isso que me deu coragem para viver como escrava num pais de língua estranha e deuses estranhos. Este Deus, que aprendi a amar, nunca me abandonou e me deu forças para ajudar meu patrão, a ponto de salvá-lo da lepra. Pude ser mensageira do Senhor para alguém que não O conhecia.
Juvenil: Que adolescente sábio foi este! Foi escolhido dentre muitos para servir o rei da Babilônia. Será que o amor de Deus teve alguma influência na vida de Daniel, quando escravo?
Entra Daniel (vestido co roupa de hebreu e um turbante na cabeça; um cesto, ou bandeja com frutas e pão integral nas mãos).
Narrador: Quando criança aprendi com meus pais e com a igreja, a amar ao Senhor. Meus pais ensinaram-me sobre o valor da oração, dos bons costumes e dos bons alimentos. Quando fui levado cativo para Babilônia, tive que tomar decisões difíceis para um adolescente, mas não havia me esquecido do poder da oração e dos ensinamentos dos meus pais. Por isso pude dizer NÃO para a tentadora comida do rei. Não desobedeci ao Senhor e Ele recompensou-me fazendo co que o rei Nabucodonozor me julgasse dez vezes mais sábio do que os outros rapazes. Continuei com o Senhor e, mais tarde, tornei-me o primeiro ministro do reino de Babilônia.
Juvenil: Como este menino dos primários amava ao Senhor! Desde pequeno gostava de ouvir historias da Bíblia. Vamos ouvir como foi a Escola Sabatina de Timóteo.
Entra Timoteo (vestido como hebreu, com uma boina na cabeça ou turbante, ou fita amarrada na testa e um pergaminho nas mãos; usar aquele do evangelismo infantil).
Narrador: Não tive apenas uma professora da Escola Sabatina, mas duas, que me ensinavam todos os dias. Sentar-me aos pés de minha mãe Eunice e de minha avó Lóide, pra ouvir histórias da Bíblia, era o que me deixava mais feliz, pois elas amavam muito ao Senhor e passavam este amor para mim. Cresci estudando as escrituras e, no meu coração, senti o desejo de servir ao Senhor. Quando o apóstolo Paulo visitou o meu lar, aceitei o convite para me tornar um pastor. Tive a alegria de falar de Jesus, o nosso Salvador, para o povo de Israel.
Juvenil: Que menino do rol mais privilegiado! Ele amava tanto a Jesus que teve a oportunidade de participar de um dos grandes milagres realizados pelo Mestre. Vamos deixar que ele mesmo conte.
Entra o menino dos peixinhos (vestido simples como hebreu; nas mãos um cestinho contendo 5 pães e 2 peixes).
Narrador: Aprendi sobre o amor de Deus com meus pais,mas quando o próprio Jesus começou a pregar para as multidões, fiz o possível para ajudá-lo. Um dia, quando ele reuniu um grande numero de pessoas perto do povoado onde eu morava, não tive duvidas, pedi à mamãe que preparasse um lanche para que eu pudesse passar o dia pertinho dEle. Mas eu nunca havia imaginado que fosse escolhido para ajudá-lo a realizar um milagre com os meus 5 pães e 2 peixes. Isto seguramente aumentou a fé e a confiança daquela multidão, dando-lhes a certeza de que Jesus era o Messias tão esperado.
Juvenil: Não poderíamos esquecer de mencionar o menino Jesus, que representa todas as crianças da divisão dos infantis e adolescentes. Ele foi o maior exemplo para todos nós. Se Jesus estivesse aqui hoje, de maneira visível, creio que nos deixaria a seguinte mensagem:
Narrador: Desejo que todas as crianças, jovens e adultos possam seguir os meus passos. Não deixem de participar da Escola Sabatina, de estudar a Bíblia diariamente e de orar, pois um dia quero vê-los face a face e realizar, juntos com todos, a mais bela Escola Sabatina de todos os tempos.


Tempo: mais ou menos 15 a 20 minutos. Procure ensaiar e cronometrar para não diminuir o tempo das outras partes da escola sabatina.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

HISTÓRIAS DA BÍBLIA POUCO CONTADAS - Adoração Infantil 2007

44. O VERDADEIRO FILHO PRÓDIGO CONHEÇA MAIS: Lucas 15:11-32. OBJETIVO: Apreciar e agradecer sempre, as bênçãos que Deus provê cada dia. DISPOR DE: Um jovem vestido ao estilo antigo, porém com roupas elegantes, simulando ser rico. Que ele conte a história. HISTÓRIA: Quantos já escutaram a história do filho pródigo? Aquele filho que foi para muito longe, gastou tudo e logo voltou arrependido ao lar! Muitas vezes, é ensinado que esse é o “filho pródigo”. Mas quero compartilhar com vocês, a outra parte desta história. O filho pródigo não foi só o que foi embora, mas também o que ficou. Como é isso? Escutem bem. “Pródigo” significa: o que tem tudo. E esse finalmente, fui eu que fiquei. É certo que meu irmão fez algo muito errado. Pediu sua parte da herança, quando nosso pai estava ainda vivo. Isso era uma afronta. Era como dizer a um ancião que queria que ele já estivesse morto, para poder gozar da herança que era simplesmente o que meu pai tinha guardado, depois de to

JOGRAL - ENCHEI-VOS DO ESPÍRITO

Todos - Enchei-vos do Espírito! 1,2 e 3 - Enchei-vos, enchei-vos!  4 - Não é um pedido. 5,6 - É uma ordem! 2 - Mas como poderei me encher do Espírito se passo o dia todo reclamando? Todos - Pare de reclamar! 4,5 e 6 - Graças a Deus, comece a dar! Todos - Agradeça! Dê graças! Diga obrigado! 1 - Obrigado pelo dia! 2 - Obrigado pela salvação! 3 - Dou graças pela família! 4 - Dou graças pelo pão! 5 - Agradeço a Tua companhia! 6- Agradeço a Tua proteção! Todos - Enchei-vos do Espírito! Falem uns com os outros em Salmos, assim: 1 - Os céus proclamam a glória de Deus e o firmamento anuncia as obras de Suas mãos! 2 - O Senhor é a nossa Luz e a nossa Salvação! 3 - A Ti elevamos a nossa alma! 4 - O Senhor é a nossa Rocha, o nosso Libertador! 5 - Esperamos com paciência no Senhor! 6 - O Senhor é a Fortaleza da nossa vida: a quem temeremos? Todos - Enchei-vos do Espírito cantando! 1,2 - Cantando e louvando! 3,4 - Louvando de coração ao Senhor!

ATIVIDADES BÍBLICAS - DAVI

ILUSTRAÇÕES QUEBRA CABEÇA DESENHO PARA COLORIR AJUDANDO AS PESSOAS ENCONTRE AS DIFERENÇAS FAÇA VOCÊ MESMO ENIGMA LABIRINTO