Pular para o conteúdo principal

DIA DO PASTOR


Pastor Instrumento nas mãos de Deus

(programa a ser apresentado por ocasião do Dia do Pastor. Convocar, com antecedência, 10 pessoas, de diferentes faixas etárias, para apresentarem as cordas que formam o salteio. Cada pessoa deverá memorizar o versículo e o texto correspondente à sua corada. Providenciar uma harpa grande, feita de madeira ou isopor para ser colocada no púlpito da igreja. À medida que as pessoas forem apresentado as cordas, estas deveram ser colocadas na harpa, até completarem todo o instrumento)

Prelúdio
Dirigente – A música é expressão dos sentimentos mais profundos do ser humano, por isso está presente nos mais diferentes acontecimentos e comemorações. Desde os tempos antigos encontramos a musica sendo usada nos cultos de adoração e louvor a Deus. Diversas paisagens públicas citam o uso de variados instrumentos tocados para exaltação do nome do Senhor. O Salmo 33, por exemplo, faz referencia ao saltério de 10 cordas ou harpa. Segundo os estudiosos, esse instrumento era afinado em uma oitava abaixo. Tinha o som profundo e pesado, pois suas cordas eram longas. Servia de base para outros instrumentos. Hoje, Deus precisa de vidas que se coloquem nas mãos Dele, para serem tocadas por Ele, e que, a exemplo do saltério de 10 cordas, sirvam de base para outras vidas.
Somos gratos ao Senhor pelo pastor _________________, que representa para nós um saltério de 10 coradas. Louvamos a Deus por essa vida que tem se colocado nas mãos de Deus como instrumento precioso e pela maneira como tem exercido o seu ministério.

Vejamos como é formado esse saltério de 10 cordas:

 1ª Corda – FÉ (Hb 11:6)
A fé é o elemento fundamental na vida daqueles que desejam conhecer e prosseguir no conhecimento de Deus. Pela fé o nosso pastor entendeu e aceitou o chamado de Deus para o ministério.
Interlúdio Instrumental
(Igreja ora silenciosamente pelo ministério pastoral)
2ª Corda – Estudo da Bíblia e Oração (I TM 4:5)
Esta é a corda da sustentação do ministério pastoral. O pastor cônscio da responsabilidade que tem de conduzir o rebanho nos caminhos do Senhor dá prioridade ao estudo da Bíblia e a oração.
Leitura Bíblica – Salmos 119:2,3,97; 116:1,2
Congregação “Bem-aventurados os que guardam os seus testemunhos, que os buscam de todo o coração, que não praticam iniqüidade, mas andam nos caminhos dele!”
Pastor “Oh! Quanto amo a tua lei! Ela é a minha meditação o dia todo.”
Congregação “Bem aventurado o homem que faz do Senhor a sua confiança!”
Pastor “Amo ao Senhor, porque ele ouve a minha voz e a minha súplica... Invocá-lo-ei enquanto viver!”
3ª Corda – Submissão (Is 6:8b)
 Antes de ser o guia so povo de Deus, o pastor é um servo do Senhor, escolhido por ele para esse ministério. Esta corda não pode faltar na vida daquele que deseja ser usado por Deus.
Mensagem Musical
4ª Corda – Serviço (Sl 110:2)
O pastor é um homem de Deus que se dedica ao serviço de Deus. A sus visão ampla sobre a atuação da igreja no mundo o leva a trabalhar cada vez mais para a expansão do reino de Deus.
5ª Corda – Pregação (8:4-5)
Pregar é ministrar a Palavra de Deus; é comunicar a mensagem de Deus aos homens. No ministério pastoral não pode faltar a pregação da Palavra.
Mensagem Musical
6ª Corda – Cuidado (At 20:28)
O pastor está sempre atento às necessidades de cada ovelha. Ele deseja ver a igreja unida como família de Deus, fortalecida na fé e firme nas santas doutrinas, buscando a maturidade cristã.
Leitura Bíblica Efésios 4:4-7, 12, 13
7ª Corda – Solidariedade (Rm 12:15)
O pastor é sempre solidário com as suas ovelhas, sabe alegrar-se com as que alegram e chorar com as que choram. Tem sempre uma palavra de ânimo.
Oração por um diácono
8ª Corda – Amor (I Cor. 13:4 e 5)
O amor é uma característica marcante do nosso pastor. Ele ama seu rebanho a exemplo de Cristo.
Hino:
9ª Corda – Fidelidade (JOS 24:14)
A sua fidelidade a Deus é a base da sua fidelidade para com o seu rebanho.
10ª Corda – Renuncia (Gl 2:20)
Inúmeras vezes o pastor deixa de lado os seus interesses próprios para atender as necessidades do rebanho.
Hino:
Dirigente – Quando Paulo disse, no fim da sua carreira, “combati o bom combate, acabei a carreira e guardei a fé”, foi como se declarasse: “Fui um saltério de 10 cordas e deixei-me ser tangido pelos dedos divinos. As minhas cordas estavam bem afinadas”.
Cada corda tem seu próprio som, porem juntas, tangidas cada uma a seu tempo, emitem sons maravilhosos e harmoniosos, que chegam à presença de Deus como oferta de cheiro suave.
Que o pastor ______________ Continue sendo um instrumento precioso nas mãos do Senhor nosso Deus e que lindas melodias continuem sendo tocadas com sua vida.
Oração
Poslúdio Instrumental

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

HISTÓRIAS DA BÍBLIA POUCO CONTADAS - Adoração Infantil 2007

44. O VERDADEIRO FILHO PRÓDIGO CONHEÇA MAIS: Lucas 15:11-32. OBJETIVO: Apreciar e agradecer sempre, as bênçãos que Deus provê cada dia. DISPOR DE: Um jovem vestido ao estilo antigo, porém com roupas elegantes, simulando ser rico. Que ele conte a história. HISTÓRIA: Quantos já escutaram a história do filho pródigo? Aquele filho que foi para muito longe, gastou tudo e logo voltou arrependido ao lar! Muitas vezes, é ensinado que esse é o “filho pródigo”. Mas quero compartilhar com vocês, a outra parte desta história. O filho pródigo não foi só o que foi embora, mas também o que ficou. Como é isso? Escutem bem. “Pródigo” significa: o que tem tudo. E esse finalmente, fui eu que fiquei. É certo que meu irmão fez algo muito errado. Pediu sua parte da herança, quando nosso pai estava ainda vivo. Isso era uma afronta. Era como dizer a um ancião que queria que ele já estivesse morto, para poder gozar da herança que era simplesmente o que meu pai tinha guardado, depois de to

JOGRAL - ENCHEI-VOS DO ESPÍRITO

Todos - Enchei-vos do Espírito! 1,2 e 3 - Enchei-vos, enchei-vos!  4 - Não é um pedido. 5,6 - É uma ordem! 2 - Mas como poderei me encher do Espírito se passo o dia todo reclamando? Todos - Pare de reclamar! 4,5 e 6 - Graças a Deus, comece a dar! Todos - Agradeça! Dê graças! Diga obrigado! 1 - Obrigado pelo dia! 2 - Obrigado pela salvação! 3 - Dou graças pela família! 4 - Dou graças pelo pão! 5 - Agradeço a Tua companhia! 6- Agradeço a Tua proteção! Todos - Enchei-vos do Espírito! Falem uns com os outros em Salmos, assim: 1 - Os céus proclamam a glória de Deus e o firmamento anuncia as obras de Suas mãos! 2 - O Senhor é a nossa Luz e a nossa Salvação! 3 - A Ti elevamos a nossa alma! 4 - O Senhor é a nossa Rocha, o nosso Libertador! 5 - Esperamos com paciência no Senhor! 6 - O Senhor é a Fortaleza da nossa vida: a quem temeremos? Todos - Enchei-vos do Espírito cantando! 1,2 - Cantando e louvando! 3,4 - Louvando de coração ao Senhor!

ATIVIDADES BÍBLICAS - DAVI

ILUSTRAÇÕES QUEBRA CABEÇA DESENHO PARA COLORIR AJUDANDO AS PESSOAS ENCONTRE AS DIFERENÇAS FAÇA VOCÊ MESMO ENIGMA LABIRINTO