Pular para o conteúdo principal

Oásis no deserto

 “Lembra-te do dia de sábado, para o santificar. Seis dias trabalharás e farás toda a tua obra. Mas o sétimo dia é o sábado do Senhor, teu Deus; não farás nenhum trabalho, nem tu, nem o teu filho, nem a tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o forasteiro das tuas portas para dentro; porque, em seis dias, fez o Senhor os céus e a terra, o mar e tudo o que neles há e, ao sétimo dia, descansou; por isso, o Senhor abençoou o dia de sábado e o santificou.” Êx. 20:8-11.

Introdução

Vivemos em um mundo agitado. Trânsito caótico, lojas lotadas, correria para educar os filhos, confusões no trabalho...
Ufa! O mundo não para! Parece que precisamos de um dia maior, talvez de 30 horas! Infelizmente, não é apenas o mundo exterior que anda agitado, mas o mundo interior também sofre desse mal do século XXI. Colocamos até um nome nisso: estresse. Pensamento acelerado, problemas emocionais, ansiedade, distúrbios alimentares, etc. A impressão que dá é que a vida nos colocou num trem desgovernado que caminha para um precipício.
Hoje, devido ao estresse do dia a dia, as pessoas têm:
- Esquecido filhos recém-nascidos dentro do carro, resultando em tragédias;
- Esquecido as crianças na escola (Você já passou por isso, não?);
- Esquecido datas importantes - Conheci a história de um pastor que ia fazer o casamento da sobrinha, mas, por não ter colocado a data em sua agenda, esqueceu completamente a cerimônia tão importante e esperada!
- Esquecido de descansar. Temos orgulho em dizer: “Estou sem tempo” ou: “Ficarei até mais tarde no trabalho”. São os chamados workaholics - viciados em trabalho.
Norton Sayeg, especialista em Geriatria e Gerontologia, diz que o esquecimento é comum (desde que não seja uma doença degenerativa, como o Alzheimer), mas não é normal.
O cansaço, a depressão e o estresse são fatores desencadeantes desse mal que precisa ser resolvido. Segundo ele, não existem drogas para melhorar a memória. O melhor remédio seria fazer constantemente exercícios mentais, como por exemplo, a leitura. (fonte: www.plenamulher.com.br)
Augusto Cury acrescenta que o esquecimento é fruto de uma síndrome que tem atingido a sociedade, desde as crianças até os mais idosos: a SPA, Síndrome do Pensamento Acelerado. Esta síndrome seria causada pelo excesso de informações e atividades a que somos expostos constantemente, através da televisão, internet e outros meios. Para Cury, esses fatores têm gerado um desequilíbrio na concentração e no aprendizado. (Pais Brilhantes &Professores Fascinantes, pág. 58-60)
Você percebeu que, devido a correria da vida, temos esquecido muitas coisas, até do descanso? O quarto mandamento nos ajuda a lembrar um dia especial. São 24 horas de descanso. Um dia para deixarmos o trabalho secular e buscarmos refúgio em Deus. Parece um oásis no deserto, não? O curioso é que esse mandamento começa com “Lembra-te”:
“Lembra-te do dia de sábado para o santificar. Seis dias trabalharás e farás toda a tua obra, mas o sétimo dia é o sábado do Senhor teu Deus. Não farás nenhum trabalho, nem tu, nem o teu filho, nem a tua filha...” Êxodo 20:8-11.
Ao escrever nas tábuas dos dez mandamentos “Lembra-te”, Deus nos deu um sinal de que esse mandamento já existia no passado e também nos oferece uma lembrança futura, para que esse dia não caia no esquecimento.
A necessidade do descanso
Para entendermos o sábado como um dia de descanso, precisamos relembrar a semana da criação. Após os seis primeiros dias de atividade criativa, a Bíblia diz: “E havendo Deus acabado no dia sétimo a obra que fizera, descansou no sétimo dia de toda a sua obra, que tinha feito.” Gênesis 2:2. Você já se perguntou por que Deus descansou no sétimo dia? Deus precisa de descanso? A resposta é simples:
Deus descansou não porque estava cansado, mas porque completara a Sua tarefa divina, que era criar o nosso mundo. Ele cessou de trabalhar. Tudo estava em ordem e sob o Seu controle. E se Ele fez isso, por que não seguimos Seu exemplo, descansando no dia definido por Ele?
Algumas pessoas, ao lerem o quarto mandamento, podem pensar: “Mas e o meu comércio, como ficará no sábado? Se eu não posso cuidar, meu filho o fará”. Então Deus diz: “Nem o teu filho, nem a tua filha”. “Então, terei que mandar alguns empregados, Senhor!”. “Nem eles”, responde Deus. “Aposto que terei que mandar então uma vaca ou um estrangeiro para me ajudar!”. “Não precisa!”, novamente diz o Senhor.
Ainda objetamos: “Mas... mas... quem ficará na loja? E quanto as minhas vendas?” Apresentamos uma razão após a outra, mas Deus silencia todas elas com a lembrança:
“Porque em seis dias fez o Senhor os céus, e a terra, o mar e tudo o que neles há, e ao sétimo dia descansou”. A mensagem de Deus é clara: “Se a criação não se destruiu quando Eu descansei, não se destruirá quando você o fizer”. Não é nossa ocupação cuidar do mundo. Deus é o responsável por isso. Então, deixemos sob o Seu controle aquilo que está fora do nosso alcance. Troquemos o nosso fardo pesado pelo jugo suave de Cristo.
Toda a natureza precisa de descanso, sabia? “Até os burros de carga devem se virar para a grama ocasionalmente; o próprio mar faz uma pausa no fluxo e refluxo; a terra guarda o sábado nos meses de inverno; e o homem, mesmo quando elevado a embaixador de Deus, deve descansar ou desfalecer... Na longa caminhada, devemos nos empenhar para de vez em quando fazer menos. O arco não pode estar sempre tenso sem temer quebrar. Para um campo produzir frutos, ele deve ocasionalmente descansar sem cultivo. E para que você seja saudável, deve descansar. Diminua o ritmo, e Deus cuidará de você. Ele conduzirá você por verdes pastos.” (Max Lucado, Aliviando a bagagem, pág. 37).
Se um animal de carga precisa de descanso, por que eu, que sou obra-prima da criação de Deus, não irei descansar no dia determinado por Deus?
Uma coisa muito importante, porém, deve ser dita. Descanso não é sinônimo de ociosidade. Deixar de trabalhar não significa “fazer nada”. O que Jesus fazia no sábado?
Pelo menos três coisas muito importantes:
• Curava (Marcos 3:1-6)
• Ia à igreja (Lucas 4:16)
• Ensinava (Marcos 1:21)
Ele mesmo disse: “É lícito, nos sábados, fazer o bem.” Mateus 12:12. Quer atividade mais prazerosa e recompensadora que essa no sábado? Isso significa que devemos fazer o bem para o próximo, e não para nós mesmos. Isaías diz que não devemos fazer a nossa própria vontade no santo dia do Senhor. (Isaías 58:13).
Portanto, o sábado é um dia para descansarmos de nossas atividades seculares (trabalhar, jogar futebol, assistir televisão, fazer compras no supermercado, etc.) e fazermos o bem ao nosso próximo. A própria palavra “sábado” (hebraico shabbat) quer dizer “descanso”. Hermam Wouk escreveu: “O sábado representa os braços de uma mãe que se estendem para receber um filho cansado”. (Os dez mandamentos, pág. 37).
Não seria interessante se você, juntamente com outros jovens, planejasse fazer o bem ao próximo no dia de sábado? Muitas pessoas precisam desse descanso que você e eu temos experimentado.
A necessidade de comunhão Além de apresentar o sábado como sendo o dia especial de descanso, Deus o apresentou como sendo um dia abençoado e santificado. Houvesse Deus apenas descansado no sétimo dia, dúvidas ainda poderiam haver quanto à validade desse descanso para as criaturas. Alguns poderiam dizer: “Mas eu posso descansar em outro dia qualquer!”.
Mas o fato de Ele também haver abençoado (transformado em um canal de bênçãos) e santificado esse dia (separado para uso sagrado), confirma a instituição edênica do sábado para toda a humanidade.
Imagine que chegou o dia do seu casamento. Tudo está preparado para esse momento tão especial em sua vida. A igreja está ornamentada, os padrinhos e músicos estão a postos, o pastor está preparado e você já está na frente da igreja. De repente, a marcha nupcial toca e o seu coração dispara. A sua tão sonhada noiva adentra na igreja. Você está tão emocionado que não consegue conter as lágrimas.
Mas ao recobrar o pensamento, percebe algumas coisas diferentes. Por trás do véu, vê que a sua noiva não é a sua noiva! O nariz é diferente, o olhar, o sorriso... Afinal, quem está ali é a irmã gêmea da noiva! E aí, você casa ou não casa? Ela não é uma mulher? Tem até o sobrenome da noiva! Tem os traços da noiva! E aí, você casa? É claro que não! Não é a ela que você ama. Não foi com ela que você passou lindos cinco anos de namoro e noivado. Não é ela que possui aquele charme e jeitinho que tocaram o seu coração. Deus colocou três ingredientes especiais no sétimo dia.
Ele descansou, abençoou e santificou o sábado. Se quisermos a bênção de Deus num outro dia de 24 horas, não acharemos, pois não foi o dia que Deus preparou com o Seu jeito todo especial. Ou é o dia do Senhor ou não é. Não existe segunda opção.
O sábado é um dia de comunhão com Deus. O Dr. Hans LaRondelle escreveu: “O sábado foi criado, desde o princípio, para prover um espaço para a comunhão santificadora entre Deus e o homem.” (Christ Our Salvation, p. 70) Outro autor disse que o sábado é o santuário de Deus no tempo, no qual todos podem entrar. Esse santuário é tão antigo quanto a própria humanidade e embora ele faça parte do tempo, não se desgasta pelo tempo. Ele é suficientemente abarcante para acolher todos os filhos de Deus espalhados ao redor do mundo. Abraham J. Heschel definiu-o como “um palácio no tempo” que, mesmo não sendo visto com os olhos físicos, esse santuário está em toda parte, podendo ser adentrado a cada sétimo dia da semana. (fonte: http://www.usb.org.br/canais/index.php)
Deus nos concede a cada sábado a oportunidade de entrarmos em Sua presença. Que manifestação da graça de Deus! Um dia completo de comunhão! A Bíblia menciona o sábado como um sinal de aliança entre Deus e Seu povo (Ezequiel 20:12 e 20). Não estamos sozinhos nesse universo. Pertencemos ao Criador. O sábado, portanto, nos relembra que somos criaturas de Deus e somos importantes para Ele.

Essa é a aliança que o sábado nos proporciona com Deus. Aos que observam o quarto mandamento, existe uma promessa eterna. Uma honra permanente. Isaías 58:13 e 14 diz: “Se desviares o teu pé do sábado, de fazeres a tua vontade no meu santo dia, e chamares ao sábado deleitoso, e o santo dia do SENHOR, digno de honra, e o honrares não seguindo os teus caminhos, nem pretendendo fazer a tua própria vontade, nem falares as tuas próprias palavras, então te deleitarás no SENHOR, e te farei cavalgar sobre as alturas da terra, e te sustentarei com a herança de teu pai Jacó; porque a boca do SENHOR o disse.”


Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

HISTÓRIAS DA BÍBLIA POUCO CONTADAS - Adoração Infantil 2007

44. O VERDADEIRO FILHO PRÓDIGO CONHEÇA MAIS: Lucas 15:11-32. OBJETIVO: Apreciar e agradecer sempre, as bênçãos que Deus provê cada dia. DISPOR DE: Um jovem vestido ao estilo antigo, porém com roupas elegantes, simulando ser rico. Que ele conte a história. HISTÓRIA: Quantos já escutaram a história do filho pródigo? Aquele filho que foi para muito longe, gastou tudo e logo voltou arrependido ao lar! Muitas vezes, é ensinado que esse é o “filho pródigo”. Mas quero compartilhar com vocês, a outra parte desta história. O filho pródigo não foi só o que foi embora, mas também o que ficou. Como é isso? Escutem bem. “Pródigo” significa: o que tem tudo. E esse finalmente, fui eu que fiquei. É certo que meu irmão fez algo muito errado. Pediu sua parte da herança, quando nosso pai estava ainda vivo. Isso era uma afronta. Era como dizer a um ancião que queria que ele já estivesse morto, para poder gozar da herança que era simplesmente o que meu pai tinha guardado, depois de to

JOGRAL - ENCHEI-VOS DO ESPÍRITO

Todos - Enchei-vos do Espírito! 1,2 e 3 - Enchei-vos, enchei-vos!  4 - Não é um pedido. 5,6 - É uma ordem! 2 - Mas como poderei me encher do Espírito se passo o dia todo reclamando? Todos - Pare de reclamar! 4,5 e 6 - Graças a Deus, comece a dar! Todos - Agradeça! Dê graças! Diga obrigado! 1 - Obrigado pelo dia! 2 - Obrigado pela salvação! 3 - Dou graças pela família! 4 - Dou graças pelo pão! 5 - Agradeço a Tua companhia! 6- Agradeço a Tua proteção! Todos - Enchei-vos do Espírito! Falem uns com os outros em Salmos, assim: 1 - Os céus proclamam a glória de Deus e o firmamento anuncia as obras de Suas mãos! 2 - O Senhor é a nossa Luz e a nossa Salvação! 3 - A Ti elevamos a nossa alma! 4 - O Senhor é a nossa Rocha, o nosso Libertador! 5 - Esperamos com paciência no Senhor! 6 - O Senhor é a Fortaleza da nossa vida: a quem temeremos? Todos - Enchei-vos do Espírito cantando! 1,2 - Cantando e louvando! 3,4 - Louvando de coração ao Senhor!

ATIVIDADES BÍBLICAS - DAVI

ILUSTRAÇÕES QUEBRA CABEÇA DESENHO PARA COLORIR AJUDANDO AS PESSOAS ENCONTRE AS DIFERENÇAS FAÇA VOCÊ MESMO ENIGMA LABIRINTO