Pular para o conteúdo principal

Mulheres cansadas




O Sábado é um dia de descanso, e nós mulheres ficamos especialmente cansadas de nosso dia a dia, da correria, limpar, passar, cozinhar, levar filho pra escola, e muitas ainda acumulam funções, trabalhando fora e assumindo parte do sustento da casa, ou como eu, a responsabilidade total de manter sua família.
Entretanto, não é deste tipo de cansaço a que eu me refiro, gostaria de falar com vocês mulheres que estão cansadas de orar por um problema o qual tem carregado por muito tempo. Gostaria de falar pra você que está cansada de pedir, de clamar, de esperar uma resposta de Deus.
Há uma mulher na bíblia que estava sentido exatamente o mesmo, é a história que se encontra em Mateus 15: 21 a 28.
21. Partindo Jesus dali, retirou-se para os lados de Tiro e Sidom.
Tiro e Sidom estavam localizadas na Fenícia (atualmente o Líbano), ao norte da Galileia. Desde os dias de Pompeu (64 a.C.), a Fenícia estava anexada à Síria. Tiro era muito famosa na antiguidade, pois os fenícios dominavam a navegação.
Os reis de Tiro no passado, haviam feito uma aliança com Davi e Salomão, em que enviariam madeira e mão de obra especializada para construção do templo. Em contrapartida, Salomão enviaria para o rei Hirão e seus sucessores, mantimentos e cereais que a população de Tiro precisava.

As consequências deste acordo foram catastróficas para Israel, pois Etbaal, sucessor de Hirão, fez essa aliança com Israel através do casamento de sua filha Jezabel com o rei Acabe. Jezabel introduziu o culto a baal entre os Israelitas, o que levou à ira divina e desembocou nos cativeiros Assírios e Babilônicos.
Jesus intencionalmente retirou-se para aquela região, assim como ele intencionalmente trouxe você aqui hoje.
22. E eis que uma mulher cananeia, que viera daquelas regiões,
Uma mulher pagã, uma mulher que não era do povo de Israel, não era uma mulher que servia a Deus de acordo com o modelo da religião. Ela era de um outro povo, de um outro lugar. Aquela mulher vinha da descendência histórica daqueles povos que trouxeram tanto sofrimento ao povo de Israel.
Jesus tinha todos os motivos históricos, étnicos, culturais, religiosos, econômicos e políticos, para ignorá-la.
Jesus neste momento estava deixando acontecer uma coisa extraordinária, Ele estava mostrando aos discípulos que o acompanhavam que o amor de Deus, a suprema misericórdia do Senhor não é somente para aqueles que são os seus seguidores, religiosamente falando, mas o Senhor Deus tem misericórdia para dar a todos os seus filhos. Independente de frequentarem igreja ou não, independente de conheceram a Deus como você conhece. O nosso Deus é tão maravilhoso que ouve o clamor, o pedido, o desespero de todos os seus filhos, homens ou mulheres. Isso não é lindo!
A misericórdia de Jesus é para todos, Jesus não veio para um povo, para uma pessoa, não veio para um lugar, uma igreja.
Jesus não veio ser exclusivo de ninguém ele é para todos, ele não veio somente para os israelitas, e louvado seja por isso por que nós não somos judeus! Ele é pra todos! Em Abraão serão benditas todas as famílias da terra, foi a promessa recebida.
Ele pra você que não é religioso, ou não é adventista, é para você que está afastado dos caminhos dele, passando por uma situação difícil.  Deus o ama! Acredite no amor de um Deus que ama você independente da sua religião, ou sexo, idade, eu quero que você acredite há um Deus que nos ama essencialmente porque ele é amor.
Agora, disso eu já posso tirar uma linda e maravilhosa lição: de que se o Senhor Deus ouve o grito, o pedido daqueles que nem são de seu povo, se Deus atende a necessidade daquela mulher que não era do povo de Israel, mas de um povo pagão, distante, de um povo de outros costumes, que adorava outros deuses... Se Deus atende a estes quando clamam, imagine a você, que conhece a palavra, que foi abençoado por conhecer poder de Deus. Deus vai atender você. Ele não vai deixar o seu clamor, o seu pedido, a sua angústia sem resposta.
(22) clamava: Senhor, Filho de Davi, tem compaixão de mim! 
Deus é o único que tem poder para responder o seu pedido de socorro. Essa mulher nos dá uma lição de humildade e submissão! É incrível como uma mulher de um povo distante que não tinha aprendido dos patriarcas e profetas, não sabia a respeito de quem era Deus, não tinha conhecimento da palavra como nós temos, ouviu falar de Jesus, que passaria um homem por ali, que em Israel fazia milagres que certamente era o FILHO DE DEUS, já que aquele povo de Israel esperava por um messias, este Jesus devia ser o messias. E, se Ele tem poder então eu vou crer,  eu vou pedir, e ele vai me atender.
Aquela mulher reconheceu a Jesus como Senhor. Estou falando hoje pra mulheres cansadas... Que estão cansadas de pedir e não ouvem respostas... Pra você que está dizendo: eu estou esperando que Deus me responda, atenda ao meu pedido! Estou esperando que meu marido volte ou estou solteira e estou esperando que Deus me dê um marido! Eu tenho esperado que Deus me cure, e continuo doente! Que Deus traga meu filho de volta, ou quem sabe que Deus me dê um filho! Estou orando por um emprego, ou por uma faculdade, mas as portas continuam fechadas!
Este verso nos dá uma lição: não espere ter um marido, não espere ter um filho, não espere um emprego, não espere ter uma casa, não espere ter coisas, não espere ter ninguém, nem nada desse mundo, sem que antes você esteja certa de que Jesus é o seu suficiente Senhor e Salvador. Enquanto você não reconhecer sua necessidade de Deus, você vai continuar pedindo, pedindo e nunca estará satisfeita porque, mesmo que Deus te conceda o seu desejo, não é isto que ira saciar sua necessidade!
(Nova Versão Internacional)
Eclesiastes  3: 11
Ele fez tudo apropriado ao seu tempo. Também pôs no coração do homem o anseio pela eternidade; mesmo assim ele não consegue compreender inteiramente o que Deus fez.
Enquanto você não saciar o anseio do seu coração pela eternidade, pela comunhão com Deus, não adiante possuir coisas, ou pessoas, saciar desejos que não irão preencher o vazio de seu coração.
Mateus 15 (22) Minha filha está horrivelmente endemoninhada.
Era uma mulher pedindo socorro para outra mulher, a sua filha que estava endemoniada. Nós não gostamos muito de lidar com essa história de sermos cercadas por hostes malignas, por influências do mal, pelos demônios. É assustador é horroroso. Mas Satanás trabalha, há demônios à caça de pessoas, demônios que trabalham especializadamente para tirar de você oque é mais precioso: a sua paz, a sua saúde, a sua conexão com Deus altíssimo! E esses demônios tem roubado de nós o ambiente da nossa casa, tem carregado a nossa saúde, tem nos privado da companhia de nossos queridos. Mas, não duvidem, assim como há o espírito das trevas trabalhando, há também o Espírito de Deus atuando em proporção muito maior, pois para cada demônio existem dois anjos a nossa disposição.
O inimigo trabalha para nos destruir, para possuir a nossa mente, para possuir o nosso corpo, quando nós damos lugar para que Satanás trabalhe.  Só há uma proteção contra as hostes do maligno é estarmos em Jesus Cristo. E esta mulher foi buscar a Jesus pedindo socorro.
23. Ele, porém, não lhe respondeu palavra.
Jesus não responde nada! Fica em silêncio!
Mas Jesus tinha uma razão pra não ter dito nada, assim como é preciso que você saiba que há uma razão para que até agora o Senhor não tenha dito nada, a respeito daquilo que você pediu.
E eu sei que uma das coisas cansativas da vida é esperar, esperar pelo o que o Senhor prometeu que iria fazer! É difícil esperar, principalmente hoje, nós que temos uma vida dinâmica, se você me liga e eu não te atendo na primeira chamada você já fica estressado não sei pra que você tem telefone, agente liga e você não atende. Se alguém te manda um recado e você não responde na mesma hora já fica zangado “mas porque que ela visualizou e não respondeu?
E nós transferimos esta pressa para Deus, e eu oro ao Senhor, peço, e a coisa não acontece com 24 horas, não acontece com 48 horas, não acontece no próximo mês, no próximo ano, Deus faz silêncio e eu começo a me cansar de esperar.
Mas o Senhor tem motivos pra ficar quieto, sabia? Deus, tem propósitos no silêncio. Talvez nós não saibamos quais são os motivos de Deus em ficar quieto, mas nós devemos entender que ate mesmo o silêncio de Deus tem um propósito para nossa vida.
(23) E os seus discípulos, aproximando-se, rogaram-lhe:
Os discípulos agora se apresentaram trazendo as suas impressões pessoais, eles estavam achando que Jesus estava sendo incomodado, mas o Senhor jamais é incomodado por um filho que lhe pede socorro!
Sabe queridas, sempre vai ter alguém pra interferir na sua história com Deus, e trazer a você impressões particulares sobre Deus, assim como aconteceu com esta mulher, com Jó: amaldiçoa teu Deus e morre! Com Maria Madalena... manda ela me ajudar, fica aí sentada ouvindo a palavra de Deus! Tanto serviço para fazer.
 24. Despede-a, pois vem clamando atrás de nós.
A mulher gritando e o Senhor calado. Ela pedindo socorro e o Senhor em silêncio. Jesus para dar uma aula aos discípulos sobre o que é a misericórdia do Senhor, não respondeu nenhuma palavra àquela mulher. E os seus discípulos começam a dizer: Manda esta mulher embora. E aquela mulher certamente cansada de estar vindo correndo atrás de Jesus de estar buscando a Jesus, de ter vindo de longe, estava cansada da sua rotina com a sua filha endemoniada, e a bíblia não descreve qual era a rotina desta filha, mas dá pra imaginar o sofrimento dessa mãe. E essa mulher vinha carregada de lutas de opressão de toda uma história que ela vinha carregando em si mesma e ela apresenta a Jesus as suas lutas e sabe o que ela ouve: nada! Jesus ficou em silêncio, então os discípulos dizem: Manda esta mulher embora, pára de gritar mulher!
Mas amadas, entre nós e Deus ninguém deve interferir, entre nós e Deus somente o Senhor Jesus que é o nosso intercessor, e ninguém vai ao Pai senão for por meio dele. Entre eu e o meu Jesus, nenhum homem, nenhuma mulher, ninguém, nada nesta vida deve tomar o lugar de Deus, seja filho, marido, namorado, sejam coisas...
(24). Mas Jesus respondeu: Não fui enviado senão às ovelhas perdidas da casa de Israel.
Quando o Senhor faz silêncio, aquela mulher não desiste, continua insistindo, então ela ouve do Senhor esta resposta: eu não vim pra você, porque você não pertence ao povo de Israel, não pertence ao povo dos patriarcas e profetas! Jesus diz isso sabendo que os discípulos estavam a sua volta, e a essa altura eles deviam estar dizendo falei, falei que Jesus é Deus só pra nós, num falei que só os adventistas é que serão salvos, tá vendo!
O que Jesus estava dizendo era que ainda não havia chegado a hora de atender aos gentios. Não estava nos planos de Deus naquele momento. 
Deus é imutável, mas, gosta de alterar seus planos em favor do seu povo. Ele fez isto no passado e faz hoje no presente! Deus disse para Jonas: avisa os ninivitas que eu irei destruí-los, eles arrependeram-se e Deus os poupou da destruição! Deus falou para o rei Ezequias, põe sua casa em ordem por que você ira morrer, mas ele clamou e Deus concedeu-lhe mais alguns anos de vida! Deus disse àquela mulher, ainda não chegou a hora de atender aos gentios, mas mesmo assim ele abriu uma exceção!
25. Ela, porém, veio e o adorou, dizendo: Senhor, socorre-me!
Ela adorou-O! Ao invés de dizer: como assim não vai me atender? Eu acreditei no Senhor, eu dediquei um tempo de vir te buscar, eu vim de longe para te procurar e agora você diz que não vai me atender! Sabe essas coisas que nós mesmo cristãos, às vezes temos a ousadia de dizermos a Deus? Olha aqui eu já te pedi, já clamei, agora vou desistir! Cansei de ir pra igreja, cansei de ouvir sermão, cansei de ler a bíblia! Cansei dos irmãos, cansei de aconselhamento, cansei do pastor, agora vai ser do meu jeito!
Já ouviu isso, já passou por isso, e não tenha vergonha de assumir que sim, não se intimide diante do Senhor ele sabe tudo, e Ele é lindo maravilhoso em não nos condenar, mas Ele é Deus poderoso pra nos ensinar. E esta mulher chegou próximo de Jesus e o adorou.
Essa mulher está nos ensinando uma coisa: o seu cansaço se desfaz quando você adora ao Senhor em confiança plena!
26. Então, ele, respondendo, disse: Não é bom tomar o pão dos filhos e lançá-lo aos cachorrinhos.
Queridos, eu sou professora, gosto muito do departamento infantil, gosto de contar história para as crianças, mas esta é uma das histórias bíblicas mais difíceis de explicar! Fale para uma criança de Deus fechou a boca dos leões, abriu o mar ao meio, derrubou muralhas, derrotou gigantes... e ela não irá perguntar como, ela aceita! Agora quando eles já são maiores e encontra esta história na bíblia (sim, porque enquanto são pequenos nós pulamos esta parte da bíblia) que uma mulher veio pedir ajuda de Jesus, mas ele a chamou de ... cachorro!
O que faríamos se algum de nós tivesse recebido essa resposta de Deus. Será que deixaríamos o nosso orgulho falar mais alto? Será que ficaríamos aborrecidos com Deus por sermos comparados com cachorros e voltaríamos pra casa com orgulho ferido?
Quantas pessoas abandonam a fé porque um irmão disse alguma coisa que a magoou, ou porque alguém passou e não o cumprimentou?
27. Ela, contudo, replicou: Sim, Senhor, porém os cachorrinhos comem das migalhas que caem da mesa dos seus donos.
Olha Jesus, eu não sou nada, eu não sou ninguém, eu não mereço sua graça, eu sou um cachorro, não mereço comer do pão dos filhos, mas nada me impede de comer das migalhas! Quando o Jesus fez silêncio ela não desistiu, quando Jesus respondeu que não veio para ela, a mulher se prostra e adora, tá bom pra você? Quando Jesus diz: Não é bom pegar no pão dos filhos e dar para os cachorrinhos, o pão é para o povo de Israel não é pra você, ela não desiste e certamente ainda em atitude de adoração diz sim senhor, mas também os cachorrinhos comem das migalhas que caem da mesa dos seus senhores.
Esta mulher vem me ensinar que as coisas só aconteceram como ela esperava depois que ela aprendeu a ser humilde na presença do Senhor e confiadamente não desistir de crer e de dizer Senhor socorre-me! Eu não vejo uma mulher desesperada, gritando feito uma louca desvairada! Ela estava cansada, mas, ela estava dizendo nada vai me fazer desistir do Senhor e daquilo que eu vim buscar, pode fazer silêncio, pode me mandar embora, pode me dizer o que quiser, eu não vou desistir do Senhor!
Que nós possamos aprender com uma mulher pagã, como é que uma mulher cansada, como é que uma mulher cansada, como uma mulher sofrida, como é que uma mulher que lida com seus problemas deve se chegar a Jesus. Ela se achega assim: confiante, confiante de que ela vai sair da presença de Jesus com a benção que ela foi buscar. Confiante de que as migalhas da misericórdia de Deus lhe serão suficientes!
Eu não vejo essa mulher titubeando na fé em nenhum segundo, nem quando Jesus faz silêncio, nem quando Ele diz que não vai atender seu pedido, nem quando Ele a humilha!
Mas o que nos falta na vida quando perdemos o controle dos nossos sentimentos, dos pensamentos, dos nossos planos, é a confiança em Jesus. Sim há desconfiança em nós,  essa mulher confiou plenamente que Jesus daria resposta pra ela, mesmo quando ele foi duro, ela diz Senhor só uma migalha, só uma migalha me é suficiente, eu não estou pedindo os mesmos favores que os outros tem, eu não estou te pedindo as mesmas coisas que os outros tem, eu estou pedindo apenas que o Senhor atenda minha necessidade, e a minha necessidade o Senhor resolve com um migalha de sua misericórdia, uma única migalha já  me é suficiente.
Mas nós temos sido tão desconfiadas, nós oramos desconfiadas de que o Senhor não vai atender. Nós oramos e desconfiamos, quer ver só? Você tem pedido repetitivas vezes para que Deus atenda sua oração, e você passa dias e dias clamando só que você não dorme, você não come, você não vive e não pára de pensar no problema. E aí você vive debaixo da opressão, da ansiedade por que você não confia.
Se você confiasse falaria assim: pai, eu preciso que Tu atendas a minha necessidade, e se Deus fizer silêncio você vai se aproximar mais dele como essa mulher fez.
- Senhor tu tens visto a minha necessidade, eu te peço que me ajude, que me abençoe, eu te peço Senhor mas agora eu vou dormir e confiando no teu poder, eu hei de acordar amanhã, e se a benção chegou eu vou te  louvar, mas se a benção não chegou ainda eu vou te adorar porque eu sei que a qualquer hora o Senhor vai ouvir a minha voz e vai responder a minha prece.
Você entende a diferença, porque que nós andamos desesperadamente orando,  clamando, pedindo, insistimos e ai nós vamos pro nosso quarto e não conseguimos dormir, passamos a noite acordadas virando de um lado pro outro e levantamos e choramos e dizemos tudo que vai no nosso coração. Com toda agonia, pobre coitada que eu sou, miserável que eu sou, porque tu não me respondes meu Deus! Isso é desconfiar!
Mateus 10
28. Não temais os que matam o corpo e não podem matar a alma; temei, antes, aquele que pode fazer perecer no inferno tanto a alma como o corpo.
29. Não se vendem dois pardais por um asse? E nenhum deles cairá em terra sem o consentimento de vosso Pai.
30. E, quanto a vós outros, até os cabelos todos da cabeça estão contados.
31. Não temais, pois! Bem mais valeis vós do que muitos pardais.
Não temam as coisas que podem roubar a vida, mas temam aquilo que destrói a alma, aquilo que tem nos tornando cansadas, sobrecarregadas, infelizes, cansadas, cansadas.
Amadas o que mais pode fazer uma mulher perecer se não for a sua preocupação, o seu desespero, a sua depressão, sua ansiedade... não é assim que nos sentimos quando as agonias tomam conta da nossa existência é um inferno que corroe a nossa alma, um fogo devorador que passa pela nossa alma, pelo nossos ossos e Jesus diz: tome cuidado com isso! Ele disse não se preocupem, pois até os cabelos de vossa cabeça estão todos contados! E se o meu Deus disse pra eu não me preocupar é porque ele cuida de mim, e se eu confio nele eu vou descansar nele, e aquilo que eu clamei, pedi, e que vou continuar a pedindo e clamando eu vou receber, mas antes mesmo eu já começo a louvar a Deus pela vitória que ele me dará.
Ele diz não temam, vocês valem mais que passarinhos, e eu cuido dos passarinhos, não  temam, eu sei mais de vocês do que vocês mesmo sabem, eu sei até quantos cabelos você tem, e quantos cabelos você tem perdido por causa se sua preocupação.

Eu sou o Deus de vocês, eu cuido de vocês como cuido dos passarinhos, como eu cuido dos Lírios do Vale, confiem!
Sabe o que nos deixa cansados e sobrecarregados é não confiar que o Senhor já separou a bênção para nós, que ele já derramou sua bênção sobre nós, que o Senhor já nos visitou com a sua extrema misericórdia. Mas você anda tão ansiosa, tão desesperada pra que as coisas aconteçam que você não tem tempo para adorar o Senhor.
Mas sabe essa sua ansiedade, esse seu desespero, esse seu medo, esse seu pânico, essa agonia que rouba as suas energias dia após dia são sinais de que você ainda não aprendeu a confiadamente esperar no Senhor.
Não temas aquilo que mata o corpo de vocês ou seja, se você acha que vai morrer por falta do amor de um homem, você não vai morrer, mas se vocês não tiverem a Jesus como Senhor e Salvador aí sim vocês vão perder a coroa da vida. Se você acha que o teu corpo vai ser vivificado com o ter filho ou não, com ter trabalho ou não, coisas que a gente anda alimentando como se fosse as realizações mais importantes da vida em ter uma casa, um carro sei lá o quê.
Quais foram as coisas que aquela mulher fez: ela confiou que o Senhor Jesus tinha resposta para o seu grito, ela não desistiu quando ele fez silêncio e ela adorou a Jesus antes de receber a sua benção!
Mateus 15:28. Então, lhe disse Jesus: Ó mulher, grande é a tua fé! Faça-se contigo como queres. E, desde aquele momento, sua filha ficou sã.
Quantas vezes você já pensou eu vou desistir? “Porque já pedi e Deus não me respondeu, eu vou desistir porque eu já tentei e não consegui, eu vou desistir.” E agora, eu vejo a história de uma mulher pagã que não desistiu até que a bênção que o Senhor tinha para liberar fosse liberada, ela não desistiu, ela continuou andando na direção do Senhor e continuou adorando ao Senhor. Não desistam de esperar em Jesus, não desistam de adorar a Jesus, não desistam de estar na presença do Senhor.
Não desista agora, o trabalho que você pediu ainda não chegou, a conversão do seu marido ainda não aconteceu, a sua cura ainda não se deu, as coisas que você tem pedido ao Senhor ainda não se realizaram como você esperou .... É o silêncio de Deus! E nesta história ficou muito claro que o silêncio de Deus tem propósito e até no silêncio ele salva!
Compreenda que o Senhor tem propósito pra tua vida, Deus quer lhe ensinar uma importante lição: sabe o que tem te faltado? Espírito de adoração, sabe esta energia que você tem gastado mandando mensagem pro seu namorado pra q ele volte, pedindo pro seu marido que ele dê atenção, pedindo migalhas de amor, migalhas de afeto, de atenção, pedindo migalhas disto e daquilo, migalhas de coisas desta vida, de pessoas que não nos amam como Deus nos ama. O que nós precisamos, é da misericórdia do Senhor, porque mesmo as migalhas das misericórdias do Senhor me são suficientes pra me salvar.
E você tem perdido tanto sua energia em pedir migalhas de afeto, migalhas de coisas, de um trabalho, migalhas de um dinheiro, de uma coisa que você tem ou deixa de ter você. Tem perdido tempo com as migalhas da sua aparência, tem perdido tempo em sofrer porque está com sobrepeso, tem perdido tempo em se achar feia, tem perdido do tempo em coisas que não edificam, em gastar com roupas, sapatos, com coisas, com migalhas.
E se você não tiver tido o encontro com Jesus Cristo o  pão da vida, não for uma mulher transformada pelo Espírito de Deus o que adianta ter as migalhas do mundo?  Se você não teve um encontro com Jesus Cristo e não aprendeu a adorá-lo sendo casada ou solteira, sendo gorda ou sendo magra, sendo pobre ou sendo rica, tendo ou não tendo coisas, de nada vai adiantar.
Não espere as migalhas para ser feliz! As migalhas que nós temos assim aceito em nossa existência nos tem feito morrer de fome, e nós temos vivido de maneira anêmica. Nós somos anêmicas em adoração, em comunhão, em buscar ao Senhor, somos fracas, nos cansamos  e por isso nós desistimos quando as coisas não acontecem como nós esperávamos.
Tem mulheres trocando santidade, a coroa da vida por um trabalho qualquer, por um dinheiro qualquer. Por qualquer coisa, por qualquer migalha miserável. Tem mulheres que abandonaram a fé por motivos que não tem nenhum valor diante da misericórdia do Senhor. Mas é isso que tem acontecido com muitas de nós, temos andado distraídas com coisas, ansiosas, perdidas, temos andado sofridas, feridas, traídas, abandonadas, cansadas. Por conta das coisas que as pessoas nos fazem, das palavras que nos dizem, das coisas que nos falta, tudo isso são migalhas de miséria. Você não precisa destas migalhas, o que você precisa e da presença do Deus altíssimo.
 Amados o que há de mais importante é você saber que se até mesmo tiver que deixar coisas pra trás, pessoas pra trás, o que você tiver que deixar pra trás, deixe, mas que nada tome o lugar de Jesus em sua vida.
O Senhor Jesus está chegando, está às portas, os tempos estão revelando que Jesus está voltando, e Ele nos diz “não temam: eu tenho poder sobre os demônios, eu tenho poder sobre as doenças, eu tenho poder sobre a maldade, o ódio, o rancor, a solidão, eu tenho poder sobre todos os reinos. A minha bênção já foi disponibilizada pra você, já é sua, apenas aguarde que o meu propósito se cumpra na tua vida.”  
Eu sei que tem sido cansativo, pesado, doído, difícil, mas não desistam! Ninguém está dizendo que a sua dor não é verdadeira, que não é real, mas não desista, você há de ouvir muito em breve Jesus dizendo: filha a Tua fé te sustentou, toma tua bênção! Amém!

 Aceitar a onipotência de Deus é fácil, mas aceitar a soberania de Deus é mais difícil


Adaptação

Pessoas cansadas

O Sábado é um dia de descanso, e nós cansados de nosso dia a dia, almejamos a chegada desse dia especial.
Entretanto, não é do cansaço físico a que eu me refiro, gostaria de falar com vocês que estão cansados de orar por um problema o qual tem carregado por muito tempo. Gostaria de falar pra você que está cansado de pedir, de clamar, de esperar uma resposta de Deus.
Há uma mulher na Bíblia que estava sentido exatamente o mesmo, é a história que se encontra em Mateus 15: 21 a 28.
21. Partindo Jesus dali, retirou-se para os lados de Tiro e Sidom.
Tiro e Sidom estavam localizadas na Fenícia, ao norte da Galileia.
Os reis de Tiro no passado, haviam feito uma aliança com Davi e Salomão, em que enviariam madeira e mão de obra especializada para construção do templo. Em contrapartida, Salomão enviaria para o rei Hirão e seus sucessores, mantimentos e cereais que a população de Tiro precisava.

As consequências deste acordo foram catastróficas para Israel, pois Etbaal, sucessor de Hirão, fez aliança com Israel através do casamento de sua filha Jezabel com o rei Acabe. Jezabel introduziu o culto a baal entre os Israelitas, o que levou à ira divina e desembocou nos cativeiros Assírios e Babilônicos.
Jesus intencionalmente retirou-se para aquela região, assim como ele intencionalmente trouxe você aqui hoje.
Deixe que Deus realize seu propósito, abra seu coração e escute a mensagem de Deus.
22. E eis que uma mulher cananeia, que viera daquelas regiões,
Uma mulher pagã, uma mulher que não era do povo de Israel, não era uma mulher que servia a Deus de acordo com o modelo da religião, da descendência histórica de Jezabel. Uma mulher sem nome e sem importância para sua sociedade.
Você recebeu algum “rótulo” de pessoas que nem sequer conheciam você ou sabiam o que você estava passando? Quantas vezes o mundo nos rotula, ou simplesmente nos ignora.
Jesus tinha todos os motivos históricos, étnicos, culturais, religiosos, econômicos e políticos, para ignorá-la. Contudo estava mostrando aos discípulos que o acompanhavam que a misericórdia de Jesus é para todos, Jesus não veio para um povo, para uma pessoa, não veio para um lugar, uma igreja. Em Abraão serão benditas todas as famílias da terra, foi a promessa recebida.
Ele pra você que não é religioso, ou não é adventista, é para você que está afastado dos caminhos dele, passando por uma situação difícil.  Deus o ama! Acredite no amor de um Deus que ama você independente da sua religião, ou sexo, idade, que nos ama essencialmente porque ele é amor.
(22) clamava: Senhor, Filho de Davi, tem compaixão de mim! 
Essa mulher nos dá uma lição de humildade e submissão! Ouviu falar de Jesus, que passaria um homem por ali um profeta, que em Israel fazia milagres, e concluiu que certamente era o FILHO DE DEUS.
Aquela mulher reconheceu a Jesus como Senhor, quando milhares em Israel não reconheciam. Estou falando hoje para pessoas cansadas... Que estão cansadas de pedir e não ouvem respostas... Pessoas esperando que seu cônjuge volte, solteiros esperando que Deus lhe dê um marido! Enfermos esperando que Deus os cure! Pais, esperando que Deus traga seus filhos de volta, ou quem sabe que Deus lhes dê um filho! Orando por um emprego, ou por uma faculdade, mas as portas continuam fechadas!
Este verso nos dá uma lição: não espere ter um cônjuge, não espere ter um filho, não espere um emprego, não espere ter uma casa, não espere ter coisas, não espere ter ninguém, sem que antes você esteja certa de que Jesus é o seu suficiente Senhor e Salvador. Enquanto você não reconhecer sua necessidade de Deus, você vai continuar pedindo, pedindo e nunca estará satisfeito.
(Nova Versão Internacional)
Eclesiastes  3: 11
Ele fez tudo apropriado ao seu tempo. Também pôs no coração do homem o anseio pela eternidade; mesmo assim ele não consegue compreender inteiramente o que Deus fez.
Existe um vazio em seu coração que somente Deus poderá preencher.
Mateus 15 (22) Minha filha está horrivelmente endemoninhada.
Era uma mulher pedindo socorro para a sua filha. Nós não gostamos muito de lidar com essa história de sermos cercadas por hostes malignas. Mas Satanás trabalha para tirar de você o que é mais precioso: a sua paz, a sua saúde, a sua conexão com Deus. Tem roubado de nós o ambiente da nossa casa, tem carregado a nossa saúde, nos tem privado da companhia de nossos queridos.
Mas, assim como há o espírito das trevas trabalhando, há também o Espírito de Deus atuando em proporção muito maior, pois para cada demônio existem dois anjos a nossa disposição.  Só há uma proteção contra as hostes do maligno é estarmos em Jesus Cristo. E esta mulher foi buscar a Jesus pedindo socorro.
 23. Ele, porém, não lhe respondeu palavra.
Jesus não responde nada! Fica em silêncio!
Mas Jesus tinha uma razão pra não ter dito nada, assim como é preciso que você saiba que há uma razão para que até agora o Senhor não tenha dito nada, a respeito daquilo que você pediu.
E eu sei que uma das coisas cansativas da vida é esperar, esperar pelo o que o Senhor prometeu que iria fazer! É difícil esperar, principalmente hoje, nós que temos uma vida dinâmica, se você me liga e eu não te atendo na primeira chamada você já fica estressado. Se alguém te manda um recado e você não responde na mesma hora já fica zangado “mas porque que ela visualizou e não respondeu?
E nós transferimos esta pressa para Deus, e eu oro ao Senhor, peço, e a coisa não acontece, Deus faz silêncio e eu começo a me cansar de esperar.
Mas o Senhor tem motivos pra ficar quieto. Talvez nós não saibamos quais são os motivos de Deus em ficar quieto, mas nós devemos entender que até mesmo o silêncio de Deus tem um propósito para nossa vida.
O trabalho que você pediu ainda não chegou, a conversão do seu marido ainda não aconteceu, a sua cura ainda não se deu, as coisas que você tem pedido ao Senhor ainda não se realizaram como você esperou .... É o silêncio de Deus! E nesta história ficou muito claro que o silêncio de Deus tem propósito e até no silêncio ele salva!
 (23) E os seus discípulos, aproximando-se, rogaram-lhe:
Os discípulos agora se apresentam trazendo as suas impressões pessoais, eles estavam achando que Jesus estava sendo incomodado, mas o Senhor jamais é incomodado por um filho que lhe pede socorro!
Sabe, sempre vai ter alguém pra interferir na sua história com Deus, e trazer a você impressões particulares sobre Deus, assim como aconteceu com esta mulher, com Jó: amaldiçoa teu Deus e morre! Com Maria Madalena... manda ela me ajudar, fica aí sentada ouvindo a palavra de Deus! Tanto serviço para fazer.
 24. Despede-a, pois vem clamando atrás de nós.
A bíblia não descreve qual era a rotina desta família, mas dá pra imaginar o sofrimento dessa mãe. E essa mulher vinha carregada de lutas de opressão, e apresenta a Jesus as suas lutas e sabe o que ela ouve: nada!
Mas amadas, entre nós e Deus ninguém deve interferir, entre nós e Deus somente o Senhor Jesus que é o nosso intercessor, e ninguém vai ao Pai senão for por meio dele. Entre eu e o meu Jesus, nenhum homem, nenhuma mulher, ninguém, nada nesta vida deve tomar o lugar de Deus, seja filhos, cônjuges, sejam coisas...
(24). Mas Jesus respondeu: Não fui enviado senão às ovelhas perdidas da casa de Israel.
Quando o Senhor faz silêncio, aquela mulher não desiste, continua insistindo, então ela ouve do Senhor esta resposta: ainda não chegou sua hora, eu não vim pra você, porque você não pertence ao povo de Israel! Jesus diz isso sabendo que os discípulos estavam a sua volta, e a essa altura eles deviam estar dizendo falei, falei que Jesus é Deus só pra nós, num falei que só os adventistas é que serão salvos, tá vendo!
O que Jesus estava dizendo era que ainda não havia chegado a hora de atender aos gentios. Não estava nos planos de Deus naquele momento. 
É dificil aceitarmos um “espere”, para nossas orações. Quando clamamos queremos que Deus atenda imediatamente. Precisamos aprender a confiar que o tempo de Deus é sempre melhor que o nosso.
25. Ela, porém, veio e o adorou, dizendo: Senhor, socorre-me!
Ela adorou-O! Ao invés de dizer: como assim não vai me atender? Eu acreditei no Senhor, eu dediquei um tempo de vir te buscar, eu vim de longe para te procurar e agora você diz que não vai me atender! Sabe essas coisas que nós mesmo cristãos, às vezes temos a ousadia de dizermos a Deus? Olha aqui eu já te pedi, já clamei, agora vou desistir! Cansei de ir pra igreja, cansei de ouvir sermão, cansei de ler a Bíblia! Cansei dos irmãos, cansei de aconselhamento, cansei do pastor, agora vai ser do meu jeito!
Já ouviu isso, já passou por isso.... E esta mulher chegou próximo de Jesus e o adorou.
26. Então, ele, respondendo, disse: Não é bom tomar o pão dos filhos e lançá-lo aos cachorrinhos.
O que faríamos se algum de nós tivesse recebido essa resposta de Deus. Será que deixaríamos o nosso orgulho falar mais alto? Será que ficaríamos aborrecidos com Deus por sermos comparados com cachorros e voltaríamos para casa com orgulho ferido?
Quantas pessoas abandonam a fé porque um irmão disse alguma coisa que a magoou, ou porque alguém passou e não o cumprimentou?
Aceitar a onipotência de Deus é fácil, mas aceitar a soberania de Deus é mais difícil.
Aceitar um “Não” para as nossas orações é extremamente difícil.
27. Ela, contudo, replicou: Sim, Senhor, porém os cachorrinhos comem das migalhas que caem da mesa dos seus donos.
Olha Jesus, eu não sou nada, eu não sou ninguém, eu não mereço sua graça, eu sou um cachorro, não mereço comer do pão dos filhos, mas nada me impede de comer das migalhas! Quando o Jesus fez silêncio ela não desistiu, quando Jesus respondeu que não veio para ela, a mulher se prostra e adora! Quando Jesus diz: Não, o pão é para o povo de Israel não é pra você, ela não desiste e certamente ainda em atitude de adoração diz sim Senhor, mas também os cachorrinhos comem das migalhas que caem da mesa dos seus senhores.
Esta mulher vem me ensinar que as coisas só aconteceram como ela esperava depois que ela aprendeu a ser humilde na presença do Senhor e confiadamente não desistir de crer e de dizer Senhor socorre-me! Eu não vejo uma mulher desesperada, gritando feito uma louca desvairada! Ela estava cansada, mas, ela estava dizendo “nada vai me fazer desistir do Senhor e daquilo que eu vim buscar, pode fazer silêncio, pode me mandar embora, pode me dizer o que quiser, eu não vou desistir do Senhor!”
Que nós possamos aprender com uma mulher pagã, como é que uma mulher cansada, como uma mulher sofrida, como é que uma mulher que lida com seus problemas deve se chegar a Jesus, confiante de que vai sair da presença de Jesus com a benção que ela foi buscar. Confiante de que as migalhas da misericórdia de Deus lhe serão suficientes!
Mas o que nos falta na vida quando perdemos o controle dos nossos sentimentos, dos pensamentos, dos nossos planos, é a confiança em Jesus. Você anda tão ansioso, tão desesperado pra que as coisas aconteçam que você não tem tempo para adorar o Senhor.
Mas sabe essa sua ansiedade, esse seu desespero, esse seu medo, esse seu pânico, essa agonia que rouba as suas energias dia após dia são sinais de que você ainda não aprendeu a confiadamente esperar no Senhor.
Quantas vezes você já pensou eu vou desistir? “Porque já pedi e Deus não me respondeu, eu vou desistir porque eu já tentei e não consegui, eu vou desistir.” E agora, eu vejo a história de uma mulher pagã que não desistiu até que a bênção que o Senhor tinha para liberar fosse liberada. Não desistam de esperar em Jesus, não desistam de adorar a Jesus, não desistam de estar na presença do Senhor.
..........Compreenda que o Senhor tem propósito pra tua vida, Deus quer lhe ensinar uma importante lição: sabe o que tem te faltado? Espírito de adoração, sabe esta energia que você tem gastado mandando mensagem no  zap pedindo para alguém lhe dar atenção, pedindo migalhas de amor, migalhas de afeto, pedindo migalhas disto e daquilo, migalhas de coisas desta vida, de pessoas que não nos amam como Deus nos ama. O que nós precisamos, é da misericórdia do Senhor, porque mesmo as migalhas das misericórdias do Senhor me são suficientes pra me salvar.
E você tem perdido tanto sua energia em pedir migalhas de afeto, migalhas de coisas, de um trabalho, migalhas de um dinheiro, de uma coisa que você tem ou deixa de ter você. Tem perdido tempo com as migalhas da sua aparência, tem perdido tempo em sofrer porque está com sobrepeso, tem perdido tempo em se achar feia, tem perdido tempo em coisas que não edificam, em gastar com roupas, sapatos, com coisas, com migalhas.
E se você não tiver tido o encontro com Jesus Cristo o  pão da vida, não for uma pessoa transformada pelo Espírito de Deus o que adianta ter as migalhas do mundo?  Se você não teve um encontro com Jesus Cristo e não aprendeu a adorá-lo sendo casado ou solteiro, sendo gordo ou sendo magro, sendo pobre ou sendo rico, tendo ou não tendo coisas, de nada vai adiantar.
Não espere as migalhas para ser feliz! As migalhas que nós temos assim aceito em nossa existência nos tem feito morrer de fome, e nós temos vivido de maneira anêmica. Nós somos anêmicas em adoração, em comunhão, em buscar ao Senhor, somos fracos, nos cansamos  e por isso nós desistimos quando as coisas não acontecem como nós esperávamos.
Tem pessoas trocando santidade, a coroa da vida por um trabalho qualquer, por um dinheiro qualquer. Por qualquer coisa, por uma pessoa qualquer, por qualquer migalha miserável. Tem pessoas que abandonaram a fé por motivos que não tem nenhum valor diante da misericórdia do Senhor. Mas é isso que tem acontecido com muitos de nós, temos andado distraídos com coisas, ansiosos, perdidos, temos andado sofridos, feridos, traídos, abandonados, cansados. Por conta das coisas que as pessoas nos fazem, das palavras que nos dizem, das coisas que nos faltam, tudo isso que não passam de migalhas de miséria. Você não precisa destas migalhas, o que você precisa e da presença do Deus altíssimo.
 Amados o que há de mais importante é você saber que se até mesmo tiver que deixar coisas pra trás, pessoas pra trás, o que você tiver que deixar pra trás, deixe, mas que nada tome o lugar de Jesus em sua vida.
Mateus 15:28. Então, lhe disse Jesus: Ó mulher, grande é a tua fé! Faça-se contigo como queres. E, desde aquele momento, sua filha ficou sã.
Eu sei que tem sido cansativo, pesado, doído, difícil, mas não desistam! Ninguém está dizendo que a sua dor não é verdadeira, que não é real, mas não desista, você há de ouvir muito em breve Jesus dizendo: filho a Tua fé te sustentou, toma tua bênção! Amém!


Senhor, queremos pedir que fortaleças a nossa fé, e nos ajude a aceitar a soberania de Deus em nossas vidas. Que sua poderosa mão nos sustente, mesmo quando nossas orações não forem respondidas da maneira em que esperávamos. Nos ajude a alimentarmos diariamente do pão da vida para termos forças para concluirmos a jornada rumo a Canaã celestial. Esteja ao nosso lado hoje e sempre.

Inicial – 570 Além do rio


Final – Um Milagre – Adoradores 2

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

HISTÓRIAS DA BÍBLIA POUCO CONTADAS - Adoração Infantil 2007

44. O VERDADEIRO FILHO PRÓDIGO CONHEÇA MAIS: Lucas 15:11-32. OBJETIVO: Apreciar e agradecer sempre, as bênçãos que Deus provê cada dia. DISPOR DE: Um jovem vestido ao estilo antigo, porém com roupas elegantes, simulando ser rico. Que ele conte a história. HISTÓRIA: Quantos já escutaram a história do filho pródigo? Aquele filho que foi para muito longe, gastou tudo e logo voltou arrependido ao lar! Muitas vezes, é ensinado que esse é o “filho pródigo”. Mas quero compartilhar com vocês, a outra parte desta história. O filho pródigo não foi só o que foi embora, mas também o que ficou. Como é isso? Escutem bem. “Pródigo” significa: o que tem tudo. E esse finalmente, fui eu que fiquei. É certo que meu irmão fez algo muito errado. Pediu sua parte da herança, quando nosso pai estava ainda vivo. Isso era uma afronta. Era como dizer a um ancião que queria que ele já estivesse morto, para poder gozar da herança que era simplesmente o que meu pai tinha guardado, depois de to

JOGRAL - ENCHEI-VOS DO ESPÍRITO

Todos - Enchei-vos do Espírito! 1,2 e 3 - Enchei-vos, enchei-vos!  4 - Não é um pedido. 5,6 - É uma ordem! 2 - Mas como poderei me encher do Espírito se passo o dia todo reclamando? Todos - Pare de reclamar! 4,5 e 6 - Graças a Deus, comece a dar! Todos - Agradeça! Dê graças! Diga obrigado! 1 - Obrigado pelo dia! 2 - Obrigado pela salvação! 3 - Dou graças pela família! 4 - Dou graças pelo pão! 5 - Agradeço a Tua companhia! 6- Agradeço a Tua proteção! Todos - Enchei-vos do Espírito! Falem uns com os outros em Salmos, assim: 1 - Os céus proclamam a glória de Deus e o firmamento anuncia as obras de Suas mãos! 2 - O Senhor é a nossa Luz e a nossa Salvação! 3 - A Ti elevamos a nossa alma! 4 - O Senhor é a nossa Rocha, o nosso Libertador! 5 - Esperamos com paciência no Senhor! 6 - O Senhor é a Fortaleza da nossa vida: a quem temeremos? Todos - Enchei-vos do Espírito cantando! 1,2 - Cantando e louvando! 3,4 - Louvando de coração ao Senhor!

ATIVIDADES BÍBLICAS - DAVI

ILUSTRAÇÕES QUEBRA CABEÇA DESENHO PARA COLORIR AJUDANDO AS PESSOAS ENCONTRE AS DIFERENÇAS FAÇA VOCÊ MESMO ENIGMA LABIRINTO