O Desejado de Todas as Nações
Ellen G. White
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Capítulo 43 —
Barreiras derrubadas
Este capítulo é
baseado em Mateus 15:21-28; Marcos 7:24-30.
Depois do encontro
com os fariseus, retirou-Se Jesus de Cafarnaum e, atravessando a Galileia,
dirigiu-Se para a região montanhosa das fronteiras da Fenícia. Olhando para o
oeste, avistava, estendendo-se pelas planícies embaixo, as antigas cidades de
Tiro e Sidom, com os templos pagãos, os magnificentes palácios e mercados, e os
portos cheios de embarcações. Além, achava-se a extensão azul do Mediterrâneo,
por sobre o qual os mensageiros do evangelho deveriam levar as boas-novas aos
centros do grande império do mundo. Mas ainda não era o tempo. A obra que se
achava diante dEle agora, era preparar os discípulos para a missão que lhes
seria confiada. Ao buscar essa região, esperava Ele encontrar o retiro que não
conseguira obter em Betsaida. Todavia, não era esse o único desígnio que tinha
ao empreender essa viagem.
“Eis que uma mulher
cananeia, que saíra daquelas cercanias, clamou, dizendo: Senhor, Filho de Davi,
tem misericórdia de mim, que minha filha está miseravelmente endemoninhada.” O
povo dessa região pertencia à antiga raça cananeia. Eram idólatras, e
desprezados e odiados pelos judeus. A essa classe pertencia a mulher que foi
ter então com Jesus. Era pagã, sendo portanto excluída das vantagens dia a dia
gozadas pelos judeus. Residiam entre os fenícios muitos judeus, e a notícia da
obra de Cristo penetrara nessa região. Alguns dentre o povo Lhe ouviram as
palavras e testemunharam as maravilhosas obras que realizava. Essa mulher
ouvira falar do profeta que, dizia-se curava toda espécie de doenças. Ao ser
informada de Seu poder, nasceu-lhe a esperança no coração. Inspirada pelo amor
materno, decidiu apresentar-Lhe o caso de sua filha. Tinha o firme desígnio de
levar sua aflição a Jesus. Este devia curar-lhe a filha. Ela buscara auxílio
dos deuses pagãos, mas não obtivera melhoras. E por vezes era tentada a pensar:
Que poderá fazer por mim esse Mestre judaico? Mas fora-lhe dito: Ele cura toda
espécie de doenças, sejam ricos ou pobres os que Lhe vão pedir ajuda. Decidiu
não perder sua única esperança.
Cristo conhecia a
situação dessa mulher. Sabia que O anelava ver, e colocara-Se-lhe no caminho.
Mitigando-lhe a dor, poderia dar viva representação do que pretendia ensinar.
Para esse fim levara os discípulos àquele lugar. Desejava que vissem a
ignorância existente em aldeias e cidades vizinhas da terra de Israel. O povo a
quem se dera todo o ensejo de compreender a verdade, desconhecia as
necessidades dos que os rodeavam. Esforço algum se fazia para ajudar as almas
em trevas. O muro de separação, criado pelo orgulho judaico, impedia os
próprios discípulos de se compadecerem do mundo pagão. Cumpria, porém, quebrar
essas barreiras.
Cristo não atendeu
imediatamente à súplica da mulher. Recebeu essa representante de uma raça
desprezada, como o teriam feito os próprios judeus. Assim procedendo, era Seu
intuito impressionar os discípulos quanto à maneira fria e insensível com que
os judeus tratariam um caso assim, ilustrando-o com o acolhimento dispensado à
mulher; e quanto ao modo compassivo por que desejava que tratassem com essas
aflições, segundo o exemplificou na atenção que posteriormente lhe deu ao
pedido.
Mas embora Jesus não
respondesse, a mulher não perdeu a fé. Passando Ele, como se a não ouvisse,
seguiu-O, continuando em suas súplicas. Aborrecidos com sua importunação, os
discípulos pediram a Jesus que a despedisse. Viram que o Mestre a tratava com
indiferença e daí julgaram que os preconceitos dos judeus contra os cananeus
Lhe agradavam. Aquele a quem a mulher dirigia seus rogos, porém, era um
compassivo Salvador e, em resposta ao pedido dos discípulos, disse Jesus: “Eu
não fui enviado senão às ovelhas perdidas da casa de Israel.” Se bem que essa
resposta parecesse em harmonia com o preconceito dos judeus, era uma tácita
reprovação aos discípulos, o que vieram a compreender posteriormente, como a
lembrar-lhes o que lhes dissera muitas vezes — que Ele viera ao mundo para
salvar a todos quantos O aceitassem.
Com crescente ardor
insistia a mulher em sua necessidade, inclinando-se aos pés de Cristo e
clamando: “Senhor, socorre-me!” Aparentemente ainda lhe desprezando as
súplicas, segundo o insensível preconceito judaico, respondeu Jesus: “Não é bom
pegar no pão dos filhos e deitá-lo aos cachorrinhos.” Com isso afirmava, por assim
dizer, que não era justo desperdiçar com os estrangeiros e inimigos de Israel
as bênçãos trazidas ao favorecido povo de Deus. Esta resposta teria desanimado
inteiramente qualquer suplicante menos fervoroso. Mas a mulher viu que chegara
sua oportunidade. Sob a aparente recusa de Cristo, viu a compaixão que Ele não
podia dissimular. “Sim, Senhor”, respondeu ela, “mas também os cachorrinhos
comem das migalhas que caem da mesa dos seus senhores.” Enquanto os filhos da
casa comem à mesa paterna, os cães não são deixados sem alimento. Têm direito
às migalhas que caem da mesa abundantemente provida. Assim, se bem que muitas
fossem as bênçãos concedidas a Israel, não haveria também uma para ela? Era
considerada como um cão; não teria então também o direito de um cão a uma
migalha de Sua generosidade?
Jesus acabava de
partir de Seu campo de labor, porque os escribas e fariseus estavam procurando
tirar-Lhe a vida. Murmuravam e queixavam-se. Manifestavam incredulidade e
azedume, e recusavam a salvação tão abundantemente a eles oferecida. Aqui
encontra Cristo uma criatura de uma classe infeliz e desprezada, não favorecida
com a luz da Palavra de Deus; todavia, submete-se imediatamente à divina
influência de Cristo, e tem fé implícita em Seu poder de lhe garantir o favor
que suplica. Pede as migalhas que caem da mesa do Senhor. Se lhe for dado o
privilégio de um cão, está disposta a ser como tal considerada. Não a
influencia nenhum preconceito ou orgulho nacional ou religioso, e reconhece
imediatamente Jesus como o Redentor, e capaz de fazer tudo quanto Lhe pede.
O Salvador fica
satisfeito. Provou-lhe a fé nEle. Por Seu trato com ela, mostrou que aquela que
era tida como rejeitada de Israel, não mais é estranha, mas uma filha na
família de Deus. Como filha, tem o privilégio de partilhar das dádivas do Pai.
Cristo assegura-lhe então o que pede, e conclui a lição dada aos discípulos.
Voltando-se para ela com olhar de compaixão e amor, diz: “Ó mulher! grande é a
tua fé: seja isso feito para contigo como tu desejas.” E desde aquela hora a
sua filha ficou sã. Não mais o demônio a perturbou. A mulher partiu
reconhecendo o Salvador, e contente com a certeza da resposta ao seu pedido.
Foi esse o único
milagre que Jesus operou, quando nessa viagem.
Fora para a
realização desse ato que Ele Se dirigira às fronteiras de Tiro e Sidom.
Desejava dar alívio à aflita mulher, deixando ao mesmo Barreiras derrubadas tempo,
em Sua obra, um exemplo de misericórdia para com a filha de um povo desprezado,
para benefício dos discípulos quando não mais estivesse com eles. Desejava
levá-los a sair da exclusividade judaica, interessando-se em trabalhar por
outros além do próprio povo.
Jesus anelava
desvendar os profundos mistérios da verdade ocultos por séculos, de que os
gentios deviam ser co-herdeiros com os judeus, e “participantes da promessa em Cristo
pelo evangelho”. Efésios 3:6. Esta verdade os discípulos foram tardios em
apreender, e o divino Mestre deu-lhes lição após lição. Recompensando a fé do
centurião em Cafarnaum, e pregando o evangelho aos habitantes de Sicar, já dera
provas de que não participava da intolerância dos judeus. Mas os samaritanos
tinham algum conhecimento de Deus; e o centurião mostrara bondade para com
Israel. Agora, Jesus pôs os discípulos em contato com uma pagã que
consideravam, como qualquer outro membro de seu povo, sem nenhum direito a
esperar o Seu favor. Queria dar um exemplo de como uma pessoa nessas condições
devia ser tratada. Os discípulos haviam pensado que Ele distribuía muito
liberalmente os dons de Sua graça. Mostraria que Seu amor não devia limitar-se
a qualquer povo ou nação.
Quando Ele disse:
“Eu não fui enviado senão às ovelhas perdidas da casa de Israel”, declarou a
verdade; e ajudando à cananeia, estava cumprindo Sua missão. Esta mulher era
uma das ovelhas perdidas que Israel devia ter salvo. Era a obra que lhes fora
indicada, e por eles negligenciada, que Cristo estava cumprindo.
Esse ato abriu o
espírito dos discípulos mais amplamente para o labor que se achava diante
deles, entre os gentios. Viram um vasto campo de utilidade fora da Judéia.
Viram almas suportando dores ignoradas pelos mais altamente favorecidos. Entre
os que tinham sido ensinados a desprezar, achavam-se almas ansiosas do auxílio
do poderoso Médico, famintos da luz da verdade, tão abundantemente dada aos
judeus.
Mais tarde, quando
os judeus mais persistentemente se desviaram dos discípulos por declararem que
Jesus é o Salvador do mundo, e quando a parede divisória entre judeus e gentios
foi derribada pela morte de Cristo, esta lição e outras semelhantes que
indicavam não ser o trabalho evangélico restringido por costumes ou
nacionalidades, tiveram sobre os representantes de Cristo poderosa influência
em Lhes dirigir os labores.
A visita do Salvador
à Fenícia e o milagre aí realizado, tinham ainda mais largo desígnio. Não
somente pela mulher aflita, nem mesmo pelos discípulos e os que lhes recebessem
os serviços, foi feita essa obra, mas também “para que creiais que Jesus é o
Cristo, o Filho de Deus; para que, crendo, tenhais vida em Seu nome”. João
20:31. As mesmas influências que separavam os homens de Cristo dezenove séculos
atrás, acham-se hoje em dia em operação. O espírito que ergueu a parede
separatória entre judeus e gentios, está ainda em atividade. O orgulho e o
preconceito têm construído fortes muros de separação entre as diferentes
classes de homens. Cristo e Sua missão têm sido desfigurados, e multidões
sentem-se virtualmente excluídas do ministério do evangelho. Não sintam elas,
porém, que se acham excluídas de Cristo. Não há barreiras que o homem ou
Satanás possa levantar, que a fé não seja capaz de atravessar.
Com fé, atirou-se a
mulher fenícia contra as barreiras que se tinham elevado entre judeus e
gentios. Apesar de não ser animada, a despeito das aparências que a poderiam
ter levado a duvidar, confiou no amor do Salvador. É assim que Cristo deseja
que nEle confiemos. As bênçãos da salvação destinam-se a toda alma. Coisa
alguma, a não ser sua própria escolha, pode impedir qualquer homem de tornar-se
participante da promessa dada em Cristo, pelo evangelho.
Qualquer discriminação
é aborrecível a Deus. É-Lhe desconhecida qualquer coisa dessa natureza. Aos
Seus olhos, a alma de todos os homens é de igual valor. “De um só fez toda a
geração dos homens, para habitar sobre toda a face da Terra, determinando os
tempos já dantes ordenados, e os limites de Sua habitação; para que buscassem
ao Senhor, se porventura, tateando, O pudessem achar; ainda que não está longe
de cada um de nós.” Sem distinção de idade ou categoria, de nacionalidade ou de
privilégio religioso, são todos convidados a ir a Ele e viver. “Todo aquele que
nEle crer não será confundido. Porquanto não há diferença.” “Nisto não há judeu
nem grego; não há servo nem livre.” “O rico e o pobre se encontraram; a todos
os fez o Senhor.” “O mesmo é o Senhor de todos os que O invocam.” “Porque todo
aquele que invocar o nome do Senhor será salvo”. Atos dos Apóstolos 17:26, 27;
Gálatas 3:28; Provérbios 22:2; Romanos 10:11-13.
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