Pular para o conteúdo principal

Deus usa as crianças quando os adultos falham

 A fórmula de Deus é:
Uma criança disposta + Deus poderoso = um milagre

Quando um adulto...Se porta mal...
1. ELI SE PORTOU MAL
Os sacerdotes eram responsáveis por guiar espiritualmente o povo de israel. Esperava-se destes uma conduta exemplar. No entanto, nos tempos de Eli, isso não ocorria por parte de seus filhos. Os moços não se importavam com Deus, não obedeciam aos regulamentos a respeito daquilo que os sacerdotes tinham o direito de exigir do povo. Assim os filhos de Eli tratavam com muito desprezo as ofertas trazidas a Deus. Não obstante, é à Eli que o Senhor repreende.
1 Samuel 3 : 13 Porque eu já lhe fiz saber que julgarei a sua casa para sempre, pela iniqüidade que ele bem conhecia, porque, fazendo-se os seus filhos execráveis, não os repreendeu
A mensagem entregue a Samuel se concentra mais no pecado de Eli do que nos pecados de seus filhos. Mais especificamente, Deus revela que está julgando Eli e sua casa porque Eli conhece os pecados de seus filhos e nada fez para impedi-los. Ele facilita o comportamento pecaminoso de seus filhos em vez de resistir e se opor a ele.

Deus usa uma criança...DEUS USOU Samuel

O único que tinha disposição e dedicação na casa do Senhor era um simples um menino que não podia fazer mais que varrer o chão e abrir as portas do templo. Deus não escolhe por sobrenome de família ou classe social, e sim aquele que está disposto a fazer sua vontade. Samuel estava disposto a obedecer, tanto que Deus o chamou por diversas vezes e ele corria para atender o chamado, pensando ser de Eli. Sem compreender o que estava acontecendo, por que Eli dispensava-o, mas ele retornava a ouvir o chamado e corria para atendê-lo.

Quando um adulto...não pode fazer mais nada.
2. OS PAIS DE MOISÉS NÃO PODIAM SALVÁ-LO
Diferente de Eli, vemos pais dedicados entre o povo de Israel, mesmo numa situação de escravidão. Faraó lançou uma política para enfraquecer Israel: baseava-se em matar os bebês do sexo masculino, ao nascerem. O terror pairava sobre as famílias dos hebreus.
Joquebede e Anrão já tinham 2 filhos: Miriã e Arão, mas voltou a ficar grávida, e escondeu como pôde a sua gravidez. Durante os 3 primeiros meses de vida do menino, ela conseguiu escondê-lo. Moisés devia estar bem alimentado e dormir muito, pois o seu choro não o denunciava. Mas, chegou um tempo em que ela já não podia fazer mais nada.

Deus usa uma criança...DEUS USOU MIRIÃ
A primeira coisa que nos salta aos olhos é a sua ousadia, sua coragem. Indiferente aos perigos que poderiam sobreviver, postou-se à margem do rio, cuidando à distância do bebê Moisés na esperança de que algo misterioso pudesse acontecer. Não se intimidou, mesmo na expectativa da chegada de alguém da parte de um rei tirano que era o centro do palco da história que ela vivia. Ao contemplar a chegada da filha de Faraó e de suas damas, não perdeu tempo. Como criança que era, aproximou-se curiosamente para ver mais de perto o que se passava. Observou cuidadosamente a cena e logo lançou a pergunta resoluta e objetiva:

“Irei eu a chamar uma ama das hebréias, que crie este menino para ti?” (Ex. 2.7).

Obtendo permissão da filha de Faraó, corre rapidamente a traz sua mãe para servir como ama para Moisés. Com isto, Mirian ajudou a salvar seu próprio irmão e toda a nação de Israel.  

Quando um adulto...está muito distante
3. ELISEU ESTAVA LONGE DA SÍRIA

2Reis 5 : 1 E NAAMÃ, capitão do exército do rei da Síria, era um grande homem diante do seu senhor, e de muito respeito; porque por ele o SENHOR dera livramento aos sírios; e era este homem herói valoroso, porém leproso.

A Síria era uma das maiores potências bélico-econômica. Naamã, era um homem extremamente respeitado e honrado, pública e privadamente, pelo homem mais importante do mundo de então: O Rei da Síria. Naamã exercia poder, comando. Naamã, bem provavelmente era o homem mais célebre de seu tempo. Todavia, era leproso. Certamente era um homem que já não podia mais crer em nenhum “deus”, ou em nenhum homem. Contudo havia em Israel um profeta que poderia ajudá-lo, o problema é que este profeta estava distante, num país inimigo.

Deus usa uma criança...DEUS USOU UMA CRIADA

Aparece em cena uma menina. Uma menina, que fora levada cativa de Israel para as Terras da Síria, e tornada escrava de. Uma menina, ANÔNIMA, vai trabalhar dentro daquela casa. Esta jovenzinha tinha tudo (podia justificar seu atos, sentimentos e comportamentos) para ser triste, cheia de saudades de casa e, cheia de questionamentos. Mas lá, ela percebe a dor de uma família inteira. Era só uma garotinha, indefesa e frágil, diante de um homem de nome famoso e extremamente poderoso. Todavia, ela era uma menina com uma fé no coração. Fé que, bem provavelmente era, o que lhe mantinha viva, serviçal e comovida com a dor alheia. Ainda que fosse a dor daquele que a escravizava.
Não importa a razão, ou motivo que lhe colocou onde você vive, trabalha ou estuda, Deus espera que você SIRVA, AME e TESTEMUNHE de sua fé, exatamente aí, exatamente para estas pessoas dali! Muitas vezes somos “levados”, por circunstâncias, a estar em lugares que preferiríamos não estar. Muitas vezes somos obrigados a conviver com situações, ou pessoas as quais escolheríamos não conviver. Contudo, o Senhor ESPERA que nestes lugares, por sua opção ou não, você SIRVA, AME e TESTEMUNHE de sua fé aos outros. Mesmo quando estes “outros” não merecerem seu serviços, seu amor ou seu testemunho.

Quando um adulto...não se anima
4. Quando NINGUÉM SE ANIMAVA A BATALHAR CONTRA GOLIAS
Em meio aos horrores próprios da guerra, surge um gigante o qual começa a intimidar os exércitos de Israel com uma guerra psicológica. Golias era um grande guerreiro, e propõe uma batalha homem-a-homem com um campeão israelita. E quem, dentre o povo de Israel, era o mais apto a enfrentá-lo? A bíblia diz que Saul era o mais alto dentre o povo de Israel. Sua aparência chamava atenção de todos, mas ele, juntamente com as forças armadas israelitas, se acovardou.

Deus usa uma criança...DEUS USOU A DAVI.

Davi perguntou, “... aos homens que estavam consigo, dizendo: Que farão àquele homem que ferir a este filisteu e tirar a afronta de sobre Israel? Quem é, pois, esse incircunciso filisteu, para afrontar os exércitos do Deus vivo?” (1 Samuel 17:26).

Davi não se intimidou, porque não se preocupou com o tamanho de seu adversário, e sim, com o tamanho de seu Deus. Enquanto os israelitas mediam o peso do escudo que o gigante carregava e o comprimento de sua lança, Davi rejeitava a armadura de Saul e simplesmente recolhia algumas pedras. Na realidade, a armadura que Davi usou são as descritas por Paulo: o escudo da fé e a espada da palavra de Deus. Um jovem piedoso pode fazer uma diferença!

Quando um adulto...não tem nada
5. NINGUÉM TINHA NADA PARA COMER

A cena se passou no deserto, num lugar ermo, distante das aldeias mais próximas. Quando Jesus viu a multidão que vinha para ser curada e liberta por Ele, dirigindo-se a Filipe, disse: “Onde compraremos pão, para estes comerem?” (João 6:5). As multidões estavam tão famintas da palavra de Deus que não se deram conta que o tempo passara. Nem Filipe e nem os outros discípulos acreditavam que Jesus é Deus, ou pelo menos, tinham lá suas dúvidas, tanto é que Filipe respondeu: “Duzentos dinheiros de pão não lhes bastarão, para que cada um deles tome um pouco.”(João 6:7).

Deus usa uma criança...DEUS USOU UM JOVENZINHO com 5 pães e 2 peixes

André descobriu um garoto que tinha levado um lanche para si próprio, ele jamais imaginou que o lanchinho trazido de casa fosse servir ao Rei dos reis. O garoto poderia ter negado que tinha comida, ou podia ter se negado a entregar seus últimos pães e peixes, mas não o fez. Aquele rapaz emprestou para Jesus seu lanche e confiou que alguma coisa boa ia acontecer. Deus usa coisas e pessoas pequenas, desprezadas, impensáveis para fazer Sua Obra. Um garoto, com seu pequeno lanche, foi usado por Jesus para alimentar uma multidão de cinco mil homens, fora mulheres e crianças.

Será que Deus pode usar uma criança?  Sim! Acreditamos que Deus tem um propósito na vida de cada um antes mesmo de nascer. O Senhor diz á Jeremias: “Antes que te formasse no ventre te conheci, e antes que saísses da madre, te santifiquei; às nações te dei por profeta.” (Jr. 1.5). 

Analisando a bíblia podemos ver que Deus
·       Usou Samuel para falar à Eli.
·       usou Miriã para livrar Moisés.
·       Usou uma menina para falar dos milagres de Deus à Naamã.  
·       Usou a Davi para derrotar Golias.
·       Usou uma criança para compartilhar seus pães e peixes para dar a Jesus na multiplicação,
Entre tantas outras...

Contudo, antes de poder usá-las, Deus agiu na vida de seus pais e mães. Por trás de Samuel havia uma fervorosa Ana, por trás de Miriã havia uma dedicada Joquebede. Por trás do menino que compartilhou seu lanche havia uma mãe que preprarou este mesmo lanche. Vemos as crianças como a igreja do amanhã, quando, em verdade, elas são a igreja de hoje. Os filhos são nosso primeiro campo missionário, mas às vezes demoramos tanto para falar de Jesus a eles. “É mais fácil plantar uma semente do que mudar uma árvore de lugar!”

Vamos proteger nossas crianças e ensiná-los a se colocar nas mãos do Senhor e a seguir o exemplo de tantas crianças bíblicas.


“Instrui ao menino no caminho em que deve andar e até quando envelhecer, não se desviará dele” (Pv 22.6)





Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

HISTÓRIAS DA BÍBLIA POUCO CONTADAS - Adoração Infantil 2007

44. O VERDADEIRO FILHO PRÓDIGO CONHEÇA MAIS: Lucas 15:11-32. OBJETIVO: Apreciar e agradecer sempre, as bênçãos que Deus provê cada dia. DISPOR DE: Um jovem vestido ao estilo antigo, porém com roupas elegantes, simulando ser rico. Que ele conte a história. HISTÓRIA: Quantos já escutaram a história do filho pródigo? Aquele filho que foi para muito longe, gastou tudo e logo voltou arrependido ao lar! Muitas vezes, é ensinado que esse é o “filho pródigo”. Mas quero compartilhar com vocês, a outra parte desta história. O filho pródigo não foi só o que foi embora, mas também o que ficou. Como é isso? Escutem bem. “Pródigo” significa: o que tem tudo. E esse finalmente, fui eu que fiquei. É certo que meu irmão fez algo muito errado. Pediu sua parte da herança, quando nosso pai estava ainda vivo. Isso era uma afronta. Era como dizer a um ancião que queria que ele já estivesse morto, para poder gozar da herança que era simplesmente o que meu pai tinha guardado, depois de to

JOGRAL - ENCHEI-VOS DO ESPÍRITO

Todos - Enchei-vos do Espírito! 1,2 e 3 - Enchei-vos, enchei-vos!  4 - Não é um pedido. 5,6 - É uma ordem! 2 - Mas como poderei me encher do Espírito se passo o dia todo reclamando? Todos - Pare de reclamar! 4,5 e 6 - Graças a Deus, comece a dar! Todos - Agradeça! Dê graças! Diga obrigado! 1 - Obrigado pelo dia! 2 - Obrigado pela salvação! 3 - Dou graças pela família! 4 - Dou graças pelo pão! 5 - Agradeço a Tua companhia! 6- Agradeço a Tua proteção! Todos - Enchei-vos do Espírito! Falem uns com os outros em Salmos, assim: 1 - Os céus proclamam a glória de Deus e o firmamento anuncia as obras de Suas mãos! 2 - O Senhor é a nossa Luz e a nossa Salvação! 3 - A Ti elevamos a nossa alma! 4 - O Senhor é a nossa Rocha, o nosso Libertador! 5 - Esperamos com paciência no Senhor! 6 - O Senhor é a Fortaleza da nossa vida: a quem temeremos? Todos - Enchei-vos do Espírito cantando! 1,2 - Cantando e louvando! 3,4 - Louvando de coração ao Senhor!

ATIVIDADES BÍBLICAS - DAVI

ILUSTRAÇÕES QUEBRA CABEÇA DESENHO PARA COLORIR AJUDANDO AS PESSOAS ENCONTRE AS DIFERENÇAS FAÇA VOCÊ MESMO ENIGMA LABIRINTO