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Capítulo 15 — Nas
bodas
Este capítulo é
baseado em João 2:1-11.
Jesus não começou
Seu ministério por alguma grande obra perante o Sinédrio em Jerusalém. Numa
reunião familiar, em pequenina vila galileia, foi manifestado Seu poder para
aumentar a alegria das bodas. Assim mostrou Sua simpatia para com os homens, e
desejo de lhes proporcionar felicidade. Tentado, no deserto, bebera Ele próprio
o cálice da aflição. Dali saíra para oferecer aos homens uma taça de graças
celestiais, mediante Sua bênção que santificaria as relações da vida humana.
Do Jordão, voltara
Jesus à Galileia. Devia haver um casamento em Caná, pequena vila não distante
de Nazaré; os noivos eram parentes de José e Maria; e, sabedor dessa reunião de
família, Jesus Se dirigiu a Caná, sendo com os discípulos convidado para a
festa.
Aí Se encontrou
novamente com Sua mãe, de quem estivera separado por algum tempo. Maria ouvira
falar na manifestação às margens do Jordão, quando do batismo dEle. As novas
foram levadas a Nazaré, evocando novamente em seu espírito as cenas que por
tantos anos ocultara no coração. Como todo o Israel, Maria fora profundamente
comovida pela missão de João Batista. Bem se lembrava ela da profecia feita em
seu nascimento. A ligação dele com Jesus, avivava-lhe novamente as esperanças.
Mas também lhe haviam chegado notícias da misteriosa retirada de Jesus para o
deserto, e sentia-se opressa por aflitivos pressentimentos. Desde o dia em que
ouvira o anúncio do anjo, no lar de Nazaré, entesourara Maria todo sinal de que
Jesus era o Messias. Sua doce e abnegada existência assegurava-lhe que Ele não
podia ser outro senão o Enviado de Deus. Todavia, também lhe sobrevinham
dúvidas e decepções, e ela anelara o tempo em que Sua glória se houvesse de
manifestar. A morte a separara de José, que com ela partilhara do mistério do
nascimento de Jesus. Não havia agora ninguém mais a quem pudesse confiar suas
esperanças e temores. Os dois meses anteriores tinham sido muito dolorosos.
Fora separada de Jesus, em cuja simpatia encontrava conforto; ponderava as
palavras de Simeão: “Uma espada traspassará também a tua própria alma” (Lucas
2:35); recordava os três dias de angústia quando julgava Jesus para sempre
perdido para ela; e era com ansiedade de coração que Lhe aguardava o regresso.
Por ocasião das
bodas, encontrou-O, o mesmo Filho terno e serviçal. No entanto, não era o
mesmo. Seu semblante mudara. Apresentava os vestígios da luta do deserto, e uma
nova expressão de dignidade e poder testificava de Sua celestial missão.
Achava-Se com Ele um grupo de homens moços, cujos olhos O seguiam com
reverência, e que Lhe chamavam Mestre. Esses companheiros contaram a Maria o
que tinham visto e ouvido por ocasião do batismo, e em outras partes. E
concluíram declarando: “Havemos achado Aquele de quem Moisés escreveu na lei, e
os profetas”. João 1:45.
Ao reunirem-se os
convidados, muitos pareciam preocupados com algum assunto de interesse
absorvente. Um contido despertar domina a assistência. Pequenos grupos
conversam entre si em tom vivo mas dominado, lançando olhares indagadores para
o Filho de Maria. Ao ouvir esta o testemunho dos discípulos quanto a Jesus,
alegrara-se com a certeza de não haverem sido vãs suas tão longamente
acariciadas esperanças. Entretanto, teria ela sido mais que humana, não se lhe
houvesse misturado a essa santa alegria um traço do natural orgulho de mãe
amorosa. Ao ver os muitos olhares voltados para Jesus, anelava que Ele
demonstrasse aos assistentes ser realmente o Honrado de Deus. Esperava que
houvesse oportunidade de Ele operar um milagre diante deles.
Era costume,
naqueles tempos, que as festas de casamento continuassem por vários dias.
Verificou-se nessa ocasião, antes do fim da festa, haver-se esgotado a provisão
de vinho. Isso causou muita perplexidade e desgosto. Era coisa fora do comum
dispensar o vinho em ocasiões festivas, e a ausência do mesmo pareceria indicar
falta de hospitalidade. Como parenta dos noivos, Maria ajudara nos preparativos
da festa, e falou agora a Jesus, dizendo: “Não têm vinho”. Essas palavras eram
uma sugestão de que Ele poderia suprir a necessidade. Mas Jesus respondeu:
“Mulher, que tenho eu contigo? ainda não é chegada a Minha hora”. João 2:3, 4.
Essa resposta,
abrupta como nos possa parecer, não exprimia frieza nem descortesia. A maneira
de o Salvador Se dirigir a Sua mãe, estava em harmonia com os costumes
orientais. Era empregada para com pessoas a quem se desejava mostrar respeito.
Todo ato da vida terrestre de Cristo estava em harmonia com o preceito dado por
Ele próprio: “Honra a teu pai e a tua mãe”. Êxodo 20:12. Na cruz, em Seu último
ato de ternura para com Sua mãe, Jesus dirigiu-Se a ela da mesma maneira, ao
confiá-la ao cuidado do mais amado discípulo. Tanto na festa nupcial como ao pé
da cruz, o amor expresso no tom, no olhar e na maneira, era o intérprete de Sua
palavras.
Em Sua visita ao
templo, na infância, ao desvendar-se diante dEle o mistério de Sua obra, Cristo
dissera a Maria: “Não sabeis que Me convém tratar dos negócios de Meu Pai?” Lucas
2:49. Essas palavras ferem a nota tônica de toda a Sua vida e ministério. Tudo
estava subordinado a Sua obra, a grande obra de redenção para cujo cumprimento
viera ao mundo. Agora, repetiu a lição. Havia risco de Maria olhar a suas
relações com Jesus como lhe dando sobre Ele especial direito, bem como o de,
até certo ponto, O dirigir em Sua missão. Ele lhe fora por trinta anos Filho
obediente e amoroso, e Seu amor não mudara; agora, porém, Lhe cumpria tratar da
obra do Pai. Como Filho do Altíssimo, e Salvador do mundo, laço algum terrestre
O deve afastar de Sua missão, ou influenciar-Lhe o procedimento. Deve estar
livre para fazer a vontade de Deus. Essa lição destina-se também a nós. Os
direitos de Deus são superiores mesmo aos laços das relações humanas. Nenhuma
atração terrestre nos deve desviar os pés da vereda que Ele nos manda trilhar.
A única esperança de
redenção para nossa caída raça, está em Cristo; Maria só podia encontrar
salvação mediante o Cordeiro de Deus. Não possuía em si mesma nenhum mérito.
Seu parentesco com Jesus não a colocava para com Ele em posição diversa,
espiritualmente, da de qualquer outro ser humano. Isso se acha indicado nas
palavras do Salvador. Ele torna clara a distinção entre Sua relação para com
ela como Filho do homem, e Filho de Deus. O laço de parentesco entre eles não a
coloca, de maneira alguma, em pé de igualdade com Ele.
As palavras: “Ainda
não é chegada a Minha hora”, indicam que todo ato da vida de Cristo na Terra
era cumprimento do plano que existira desde os dias da eternidade. Antes de vir
à Terra, o plano jazia perante Ele, perfeito em todos os seus detalhes. Ao
andar entre os homens, porém, era guiado passo a passo pela vontade do Pai.
Não hesitava em agir
no tempo designado. Com a mesma submissão, esperava até que houvesse chegado a
oportunidade.
Ao dizer a Maria que
Sua hora ainda não chegara, respondia Jesus ao inexpresso pensamento dela — à
expectativa que, juntamente com seu povo, ela acariciara. Maria esperava que
Ele Se revelasse como o Messias, e tomasse o trono de Israel. Mas o tempo não
havia chegado. Não como Rei, mas como Homem de dores, e experimentado nos
trabalhos, aceitara Jesus a sorte da humanidade.
Mas se bem que Sua
mãe não possuísse conceito exato da missão de Cristo, nEle confiava
implicitamente. A essa fé correspondeu Jesus. Foi para honrar a confiança de
Maria, e fortalecer a fé dos discípulos, que realizou o primeiro milagre. Os
discípulos haveriam de encontrar muitas e grandes tentações para a
incredulidade. Para eles, as profecias haviam tornado claro, indiscutível, que
Jesus era o Messias. Esperavam que os guias religiosos O recebessem com
confiança ainda maior que a deles próprios. Declararam entre o povo as
maravilhosas obras de Cristo e sua própria confiança na missão dEle, mas
pasmaram e sentiram-se cruelmente decepcionados pela incredulidade, o preconceito
profundamente arraigado e a inimizade para com Jesus, manifestados pelos
sacerdotes e rabis. Os primeiros milagres do Salvador fortaleceram os
discípulos para enfrentar a oposição.
Sem se desconcertar
absolutamente com as palavras de Jesus, Maria disse aos que serviam à mesa:
“Fazei tudo quando Ele vos disser”. João 2:5. Assim fez ela o que podia para
preparar o caminho para a obra de Cristo.
Ao lado da entrada
estavam seis grandes talhas de pedra, e Jesus pediu aos servos que as enchessem
d’água. Assim foi feito. Então, como o vinho era necessário para uso imediato,
disse: “Tirai agora, e levai ao mestre-sala”. João 2:8. Em lugar da água com
que haviam sido cheias as talhas, saiu vinho dali. Nem o mestre-sala nem os
convidados, em geral, tinham percebido que a provisão de vinho se acabara.
Provando o que os servos levaram, o mestre-sala achou-o superior a qualquer
vinho que já tivesse provado, e muito diverso do que fora servido ao princípio
da festa. Voltando-se para o noivo, disse: “Todo homem põe primeiro o vinho
bom, e quando já têm bebido bem, então o inferior; mas tu guardaste até agora o
bom vinho”. João 2:10.
Como os homens
servem primeiro o vinho melhor, e depois o inferior, assim faz o mundo com seus
dons. O que ele oferece pode agradar aos olhos e fascinar os sentido, mas se
demonstra incapaz de satisfazer. O vinho se transforma em amargura, o espírito
folgazão em tristeza. Aquilo que começara com cânticos e alegria, termina em
fadiga e desgosto. Os dons de Cristo, porém, são sempre novos e sãos. A bênção
que provêm não deixa nunca de proporcionar satisfação e alegria. Cada nova
dádiva aumenta a capacidade do que a recebe para apreciar e fruir as maravilhas
do Senhor. Ele dá por graça. Não pode haver falta na provisão. Se permaneceis
nEle, o fato de receberdes hoje um rico dom, garante a recepção amanhã, de um
mais precioso ainda. As palavras de Cristo a Natanael exprimem a lei do trato
de Deus com os filhos da fé. Com cada nova revelação de Seu amor, declara Ele
ao coração que a recebe: “Crês? coisas maiores do que estas verás”. João 1:50.
O dom de Cristo à
festa nupcial, era um símbolo. A água representa o batismo em Sua morte; o
vinho, o derramamento de Seu sangue pelos pecados do mundo. A água para encher
as talhas foi levada por mãos humanas, mas unicamente a palavra de Cristo podia
comunicar-lhe a virtude doadora de vida. O mesmo quanto aos ritos que indicam a
morte do Salvador. Unicamente pelo poder de Cristo, operando pela fé, é que têm
eficácia para nutrir a espiritualidade.
A palavra de Cristo
forneceu ampla provisão para a festa. Da mesma maneira abundante é a provisão
de Sua graça para apagar as iniquidades dos homens, e renovar e suster a alma.
Na primeira festa a
que assistiu com os discípulos, Jesus lhes deu o cálice que simbolizava Sua
obra pela salvação deles. Na última ceia, tornou a dá-lo, na instituição do
sagrado rito pelo qual Sua morte deve ser anunciada “até que venha”. 1
Coríntios 11:26. E a tristeza dos discípulos ao separar-se de seu Senhor, foi
confortada com a promessa da reunião, pois Ele disse: “Desde agora, não beberei
deste fruto da vide até aquele dia em que o beba de novo convosco no reino de
Meu Pai”. Mateus 26:29.
O vinho provido por
Cristo para a festa, e o que Ele deu aos discípulos como símbolo de Seu próprio
sangue, era o puro suco de uva. A esse se refere o profeta Isaías quando fala
do novo vinho “num cacho”, e diz: “Não o desperdices, pois há bênção nele”. Isaías
65:8.
Fora Cristo que, no
Antigo Testamento, dera aviso a Israel: “O vinho é escarnecedor e a bebida
forte alvoroçadora; e todo aquele que neles errar nunca será sábio”. Provérbios
20:1. Ele nunca proveu tal bebida. Satanás tenta os homens à condescendência
com apetites que lhes obscurecem a razão e entorpecem as percepções
espirituais, mas Cristo nos ensina a subjugar a natureza inferior. Toda a Sua
vida foi um exemplo de abnegação. Para vencer o poder do apetite, sofreu em
nosso favor a mais dura prova que a humanidade poderia suportar. Foi Cristo que
deu instruções para que João Batista não bebesse vinho nem bebida forte. Fora
Ele que dera a mesma prescrição à mulher de Manoá. E proferiu uma maldição
sobre o homem que chegasse a taça aos lábios do próximo. Cristo não contradiz
Seus próprios ensinos. O vinho não fermentado que proveu para os seus
convidados das bodas, era uma bebida sã e refrigerante. Seu efeito havia de pôr
o gosto em harmonia com um apetite sadio.
Como os convidados,
na festa, notassem a qualidade do vinho, fizeram-se indagações que levaram os
servos a narrar o milagre. Os convivas ficaram, por algum tempo, demasiado
surpreendidos para pensar nAquele que realizara a maravilhosa obra. Quando
afinal O procuraram, verificou-se que Se retirara tão quieto, que nem os
próprios discípulos haviam percebido.
A atenção dos
presentes voltou-se então para os discípulos. Tiveram pela primeira vez a
oportunidade de reconhecer-lhes a fé em Jesus. Contaram eles o que tinham visto
e ouvido no Jordão, e acendeu-se em muitos corações a esperança de haver Deus
despertado um libertador para Seu povo. As novas do milagre espalharam-se por
toda aquela região, e foram levadas a Jerusalém. Com novo interesse, examinaram
os sacerdotes e anciãos as profecias que indicavam a vinda de Cristo. Havia
ansioso desejo de saber a missão desse novo mestre, que, de maneira tão
despretensiosa, aparecia entre o povo.
O ministério de
Cristo contrastava com o dos anciãos judeus. O cuidado deles, quanto à tradição
e ao formalismo, destruíra toda verdadeira liberdade de pensamento e ação.
Viviam em contínuo medo de contaminação. Para evitar contato com o “imundo”,
mantinham-se separados, não só dos gentios, mas da maior parte de seu próprio
povo, não procurando beneficiá-lo, nem ganhar-lhe a amizade. Por considerar
sempre essas coisas, haviam impedido o desenvolvimento do próprio espírito e
estreitado a esfera de sua existência. Seu exemplo animava o egoísmo e a
intolerância em todas as classes do povo.
Jesus começou Sua
obra de reforma, pondo-Se em íntima simpatia com a humanidade. Ao passo que
mostrava a maior reverência para com a lei de Deus, censurava a pretensa
piedade dos fariseus, e tentava libertar o povo dos regulamentos absurdos que o
acorrentavam. Procurava derribar as barreiras que separavam as diversas classes
sociais, a fim de unir os homens como filhos de uma só família. Sua presença
nas bodas visava um passo na efetuação desse desígnio.
Deus dera a João
Batista instruções para habitar no deserto, a fim de protegê-lo contra a
influência dos sacerdotes e rabis, e prepara-lo para uma missão especial. A
austeridade e isolamento de sua vida, porém, não eram um exemplo para o povo. O
próprio João não ordenara a seus ouvintes que abandonassem seus anteriores
deveres. Pediu-lhes que dessem demonstração de arrependimento pela fidelidade a
Deus, no lugar em que Ele os chamara.
Jesus reprovava a
condescendência própria em todas as suas formas, todavia era de natureza
sociável. Aceitava a hospitalidade de todas as classes, visitando a casa de
ricos e pobres, instruídos e ignorantes, procurando elevar-lhes os pensamentos
das coisas comuns da vida, para as espirituais e eternas. Não consentia com o
desperdício, e nem uma sombra de mundana leviandade Lhe manchou a conduta;
todavia, achava prazer em cenas de inocente felicidade, e sancionava, com Sua
presença, as reuniões sociais. Um casamento judaico era ocasião impressionante,
e sua alegria não desagradava ao Filho do homem. Assistindo a essa festa,
honrou Jesus o casamento como instituição divina.
Tanto no Antigo como
no Novo Testamento, as relações conjugais são empregadas para representar a
terna e sagrada união que existe entre Cristo e Seu povo. Ao espírito de Jesus,
a alegria das bodas apontava ao regozijo daquele dia em que levará Sua esposa
para o lar do Pai, e os remidos juntamente com o Redentor se assentarão para a
ceia das bodas do Cordeiro. Diz Ele: “Como o noivo se alegra da noiva, assim Se
alegrará de ti o Teu Deus.” “Nunca mais te chamarão desamparada [...] mas
chamar-te-ão: O Meu prazer está nela; [...] porque o Senhor Se agrada de ti”. Isaías
62:5, 4. “Ele Se deleitará em ti com alegria; calar-Se-á por Seu amor,
regozijar-Se-á em ti com júbilo”. Sofonias 3:17. Ao ser concedida ao apóstolo
João uma visão das coisas celestiais, escreveu ele: “E ouvi como que a voz de
uma grande multidão, e como que a voz de muitas águas, e como que a voz de
grandes trovões, que dizia: Aleluia: pois já o Senhor Deus todo-poderoso reina.
Regozijemos, e alegremo-nos, e demos-Lhe glória; porque vindas são as bodas do
Cordeiro, e já a Sua esposa se aprontou.” “Bem-aventurados aqueles que são
chamados à ceia das bodas do Cordeiro”. Apocalipse 19:6, 7, 9.
Jesus via em cada
ser humano alguém a quem devia ser feito o chamado para Seu reino. Aproximava-Se
do coração do povo, misturando-Se com ele como alguém que lhe desejava o
bem-estar. Procurava-o nas ruas públicas, nas casas particulares, nos barcos,
na sinagoga, às margens do lago e nas festas nupciais. Ia-lhe ao encontro em
suas ocupações diárias, e manifestava interesse em seus negócios seculares.
Levava Suas instruções às famílias, pondo-as assim, no próprio lar, sob a
influência de Sua divina presença. A poderosa simpatia pessoal que dEle
emanava, conquistava os corações. Retirava-Se muitas vezes para as montanhas, a
fim de orar a sós, mas isso era um preparo para Seu labor entre os homens, na
vida ativa. Desses períodos volvia para aliviar o enfermo, instruir o
ignorante, e quebrar as cadeias aos cativos de Satanás.
Jesus preparava os
discípulos pelo contato pessoal e a associação. Ensinava-os, às vezes, sentado
entre eles na encosta da montanha; outras, às margens do lago, ou caminhando em
sua companhia, revelava-lhes os mistérios do reino de Deus. Não pregava, como
fazem os homens hoje em dia. Sempre que os corações se achassem abertos para
receber a divina mensagem, desdobrava as verdades do caminho da salvação. Não
ordenava a Seus discípulos que fizessem isso ou aquilo, mas dizia: “Segue-Me”.
Nas jornadas através de campos e cidades, levava-os consigo, para que vissem
como ensinava o povo. Vinculava-lhes os interesses aos Seus próprios, e eles se
Lhe uniam na obra.
O exemplo de Cristo
de ligar-Se aos interesses da humanidade deve ser seguido por todos quantos
pregam Sua palavra, e todos quantos receberam o evangelho de Sua graça. Não
devemos renunciar à comunhão social. Não nos devemos retirar dos outros. A fim
de atingir todas as classes, precisamos ir ter com elas. Raramente nos virão
procurar de moto próprio. Não somente do púlpito é tocado o coração dos homens
pela verdade divina. Outro campo de labor existe, mais humilde, talvez, mas
igualmente prometedor. Encontra-se no lar do humilde, e na mansão do grande; na
mesa hospitaleira, e em reuniões de inocente entretenimento.
Como discípulos de
Cristo, não nos misturemos com o mundo por mero gosto do prazer, para unir-nos
a eles na tolice. Tais associações só podem trazer prejuízo. Nunca devemos
sancionar o pecado por nossas palavras, ou ações, nosso silêncio ou nossa
presença. Aonde quer que formos, devemos levar conosco Jesus, e revelar a
outros que precioso é nosso Salvador. Os que buscam esconder sua religião,
porém, ocultando-a dentro de muros de pedra, perdem valiosas oportunidades de
fazer bem. Por meio das relações sociais, o cristianismo se põe em contato com
o mundo. Todo o que recebeu divina iluminação, deve lançar luz sobre o caminho
dos que não conhecem a Luz da vida.
Todos nos devemos
tornar testemunhas de Jesus. O poder social, santificado pela graça de Cristo,
deve ser aperfeiçoado em atrair pessoas para o Salvador. Demos a conhecer ao
mundo que não nos achamos absorvidos egoistamente em nossos próprios
interesses, mas desejamos que os outros participem das bênçãos e privilégios
que gozamos. Mostremos-lhes que nossa religião não nos torna faltos de simpatia
nem exigentes. Que todos quantos professam haver encontrado a Cristo, sirvam,
como Ele fez, ao bem dos homens.
Nunca deveríamos dar
ao mundo a falsa impressão de que os cristãos são uma gente triste,
descontente. Se nossos olhos estiverem fixos em Jesus, veremos um compassivo
Redentor, e havemos de receber luz de Seu semblante. Onde quer que reine o Seu
Espírito, aí habita paz. E haverá alegria também, pois há uma calma e santa
confiança em Deus.
Cristo Se compraz em
Seus seguidores, quando mostram que, embora humanos, compartilham da natureza
divina. Não são estátuas, mas homens e mulheres animados. Seu coração,
refrigerado pela graça divina, abre-se e expande-se ao Sol da Justiça. A luz
que sobre eles incide, refletem-na sobre outros em obras iluminadas pelo amor
de Cristo.
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