Pular para o conteúdo principal

Os Sonhos de Deus


José -  o sonhador

Todos nós temos sonhos, mas nem todos os nossos sonhos se realizam. Contudo, quando sonhamos os sonhos de Deus para nós, certamente eles se tornarão realidade. Sonhe junto com aquele que pode realizar seus sonhos – Deus
Vamos ler a história de um sonhador: José.

Gênesis 37:7
Eis que estávamos atando molhos no meio do campo, e eis que o meu molho se levantava, e também ficava em pé, e eis que os vossos molhos o rodeavam, e se inclinavam ao meu molho.

Quero falar hoje sobre um jovem que teve um sonho. Esse jovem sonhou que um dia seria uma pessoa importante. Ele sonhou os sonhos de Deus, sonhou que teria um cargo de autoridade. Imediatamente foi compartilhar seu sonho com sua família. É muito bom podermos dividir nossos momentos de alegria com nosso amigos e familiares. Infelizmente seus irmãos não se alegraram com os seus sonhos.

Gênesis 37:8
Então lhe disseram seus irmãos: Tu, pois, deveras reinarás sobre nós? Tu deveras terás domínio sobre nós? Por isso ainda mais o odiavam por seus sonhos e por suas palavras.

Os irmãos de José não tinham sonhos por que quem está ocupado em matar os sonhos dos outros, não tem tempo para viver seus próprios sonhos.  Os irmãos o invejavam, se José tivesse uma posição importante, sobressairia sobre eles, e isso causava ódio e inveja, por isso procuraram destruir os sonhos de José.
Diferentemente, seu pai acreditava em seus sonhos

Gênesis 37:11
Seus irmãos, pois, o invejavam; seu pai, porém guardava este negócio no seu coração.

O pai acreditava nos sonhos de José e deu a ele uma túnica especial, usada somente por pessoas importantes, tal qual o sonho de seu filho. Os pais têm um papel muito importante na vida dos filhos, eles podem incentivar a realização dos sonhos ou podem destruir os sonhos dos filhos com palavras duras, você nunca vai conseguir, você não é capaz, não é inteligente.  O pai de José acreditou e incentivou o filho, deu a ele responsabilidades que o prepararam para realização de seus sonhos.

Gênesis 37:14
E ele lhe disse: Ora vai, vê como estão teus irmãos, e como está o rebanho, e traze-me resposta. Assim o enviou do vale de Hebrom, e foi a Siquém.

Quem sonha corre atrás dos seus sonhos, vive de acordo com eles – sonha em passar em um vestibular então vai estudar muito. Sonha em receber uma promoção, se esforça e assim por diante. Quanto maior o sonho maior o obstáculo.

Gênesis 37:15-17
E achou-o um homem, porque eis que andava errante pelo campo, e perguntou-lhe o homem, dizendo: Que procuras?
E ele disse: Procuro meus irmãos; dize-me, peço-te, onde eles apascentam.
E disse aquele homem: Foram-se daqui; porque ouvi-os dizer: Vamos a Dotã. José, pois, seguiu atrás de seus irmãos, e achou-os em Dotã.

Inicialmente José não encontrou seus irmãos, mas ele não desistiu. Precisava cumprir a tarefa que o pai havia confiado a ele. Quando vemos pessoas bem-sucedidas, não imaginamos todos os obstáculos que essa pessoa teve que superar. Para alcançarmos os picos mais altos, não podemos desanimar com a altura das montanhas. José venceu as dificuldades do caminho, porque ele tinha um sonho.

Gênesis 37:18 e 20
E viram-no de longe e, antes que chegasse a eles, conspiraram contra ele para o matarem.

Vinde, pois, agora, e matemo-lo, e lancemo-lo numa destas covas, e diremos: Uma fera o comeu; e veremos que será dos seus sonhos.

Os irmãos de José reúnem-se para decidir o que fazer com ele. Muitas vezes os nossos sonhos parecem depender da decisão de outras pessoas: uma promoção está nas mãos do meu chefe, um emprego está no poder de decisão do entrevistador, uma doença está nas mãos de um médico, de ministrar o remédio certo. Mas, não é assim quando sonhamos os sonhos de Deus.  Os irmãos achavam que poderiam decidir sobre a vida de José, mas a vida dele não dependia dos seus irmãos, mas sim da vontade de Deus. Não era plano de Deus que José morresse no deserto.
Em Deus somos mais do que vencedores, mas enquanto a vitória não chega, nós vamos vivendo a vida, e a vida não é fácil.

Gênesis 37:24
E tomaram-no, e lançaram-no na cova; porém a cova estava vazia, não havia água nela.

José foi lançado numa cova. Como seus sonhos se realizariam, se nem ao menos era capaz de sair do fundo do poço. Você já se sentiu caindo em um poço sem fundo, do qual não via como sair? As vezes nos encontramos nessas situações, mas José não se desesperou. José venceu a solidão da cova, porque José tinha um sonho.

Gênesis 37:27
Vinde e vendamo-lo a estes ismaelitas, e não seja nossa mão sobre ele; porque ele é nosso irmão, nossa carne. E seus irmãos obedeceram.

Vender a José era pior do que a morte, pois seus irmãos queriam destruir seus sonhos com as mágoas, feridas, ressentimento e rancor. Se José se deixasse dominar pelo mesmo ódio que os irmãos estavam acalentando, seus sonhos seriam sufocados. José venceu a traição dos irmãos, por quê? Porque José tinha um sonho.

Gênesis 37:28
Passando, pois, os mercadores midianitas, tiraram e alçaram a José da cova, e venderam José por vinte moedas de prata, aos ismaelitas, os quais levaram José ao Egito.

Os ismaelitas levam José para o Egito, mas ele não queria ir para lá. As vezes a vida nos leva para lugares que não estamos afim de ir, mas José foi para o Egito, sem murmurar. Quando a vida te levar para lugares que você não quer ir, leve Deus como seu companheiro de viagem.

Gênesis 37:36
E os midianitas venderam-no no Egito a Potifar, oficial de Faraó, capitão da guarda.

Na casa de Potifar José foi rotulado como escravo, mas ele nunca se sentiu assim. Um escravo só faz o que lhe mandam, José sempre ia além, fazendo mais do que esperavam dele. Não importa o que digam a seu respeito, você não precisa se tornam aquilo que as pessoas acham que você é. Muitos deixam que os outros influenciem suas ações, eu sou educado com quem é educado comigo, eu cumprimento quem me cumprimenta. José não era assim, pois ele agia não de acordo com as circunstâncias, mas de acordo com os seus sonhos.

Gênesis 39:7
E aconteceu depois destas coisas que a mulher do seu senhor pôs os seus olhos em José, e disse: Deita-te comigo.

Traído pelos irmãos, vendido como escravo e aparentemente esquecido por Deus, José se vê cada vez mais longe de seus sonhos, e nesse ponto ele recebe uma proposta que poderia lhe trazer muitos benefícios. Aparentemente o inimigo nos seduz com propostas que parecem a realização de nossos sonhos, mas na verdade são ciladas terríveis. Se José cedesse a mulher de Potifar ele se tornaria um medíocre amante.
José venceu a tentação porque José tinha um sonho, ele escolheu não trocar os seus sonhos, pois os sonhos de Deus para ele eram bem maiores.

Gênesis 39:19
E aconteceu que, ouvindo o seu senhor as palavras de sua mulher, que lhe falava, dizendo: Conforme a estas mesmas palavras me fez teu servo, a sua ira se acendeu.

José é acusado injustamente, mas ele não se defende, pois ele sabia que Deus o defenderia. Quando enfrentamos situações de injustiça e calúnia temos a tendência de esbravejar, queremos nos justificar, gritar nossas razões, e não damos espaço para nosso advogado agir em nossa defesa. José venceu as falsas acusações, pois ele tinha um sonho.

Gênesis 39:20
E o senhor de José o tomou, e o entregou na casa do cárcere, no lugar onde os presos do rei estavam encarcerados; assim esteve ali na casa do cárcere.

José é lançado na prisão. José foi chamado agora de prisioneiro, mas ele não era um, ele apenas estava preso. Ele não agia como um prisioneiro, não tinha comportamento de prisioneiro e não pensava como prisioneiro. Um prisioneiro era uma pessoa revoltada, mal-humorada, ressentida, mas não José. Ele venceu a revolta porque ele tinha um sonho.

Gênesis 40:6; E veio José a eles pela manhã, e olhou para eles, e viu que estavam perturbados.

José se compadecia do sofrimento alheio, mesmo estando em situação difícil. Ele fez o possível para aliviar o sofrimento do próximo. José venceu a indiferença porque tinha um sonho.

Gênesis 40:23
O copeiro-mor, porém, não se lembrou de José, antes se esqueceu dele.

José interpreta os sonhos do copeiro, mas recebe ingratidão. Essa ingratidão poderia ter sido a gota d’água para muita gente, José foi jogado numa cova, vendido como escravo, caluniado, preso e, quando parecia que sua sorte iria mudar, recebe a ingratidão. Você já ajudou alguém e quando precisou dessa pessoa, ouviu um não? Entretanto José vence a ingratidão porque José tinha um sonho.

Gênesis 41:9
Então falou o copeiro-mor a Faraó, dizendo: Das minhas ofensas me lembro hoje:

José não perdia seu tempo com o que os outros pensavam, nem quando tempo faltava para realizar seus sonhos. Alguns anos se passaram e José continuava na prisão. Você já esteve diante de situações em que parecia que até Deus havia se esquecido de você? Contudo Deus ainda está no controle e quando o faraó sonha, não foi o copeiro que se lembra de José, mas Deus é quem o fez se lembrar.

Gênesis 41:16
E respondeu José a Faraó, dizendo: Isso não está em mim; Deus dará resposta de paz a Faraó.

Diante do faraó José disse: eu não sei nada, mas o Deus que me trouxe aqui, este sim sabe todas as coisas. O mesmo Deus que havia permitido todo o seu sofrimento, era ainda o Deus que ele confiava. Ao invés de se promover diante de faraó, José exalta a Deus.

Entre um sonho e a realização desse sonho existe um longo caminho muitas vezes permeado de ingratidão, traição, injustiça, obstáculos, perdas...
Porém esses obstáculos não podem atingir nosso coração e mudar nossa ótica a respeito de Deus. Em nenhum momento José deixou de acreditar em Deus, que era capaz de realizar seus sonhos. Se você está sorrindo o Senhor é Deus, mas, se você está chorando, o Senhor também é Deus.

Gênesis 41:40
Tu estarás sobre a minha casa, e por tua boca se governará todo o meu povo, somente no trono eu serei maior que tu.

José é colocado no governo, mas não pensa em se vingar de Potifar, porque o coração dele não estava nisso, mas sim em seus sonhos. Se fossemos nós, que recebêssemos uma promoção e fôssemos colocado acima daquele chefe que nos humilhava diariamente? Qual seria nossa atitude? Viva com Deus e não deixe que em nenhuma circunstância o seu coração se corrompa. José não se corrompeu quando era um escravo, mas também não se corrompeu com as riquezas do palácio.

Gênesis 42:6
José, pois, era o governador daquela terra; ele vendia a todo o povo da terra; e os irmãos de José chegaram e inclinaram-se a ele, com o rosto em terra.

José poderia agora justamente retribuir todo o mal que recebera, mas ele superou o desejo de vingança. Por quê? Ele viveu o seu sonho. Nesse ponto o sonho de José se realiza.

As lutas quando vem a nossa vida tem dois objetivos – ou nos corrigir ou nos promover. Talvez aquele caçulinha mimado não estivesse pronto para se tornar um governador. Portanto, antes de receber a promoção, José precisou passar pela correção.

Os irmãos de José queriam tirar os sonhos dele e colocar uma mágoa, uma dor em seu coração, mas não conseguiram, José permaneceu firme até a realização de seus sonhos. O que tem roubado os seus sonhos?

Jesus tem o poder desfazer o que os outros fizeram a você, e reacender os seus sonhos, ele te dá forças para vencer as cisternas da solidão, da ingratidão, da traição, das acusações, das injustiças, do abandono. Vencer o desejo de vingança, e entender que seu futuro está nas mãos do Senhor. Se roubaram seus sonhos, Deus irá devolvê-los e te dar força, esperança, fé.
O caminho para a realização de nossos sonhos, não é uma planície. Eu convido a você, enquanto seus sonhos não se realizam, vá vivendo o que Deus reservou para você, pelas covas, prisões ou palácios. Se dentro da cova, viva a sua cova. Mas viva olhando para cima, na certeza que você será tirado dali, seu socorro virá do alto. Contudo, enquanto o socorro não vem, viva a sua cova.
Se tiver atravessando um terrível deserto, viva seu deserto, na certeza de que Deus fará a viagem com você.
Se tiver trabalhando duramente em troca de seu sustento, semi escravizado, não haja como um escravo, pois Deus já comprou sua liberdade. Mas, enquanto ela não chega, viva sua escravidão.
Se estiver preso a uma situação ou lugar que não desejaria estar, e não pode sair, viva a sua prisão.  Viva, mas não como um prisioneiro cabisbaixo, erga seu caráter acima de todos, até mesmo de seus algozes e, tenha a certeza de que seu advogado irá libertá-lo. Entretanto, sua liberdade virá no tempo dEle, não no seu. Portanto, vá vivendo sua prisão, se é isso que Deus tem pra você hoje.
E se estiver num palácio, está numa boa fase da vida com estabilidade financeira, vá vivendo seu palácio, mas não se corrompa. Porque maior que todo o luxo que o mundo pode oferecer, é aquilo que está reservado para os que forem fieis.
Viva seu palácio sem esquecer os sonhos... Viva a sua cova, sem esquecê-los também. E, quando os sonhos de Deus se realizarem, você não se lembrará mais da cova, da prisão, do deserto, e nem do palácio também.

9 Mas, como está escrito: As coisas que o olho não viu, e o ouvido não ouviu, e não subiram ao coração do homem, são as que Deus preparou para os que o amam.
1 Coríntios 2:9

Esses são os sonhos de Deus para mim e para você. E, quando você sonha os sonhos de Deus eles se tornam realidade.

hinos sugeridos
499. Eu não me esqueci de ti
571. Lindo país

 *adaptado do pastor Cláudio Duarte

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

HISTÓRIAS DA BÍBLIA POUCO CONTADAS - Adoração Infantil 2007

44. O VERDADEIRO FILHO PRÓDIGO CONHEÇA MAIS: Lucas 15:11-32. OBJETIVO: Apreciar e agradecer sempre, as bênçãos que Deus provê cada dia. DISPOR DE: Um jovem vestido ao estilo antigo, porém com roupas elegantes, simulando ser rico. Que ele conte a história. HISTÓRIA: Quantos já escutaram a história do filho pródigo? Aquele filho que foi para muito longe, gastou tudo e logo voltou arrependido ao lar! Muitas vezes, é ensinado que esse é o “filho pródigo”. Mas quero compartilhar com vocês, a outra parte desta história. O filho pródigo não foi só o que foi embora, mas também o que ficou. Como é isso? Escutem bem. “Pródigo” significa: o que tem tudo. E esse finalmente, fui eu que fiquei. É certo que meu irmão fez algo muito errado. Pediu sua parte da herança, quando nosso pai estava ainda vivo. Isso era uma afronta. Era como dizer a um ancião que queria que ele já estivesse morto, para poder gozar da herança que era simplesmente o que meu pai tinha guardado, depois de to

JOGRAL - ENCHEI-VOS DO ESPÍRITO

Todos - Enchei-vos do Espírito! 1,2 e 3 - Enchei-vos, enchei-vos!  4 - Não é um pedido. 5,6 - É uma ordem! 2 - Mas como poderei me encher do Espírito se passo o dia todo reclamando? Todos - Pare de reclamar! 4,5 e 6 - Graças a Deus, comece a dar! Todos - Agradeça! Dê graças! Diga obrigado! 1 - Obrigado pelo dia! 2 - Obrigado pela salvação! 3 - Dou graças pela família! 4 - Dou graças pelo pão! 5 - Agradeço a Tua companhia! 6- Agradeço a Tua proteção! Todos - Enchei-vos do Espírito! Falem uns com os outros em Salmos, assim: 1 - Os céus proclamam a glória de Deus e o firmamento anuncia as obras de Suas mãos! 2 - O Senhor é a nossa Luz e a nossa Salvação! 3 - A Ti elevamos a nossa alma! 4 - O Senhor é a nossa Rocha, o nosso Libertador! 5 - Esperamos com paciência no Senhor! 6 - O Senhor é a Fortaleza da nossa vida: a quem temeremos? Todos - Enchei-vos do Espírito cantando! 1,2 - Cantando e louvando! 3,4 - Louvando de coração ao Senhor!

ATIVIDADES BÍBLICAS - DAVI

ILUSTRAÇÕES QUEBRA CABEÇA DESENHO PARA COLORIR AJUDANDO AS PESSOAS ENCONTRE AS DIFERENÇAS FAÇA VOCÊ MESMO ENIGMA LABIRINTO