Pular para o conteúdo principal

Sermões diversos


O Caminho Do Perdão
 Introdução
Na areia ou na pedra
Diz uma lenda árabe que dois amigos viajavam pelo deserto e, em determinado ponto da viagem eles discutiram.
Um deles recebeu um tapa e, ofendido, sem nada a dizer, escreveu na areia: “hoje meu amigo me bateu no rosto”
Seguiram e chegaram a um Oasis onde resolveram banhar-se. O que havia sido “esbofeteado” começou a afogar-se, sendo salvo pelo amigo. Ao recuperar-se pegou um canivete e ficou horas escrevendo numa pedra:
“HOJE, MEU MELHOR AMIGO SALVOU-ME A VIDA.”
Intrigado, o amigo perguntou: “por que depois que eu te bati, você escreveu na areia, e agora, escreveu na pedra?”
Sorrindo o companheiro de viagem respondeu:
“quando um grande amigo nos ofender, devemos escrever na areia, onde o vento do esquecimento e do perdão irá se encarregar de tudo apagar... porem quando um grande amigo fizer algo grandioso, deveremos gravar este fato na pedra da memória e do coração, onde vento algum poderá apagar”.

  1. Um dos estudos mais fascinantes que se pode fazer dentro da bíblia sagrada são sobre Aspectos ou pessoas que representam de alguma forma, o caráter e os atributos de Jesus.
  2. Exemplo: Abraão e Isaque (Gen. 22:2, 11-13; Abraão pôde sentir um pouco do que o Pai sentiu ao oferecer  Seu filho à humanidade); - assim como Jesus, Jó foi afligido pelo inimigo, incompreendido pelos amigos e sofreu, mesmo sendo inocente; Moises- conduziu o povo da escravidão egípcia para uma nova em Canaã, assim como cristo nos tira da escravidão  do pecado e nos guia à liberdade e, finalmente à Canaã celestial. Em êxodo 32:9-14, há uma cena significativa de intercessão;
José no Egito
  1. Se houve um jovem que poderia reclamar do que a vida lhe reservou, esse era Jose. Tinha sido um garoto mimado e acostumado à ternura dos cuidados do pai. Tinha tudo o que queria, mas um dia a calamidade bateu a porta, os irmãos enciumados o venderam para uma caravana de ismaelitas que vinham de Gileade.
a)    No Egito, foi novamente vendido. Desta vez ao oficial do faraó e capitão da guarda, Potifar. E os problemas de Jose estavam apenas começando.
b)    Imagine-se naquela situação. Arrancado da sua casa e levado a uma terra estrangeira ainda por cima como escravo. Mesmo assim na casa de Potifar José não se envergonha de sua religião e não fazia esforços para esconder que adorava a Deus.
c)    Esse era o segredo do Jose: fidelidade a Deus e aos ensinos de seus pais. Mesmo assim não estava livre de problemas, afinal quem aqui está? Foi acusado de assedio pela esposa de Potifar e levado a prisão e teria sido morto se Potifar acreditasse na esposa infiel. Uma vez mais o jovem hebreu tinha motivos para se queixar de deus. Mas não; deixou-se usar por ele lá na prisão também. Deu um bom testemunho mesmo naquela situação difícil. E, tempos depois reconhecidas as suas capacidades e retidão de caráter... Vamos ver o que aconteceu lá em Gênesis 41:40
d)    Tremendo pulo ele deu! De escravo para governador. E ai se você analisar, vê que aquele jovem realmente mantinha uma viva união com o céu, pois seu caráter resistiu a prova da adversidade pois o poder não lhe subiu a cabeça. Quando estava pobre fez de deus seu maior tesouro. Quando rico e poderoso, podendo dar lugar a vingança e usufruir de todos os prazeres concebíveis, pensou  apenas em ajudar o povo naquela grande crise e honrar o nome do seu deus.
e)    Jose considerou o fato de ser vendido ao Egito como a maior calamidade que poderia ter-lhe sobrevindo; mas viu a necessidade de confiar em deus como nunca havia feito enquanto era protegido pelo amor de seu pai.
f)     Ele sabia que era estrangeiro separado de seu pai e dos irmãos, o que muitas vezes lhe causava tristeza, mas cria firmemente que a Mao de deus havia dirigido seu caminho, para colocá-lo numa importante posição
  1. Para Jesus assim como José não foi fácil deixar o convívio do pai e dos anjos. Mas a sua missão assim como a de Jose, beneficiou a muitos.
  2. Mas é na atitude de Jose para com seus irmãos, 21 anos depois de ter sido vendido por eles que vemos representado o ministério intercessorio de Jesus.
a)    Gên. 42 :1-6 a atitude de José para restaurar um relacionamento havia muito sido muito bagunçado.
Jose perdoa seus irmãos
  1. Gên. 42: 7-10 – Primeiramente eles ficaram com medo do que fizeram
a)    Quando tudo vai bem é raro que alguém questione a si mesmo. Jose colocou seus irmãos numa crise cada vez mais tensa: acusações injustas, aprisionamento, detenção como reféns, chantagem etc.
  1. Gên. 42: 21 e 22  - conscientização de seu erro
a)    A crise provoca seus frutos. Em sua angustia, os irmãos se lembraram de seu crime     passado e o senso de culpa os assaltou.
  1. Gên. 42: 37; 43:9; 44:9 e 23 – mudança de atitude
a)    Os irmãos ciumentos, irresponsáveis e maus agora eram agora corajosos, devotados, responsáveis e prontos a morrer.
  1. Gên. 44:16 – confissão
a)    Essa confissão faz referência ao crime cometido contra Jose. Nada de justificativas vãs, somente a simples confissão e aceitação das possíveis consequências.
  1. Gên. 45: 4-15 – E finalmente o perdão
a)    O perdão aparece como um ato de restauração do relacionamento danificado: José consolou e tranquilizou seus irmãos e prometeu cuidar deles e assegurou seu bem-estar.

"Ser cristão é perdoar o imperdoável nos outros, pois Deus perdoou o imperdoável em nós."
Conclusão
  1. O que mais impressiona e toca nossos sentimentos é saber que durando o tempo todo o processo de Jose chorou com o coração apertado de dor (Genesis 42:24). É assim que Jesus lida conosco ao nos fazer palmilhar o caminho do perdão.
  2. Você que fez algo de errado e acha que ñ tem mais solução, se alegre por que pra tudo o que você fizer deus vai te esperar e te dar o perdão. É só você querer.



TENHO TUDO QUE PRECISO
Sal. 23.1
Davi esta assentado junto ao seu rebanho. Começou a meditar em seu ardente cuidado por aquelas queridas ovelhas. Comparou então sua vida à delas. Chegou então a esta sábia conclusão: O Senhor é o meu pastor, por isto nada me faltará. Versão inglesa Good News diz: EU TENHO TUDO QUE PRECISO.
Quando você medita em sua vida, você chega à mesma conclusão de Davi, ou vive reclamando das coisas que te faltam? Em geral reclamamos que falta:
- casa, carro, roupa nova, dinheiro, namorado, filhos, beleza, status, férias, viagens.
Será que falta mesmo? Quem está certo: EU reclamando, ou a perspectiva de DAVI?
Analisemos o que temos. Isto é, o que Deus nos deu até aqui. Aí poderemos dizer se temos tudo que precisamos, ou ainda falta muita coisa para alicerçar nossa felicidade.
NOSSO CORPO
O corpo humano é formado por células.  Há 26 bilhões dela num recém-nascido e 50 trilhões num adulto. Nossa pele tem 2m quadrados de extensão  e 16 % do peso total do corpo. Temos 639 músculos e 206 ossos, estes formam 14% do peso total do corpo.  O fêmur é o maior deles com uma média de 50 cm . O estribo mede 0,25 cm.
O espirro sai do nariz a uma velocidade de 160 km/h. (Eu nunca viajei nesta velocidade).
Um cílio dura até 150 dias para cair. Cada olho tem 200 cílios.
As unhas crescem 1 cm a cada 28 dias. O crescimento é mais rápido na mão direita. As unhas das mãos crescem 4 vezes mais rápido que as dos pés.
Cada soluço dura até meio segundo, ocorrendo  de 5 a 25 vezes por minuto.
O intestino delgado mede de 6 a 9 metros de comprimento, o grosso 1,5 m, mas é 3 vezes mais largo.
Cada sílaba falada movimenta-se 72 músculos do corpo. Ao sorrir, 14, ao beijar 29.
A coluna vertebral tem 33 vértebras.
Os 2 pulmões tem 300 milhões de alvéolos. Espalhados pelo chão, cobririam uma quadra de tênis.
O nariz pode perceber até 6850 cheiros diferentes.
Inspiramos 6 litros de ar por minuto, quantidade que enche 3 bexigas.
O alimento leva até 8 segundos para chegar ao estômago ficando ali até 4 horas.
A água constitui 70% do corpo humano e metade do seu peso. Transporta alimentos, resíduos e sais minerais, lubrifica os tecidos e articulações, conduz glicose e oxigênio e regula a temperatura dentro do corpo.
As impressões digitais formam-se de 6 a 8 semanas antes do nascimento, e nunca são iguais.
A capacidade média do estômago de um adulto é de 2 litros de alimentos, mas este órgão pode se dilatar ou contrair.
Possuímos 5 litros de sangue que representam 7% de nosso peso. (Este é o ouro vermelho. Não há como comprar sangue. Não existe pé de sangue nem máquina que o fabrique. É um Dom de Deus).
Temos 96.500 km de veias e artérias, a extensão de quase 2 voltas e meia em torno da Terra.




NOSSOS SENTIDOS
NOSSA VISÃO.
O modo como seus olhos e cérebro trabalham juntos para produzir imagens é incrivelmente sofisticada. Imagine construir um robô que pudesse seguir uma minúscula bola de tênis, atirada a l60 km/h no ar, cruzando a quadra, de modo a rebatê-la com um único e preciso golpe. O robô precisaria de pelo menos dois olhos para ver em terceira dimensão para julgar a distância da bola. Mas o mais importante de tudo seria o cérebro do robô - o computador que interpreta as imagens criada pelos olhos.  Quando se trata de reconhecer imagens, o cérebro humano é, de longe, muito mais poderoso do que o melhor dos computadores.
O olho humano é uma bola cheia de líquido que fica em uma bolsa óssea. A córnea é a superfície transparente e protetora e que também focaliza a luz. A íris controla a quantidade de luz que passa pela pupila. Ela estreita a pupila na luz brilhante e a expande sob pouca luz. As lentes ajudam a focalizar a luz na retina, que contém uma camada de células sensíveis à luz. Estas enviam sinais para o cérebro através do nervo óptico. No cérebro os sinais são interpretados formando nossa visão do mundo.
Incrível também é que a retina, que é extremamente pequena em relação à sua assombrosa função e importância, contém dois tipos de células sensíveis à luz: os bastonetes- sensíveis à luz fraca, mas não às cores- chegam a  l20 milhões de células, e  os cones- permitem-nos ver as cores- chegam a mais de 6 milhões de células.
Interessante também foi que Deus nos deu dois olhos. Assim temos dois pontos de vista que ajudam a julgarmos melhor as distâncias. Se você olha para seu dedo, primeiro com um olho, e depois com  o outro, ele parece se mover. O movimento fica maior quando você move o seu dedo mais para perto de seus olhos. Nosso cérebro combina as duas imagens em uma única imagem em terceira dimensão. Também é incrível que o homem não consegue identificar cada quadro que compõe um filme se não houver um rápido movimento das imagens, pois é necessário haver uma exposição de um décimo  de segundo de cada imagem para que este se fixe na retina. Sendo assim os filme são movimentados à velocidade de  2 quadros e meio à cada décimo de segundo, dando-nos a impressão de movimento.
NOSSA AUDIÇÃO.
As ondas de som colhidas pelo ouvido externo fazem o tímpano vibrar. As vibrações são levadas para o ouvido interno através de uma série de ossos minúsculos. Vibra o fluido dentro de um tubo estreito, a cóclea. Por sua vez, essas vibrações estimulam certos pelos nos nervos. Os nervos enviam impulsos elétricos para o cérebro, o que nos permite reconhecer o som. É claro que tudo isto em fração de milésimos de segundos.
Embora seja possível perceber sons em uma faixa de 20 a 20 mil Hertz, nossos ouvidos são mais sensíveis a freqüências em torno dos mil Hertz, freqüência média das vozes em conversas normais, embora se possa emitir tons baixos como 50 Hertz como altos de  mil Hertz. 
Incrível é a capacidade de poder-se  qualificar, interpretar e quantificar a produção de sons diferentes recebidos pelos ouvidos. Melhor ainda é vermos a grandeza de Deus em nos dar dois ouvidos. É por isto que sabemos de que direção vem o som, pois se ele vem da direita, as ondas chegam ao ouvido direito uma fração de um segundo antes de alcançar o ouvido esquerdo, e o mesmo ocorrendo em situação inversa.
A RESPIRAÇÃO.
Quando você respira, você força  a entrada de ar para os pulmões. O oxigênio do ar chega aos alvéolos pulmonares e destes passa para o sangue por minúsculos vasos, os capilares alveolares. Aí, o oxigênio penetra no glóbulo vermelho, ligando-se à hemoglobina, que o transporta para todo o corpo. Ao mesmo tempo, o gás carbônico, captado nas células do corpo, é levado aos pulmões, onde será colocado para fora por meio da expiração.
Curiosidades: Você tem dois pulmões, mas eles não têm a mesma forma. O da direita é mais achatado, e tem três lóbulos. O da esquerda têm apenas dois lóbulos.
Por dentro, seus pulmões parecem uma grande esponja, e todos os alvéolos juntos têm uma área 40 vezes maior do que a área da pele. Isso permite que grandes quantidades de oxigênio e gás carbônico troquem de lugar rapidamente.
Seus pulmões são protegidos pelas costelas, além de repousar sobre o músculo do diafragma. Este músculo, na verdade, é a parte mais importante do processo respiratório, pois é ele o motor que faz o trabalho  de encher os pulmões com ar fresco e expelir o ar viciado.
Quando se inspira, ocorre um aumento na caixa torácica, com as costelas movimentando-se para fora e o diafragma para baixo, o que facilita a entrada do ar nos pulmões. Na expiração, ocorre o movimento contrário.
Impressionante são os números da respiração.  Um cálculo mínimo nos mostra que, enquanto está descansando, isto é, usando bem pouco seu potencial de respiração, o homem respira l7.300 vezes cada dia. Isto dá uma média de 6 milhões de vezes por ano, e 500 milhões durante toda a vida. A mulher respira mais que o homem, cerca de 28.000 vezes por dia, ou mais de l0 milhões de vezes por ano e l bilhão de vezes se atingir a velhice. Já a quantidade de ar inspirado é quase igual para os dois, cerca de 90 mil litros por dia, ou seja, 33 bilhões de litros por ano e quase 3 bilhões de litros durante a vida.  Os cílios, minúsculos fios de mucosa que revestem as células da traquéia e dos pulmões, empurram a sujeira do ar a ser expelida, numa velocidade impressionante de l2,7 milímetros por segundo. E lembre-se: isto se estiver descansando. Não é demais?
O SONO E O NOSSO RELÓGIO INTERNO.
Já pensou sobre o que faz com que você desperte pela manhã? Talvez diga - o meu despertador. Mas mesmo quando seu despertador não funciona, você ainda acorda, e muitas vezes no tempo certo. Algumas pessoas têm a capacidade de decidirem em que tempo irão acordar, mesmo que seja bem cedo pela manha. É comum também acontecer  de acordarmos uns instantes antes do momento do despertador disparar. Como explicar isto tudo?
Os cientistas sabem ainda muito pouco sobre este assunto mas o que descobriram já é muito importante. Temos dentro de nós um relógio biológico, interno, chamado hipotálamo. Ele é uma parte do cérebro localizado bem no centro da cabeça, consistindo de um feixe de células nervosas que , provavelmente, emitem pulsações em espaços regulares como as batidas de nosso relógio. Assim fazendo, ele determina muitas das coisa que fazemos, tal como acordar pela manhã. Uma pesquisa recente feita com pardais cegos, que também possuem este relógio interno, revelou que mesmo quando os pássaros não Tenham maios de saber quando existe luz, vivem de acordo com um ritmo diário de 24 horas.
É imprescindível dizermos aqui que  de acordo com cientistas da Universidade de Harvard,  somos biologicamente construídos para ir dormir quando escurece e acordar quando começa a clarear o dia.  Quando porém, vamos de encontro a este relógio natural, pagamos com uma saúde em frangalhos, dentro de poucos  anos. Pesquisa feita com ratos revelou que  por terem eles seu horário dia e noite invertido por alguns poucos dias, o período de sua vida foi encurtado  em 20% como resultado desta inversão anormal ao seu organismo. Também ocorre que quando o relógio cerebral de animais é danificado, seu sono torna-se confuso, e assim, estes irão dormir irregularmente durante o dia ou a noite, e não mais terão qualquer ritmo em sua vida diária.
* Cuide de sua saúde dormindo como mandam as leis da saúde física. Lembre-se que  33% do seu dia deve ser gasto dormindo. Um homem de 60 anos deve ter dormido 20 anos initerruptamente!
A MANUTENÇÃO DE NOSSA SAÚDE.
É incrível como Deus criou formas para manter nossa saúde em perfeito estado. Algumas delas nós já falamos aqui, mas eu quero mencionar mais  uma.
Há bilhões e bilhões de bactérias em nosso mundo. Não sabemos ao certo se são plantas ou animais. Mas,  importante é considerarmos o número imensamente grande de bactérias que nos mantém vivos, tornando nossa vida feliz por combater aquelas que tentam arruinar nosso corpo. Você talvez não imagina mas, milhões e milhões de bactérias vivem em nosso tubo digestivo e não apenas auxiliam a digestão, como também produzem vitaminas para o corpo. A maioria vive nos intestinos e são chamadas de “flora intestinal”.  As bactérias que vivem em nosso tubo digestivo fabricam vitamina B para seu próprio uso, mas, como fabricam muito mais do que precisam, ainda sobra grande quantidade para nós.       
NOSSO CÉREBRO.
Ainda sabemos muito pouco sobre o cérebro mas o que sabemos já é por demais maravilhoso.
Operando por corrente elétrica, o cérebro está em permanente contato com o resto do corpo. Ele contém milhões de células nervosas, que se ligam umas às outras e com todos os nervos. Chegam a ter 200 mil ligações com células vizinhas, sendo que estas vizinhas podem fazer um grupo de células enviar uma mensagem como -fale!
Ele é separa em áreas especializadas, que controlam o funcionamento de partes do corpo ou coordenam movimentos e o entendimento. Possui três regiões principais: O bulbo - que controla funções vitais como a respiração e a circulação do sangue, o cerebelo - coordena os músculos e controla a postura, e o lóbulo frontal (chamamos de testa) - onde ocorrem os pensamentos conscientes. Quando acordado, você está consciente- sabe o que faz. Quando dormindo, seu cérebro consciente paralisa-se, e outras partes continuam o trabalho de mantê-lo vivo.
Há l trilhão de células nervosas no nascimento, mas este número decresce á medida que envelhecemos, porque os neurônios morrem e não nascem outros. Fantástico também é que há mais  circuitos eletrônicos no cérebro de uma pessoa do que em todas as estações de rádio e TV que há em todo o mundo!
Alguns têm a idéia de que quanto maior a cabeça de alguém, maior sua inteligência. Se assim fosse, a baleia seria o animal mais inteligente do mundo, pois há espécies que seus cérebros chegam a pesar l0 quilos. O cérebro do homem pesa  l,5 kg, já o do elefante 5kg. Isto não significa que o elefante seja 3 vezes mais inteligente que o homem. Nem mesmo se relacionarmos  o peso de um animal com o peso de seu cérebro. O cérebro de um homem perfaz 2% de seu peso total, sendo que na mesma relação, a baleia que citamos tem três décimos de milésimos,  e um determinado macaco perfaz 6% do total de seu peso. O macaco não é mais inteligente que a baleia, nem do que o homem.
Incrível é que, quando é emitida a ordem cerebral para algum movimento do corpo- por exemplo, um aperto de mão.  O influxo nervoso é regulado pelo cérebro conforme a descarga elétrica que passa de célula para célula, mas que raramente, ou quase nunca, passam pelos mesmos caminhos de combinações entre as células. Consequentemente, a ação de apertar a mão que foi dada ocorrerá, mas há bilhões de caminhos para fazer com que esta mesma ordem seja dada ao cérebro para que se torne em ação. Há um universo  inteiro de possíveis combinações para pensar, agir, ver cheirar, ouvir e sentir.
Muito tem-se dito querendo comparar o cérebro a um computador. Mas, se planejássemos construir um computador com o poder do cérebro humano, este teria como já dissemos, mais fios  e circuitos do que todas as estações de rádio e TV do mundo todo. Precisaria de um prédio tão grande para acomodá-lo, necessitaria de todo o rio Amazonas para refrigerá-lo, mas mesmo assim não saberia ainda escolher o que faria depois do culto de sábado. O computador jamais poderá decidir o que fazer, mesmo sendo tão potente!
Antes de passar para o mais impressionante traço da estrutura física do homem gostaria de deixar com você as últimas curiosidades de nosso maravilhoso organismo:
- Temos 97000 quilômetros de veias, artérias e vasos capilares. Se fossem alinhadas, elas dariam duas voltas e meia ao redor da Terra.
- Uma criança nasce com 350 ossos, mas quando ficar adulta, terá apenas 206 pois eles se fundirão. No total, o esqueleto humano pesa apenas 9 quilos, e a região do corpo que mais têm ossos é a cabeça: 29.
- O corpo humano possui cerca de 5 milhões de pêlos, l50 000 em forma de cabelos. São renovados em média a cada 4 anos. Os fios de cabelos finos crescem cerca de 2,5 centímetros a cada 2 meses, e os grossos levam o dobro do tempo. Cada olho possui mais de 200 cílios, que duram de 3 a 5 meses. Depois disto caem.
- As unhas crescem continuamente, em ritmos diferentes: as das mãos aumentam de tamanho 2 vezes mais rápido que a dos pés- 4 centímetros por ano.
- Nossa pele mede cerca de 2 metros quadros, e pesa quase 3 quilos. As impressões digitais se formam no útero, 6 a 8 semanas antes do nascimento, tornando-nos únicos em meio a tantos similares.



ENCARAMOS NOSSA VIDA. OLHE MELHOR PARA AS BENÇÃO QUE VOCÊ RECEBEU.
A VIDA É MUITO SIMPLES. BASTA SABER LEVÁ-LA DA MANEIRA CORRETA. Basta voar um pouco cada dia. Assim foi que os grandes homens deram seus maiores vôos.
* O primeiro vôo de Santos Dumont durou 21 segundos, a bordo do 14 Bis, a 23/10/1906. Eram 4 horas da tarde, no campo de Bagatelle. O 14 Bis voou a 3 metros de altura e percorreu uma distância de 60 metros. Um ano depois ele inventou o relógio de pulso. Não é preciso voar muito alto, ou percorrer muitos km para se realizar um sonho. Basta voar uns poucos centímetros a cada  dia.
PENSAMENTOS
Que suas riquezas consintam não na abundância de suas posses, mas na pequena quantidade de seus desejos (Anônimo).
A Bíblia ensina a nos contentarmos com o que temos, mas nunca com o que somos. J. Blanchard.
A melhor riqueza é não desejar riquezas. Thomas Brooks.
A pessoa santificada é a única satisfeita no mundo. Willian Gurnall.
Não almejes o que ultrapassa a tua capacidade. Esopo.
Se o homem pudesse realizar a metade dos seus desejos, dobraria os seus problemas. Benjamin Franklin.
Quem é pobre de desejos é rico de contentamento. Maciel Monteiro.
A grande maioria dos homens considera-se infeliz, não pelo que realmente lhes falta para poderem viver, mas por não possuir tudo quanto imaginam. Constâncio Vigil.
Apelo: Agradeça a Deus pelo que você tem. Contente-se pelo que é. Seja feliz por estar aqui.




INTIMAÇÃO JUDICIAL PARA VOCÊ

Alguma vez na vida você já recebeu uma intimação judicial? Uma convocação especial para comparecer diante do juiz de sua cidade? Pois se nunca foi saiba que logo comparecerá, não diante de algum júri humano, mas perante o Legislador de todo o Universo. E então, como será? Vejamos.
- Êxo. 25.8- Deus ordenou a Moisés a construção de um tabernáculo. Um santuário.
- Que é um santuário?  Qualquer lugar considerado como habitação da divindade, ou que seja ocupado pela divina presença. – Webster.
- Como era o santuário construído por Moisés no deserto?
De 20 m de comprimento por 6m de largura e 6m de altura.
Era dividido por um véu em 2 compartimentos: o lugar santo e o santíssimo.
Tinha a frente voltada para o Este. Possuía um pátio, marcado por cortinas, no qual estava o altar de ofertas, que ficava bem no meio do seu espaço total.
Cada peça do mobiliário tinha sua significação espiritual.
Altar de ofertas, no pátio- o Calvário, onde Jesus morreu por nós.
A bacia, onde os sacerdotes se lavavam, entre o altar e a porta do santuário- purificação dos pecados.
O castiçal de ouro, á esquerda da entrada- Jesus, a Luz do mundo.
A mesa dos pães, à direita da entrada- Jesus, o Pão da vida.
O altar de incenso, à frente do santíssimo- o altar da família, o lugar onde oramos. O incenso, nossas orações.
A arca, no santíssimo, com as tábuas dos 10 mandamentos, o propiciatório onde podia ser vista a presença de Deus, e os 2 querubins com as asas estendidas- o trono de Deus entre os homens.
Os véus, de cores azul, púrpura e escarlata, trabalhados a fios de ouro e prata com querubins desenhados- representavam a côrte angélica, que vive para servir os homens.
- Arão e seus filhos foram escolhidos para dirigirem o santuário e seus serviços. Êxo. 28.1-3.
- E a tribo de Levi foi escolhida para ajudá-los nestas tarefas. Núm. 18.2.
- Eram apresentados vários tipos de sacrifícios no templo. Núm. 28.1-8.
a)  O sacrifício da manhã e da tarde.
b) A oferta pelos pecados conscientes de cada pecador.
c)  As ofertas especiais- para os sábados, luas novas, solenidades especiais, por um sacerdote, por um príncipe, etc.
d) A mais importante- a do dia da expiação, 1 vez ao ano.
- Todos estes pecados eram transferidos do pecador para o santuário. Núm. 18.1. Era necessário então que fosse purificado.
- Lev. 16. 29-31. No décimo dia do sétimo mês, 10/7/,  todo o povo de Israel parava suas tarefas. Todos se consagravam a Deus. Ficam todos fora do santuário esperando acontecer todas as solenidades prescritas. O povo levava 2 bodes ao sacerdote. Este lançava sorte para ver quem seria sacrificado e quem seria desterrado. Um era sacrificado- representando Jesus, aquele que tomou nosso lugar na cruz. O sumo sacerdote pegava seu sangue, entrava no santíssimo, e pedia para que Deus perdoasse todo o povo. Depois saía e abençoava o povo, mostrando a aprovação divina. O segundo bode era amaldiçoado e levado ao deserto, para morrer de fome ali. Representava Satanás, o co-autor de todos os pecados cometidos no mundo, que finalmente será preso durante o milênio, e destruído por Deus logo após este grande período.
O Santuário Celestial.
- Moisés copiou o modelo terrestre de um modelo pré-existente, celeste. Heb. 8.1-5.
- Jesus é o sumo sacerdote celestial, oficiando ali em nosso favor, como Arão fazia por Israel. Heb. 9.1-5 e Atos 7.55-56. Heb. 9.12.
- Um dia, este santuário para onde nossos pecados são transportados, precisa ser limpo também, como acontecia com o terrestre. Quando seria isto? Dan. 8.14.
- Um dia profético vale um ano. Ezeq. 4.6.
- Quando começaram estes anos? Dan. 9.24-27.  Na ordem da reconstrução de Jerusalém. Três decretos foram dados a este respeito: o de Ciro, em 536 AC. Esdras 1.1-4;  o de Dario, em 519 AC. Esdras 6.1-12;  o de Artaxerxes, em 457 AC. Esdras 7. Este último é o único dos 3 que pode ser considerado como uma resposta à idéia de “restaurar e construir Jerusalém”. Os outros 2 eram apenas ordens, mas este foi ação.
- Entendendo o período:
a) o período seria feito de 2.300 anos, começando em 457 AC.
b) dos 2.300 dias (anos), 490 (70 semanas- são 7 dias X 7 semanas = 490 dias) foram separados para os judeus como nação; os outros 1810 anos ser-lhes-iam dados como indivíduos, bem como o seriam também  a outros.
c) 49 anos (7 semanas X 7 dias = 49 dias) seriam para o início da construção de Jerusalém. Isto é, de 457 a 408 AC.
d) Os demais 434 anos ( 62 semanas X 7 = 434 dias) iriam de 408 AC. a 27 DC. Neste anos viria a unção do Messias- o batismo de Jesus.
e) 7 anos ( 1 semana X 7 dias = 7 dias) iria de 27 a 34 DC. Jesus foi batizado em 27, crucificado em 31 e em 34 DC o evangelho foi esparramado por todo o mundo.
f) O período termina então em 1844, quando o santuário foi purificado.
- Que mensagem seria pregada por este tempo? Apoc. 10. A do juízo divino. E foi o que ocorreu. Por volta de 1830-1840, dezenas de pregadores em todo o mundo à semelhança de Guilherme Miller, pregaram a todos os que encontraram que era hora do juízo divino.
O juízo divino.
- Atos 17.31, 24.25, Rom. 14.10- mostram a realidade de um juízo ao qual teremos de comparecer.  - A cena do juízo. Dan. 7. 9-10.
- Dan. 7.13-14- Jesus entrou no santíssimo para realizar o julgamento.
- A norma do juízo: a Lei de Deus. Tia. 1.25; 2.8-12.
- Os livros que são abertos são:
a)  o Livro da vida. Êxo. 32.32, Apoc. 3.5.
b) o livro de memórias. Mal. 3.16. Nele estão registradas as boas ações dos que temem ao Senhor. Suas palavras de fé, seus atos de amor, toda tentação resistida, todo mal vencido, toda palavra de terna compaixão que proferiram. E todo ato de sacrifício, todo sofrimento e tristeza, suportado por amor a Cristo.
c)  o Livro da morte. Este contém as obras más dos ímpios. Todos os pecados dos homens, os seus propósitos e intuitos secretos.
- Ao abrirem-se os livros, é passada em revista perante Deus a vida de todos os que creram em Jesus. Neste juízo são estudados apenas a vida daqueles que professaram aceitar a Jesus.
- Aceitam-se nomes, e rejeitam-se nomes. Quando alguém tem pecados que permaneçam nos livros de registro, para os quais não houve arrependimento nem perdão, seu nome será omitido do livro da vida, e o relato de suas boas ações apagado do livro memorial. CS 522-523.
- Já os nomes dos justos são registrados para a salvação, no livro da vida. Mat. 10. 32-33.
FONTE: Princípios de vida, pp. 227-262. CPB.



SANTUÁRIO CELESTIAL- NÃO HÁ MAIS CORTINA
Cortina de Ferro
Expressão criada, em 1946, pelo primeiro-ministro inglês Winston Churchill , para designar a política de isolamento adotada pela União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS) e seus estados-satélite após a I Guerra Mundial. Durante um discurso nos EUA, Churchill declara que: "De Stettin, no Báltico, até Trieste, no Adriático, uma cortina de ferro desceu sobre o continente". Inicialmente, a Cortina de Ferro é formada pelas Repúblicas da Rússia, Armênia, Azerbaidjão, Belarus, Estônia, Geórgia, Cazaquistão, Quirguízia, Lituânia, Letônia, Moldávia, Tadjiquistão, Turcomênia, Ucrânia, Uzbequistão e os estados-satélite: Alemanha Oriental, Polônia, Tchecoslováquia, Hungria, Bulgária e Romênia. Todos sob o estrito controle político e econômico da URSS. Em 1955 unem-se militarmente por meio do Pacto de Varsóvia. O bloco se desfaz definitivamente em 1991, com a dissolução da URSS.
* Façamos uso do privilégio que temos. A cortina que nos separava dEle já foi aberta. Acheguemo-nos confiantes ao Seu trono de misericórdia, já.
Pr. MARCELO AUGUSTO DE CARVALHO SP 1998

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

HISTÓRIAS DA BÍBLIA POUCO CONTADAS - Adoração Infantil 2007

44. O VERDADEIRO FILHO PRÓDIGO CONHEÇA MAIS: Lucas 15:11-32. OBJETIVO: Apreciar e agradecer sempre, as bênçãos que Deus provê cada dia. DISPOR DE: Um jovem vestido ao estilo antigo, porém com roupas elegantes, simulando ser rico. Que ele conte a história. HISTÓRIA: Quantos já escutaram a história do filho pródigo? Aquele filho que foi para muito longe, gastou tudo e logo voltou arrependido ao lar! Muitas vezes, é ensinado que esse é o “filho pródigo”. Mas quero compartilhar com vocês, a outra parte desta história. O filho pródigo não foi só o que foi embora, mas também o que ficou. Como é isso? Escutem bem. “Pródigo” significa: o que tem tudo. E esse finalmente, fui eu que fiquei. É certo que meu irmão fez algo muito errado. Pediu sua parte da herança, quando nosso pai estava ainda vivo. Isso era uma afronta. Era como dizer a um ancião que queria que ele já estivesse morto, para poder gozar da herança que era simplesmente o que meu pai tinha guardado, depois de to

JOGRAL - ENCHEI-VOS DO ESPÍRITO

Todos - Enchei-vos do Espírito! 1,2 e 3 - Enchei-vos, enchei-vos!  4 - Não é um pedido. 5,6 - É uma ordem! 2 - Mas como poderei me encher do Espírito se passo o dia todo reclamando? Todos - Pare de reclamar! 4,5 e 6 - Graças a Deus, comece a dar! Todos - Agradeça! Dê graças! Diga obrigado! 1 - Obrigado pelo dia! 2 - Obrigado pela salvação! 3 - Dou graças pela família! 4 - Dou graças pelo pão! 5 - Agradeço a Tua companhia! 6- Agradeço a Tua proteção! Todos - Enchei-vos do Espírito! Falem uns com os outros em Salmos, assim: 1 - Os céus proclamam a glória de Deus e o firmamento anuncia as obras de Suas mãos! 2 - O Senhor é a nossa Luz e a nossa Salvação! 3 - A Ti elevamos a nossa alma! 4 - O Senhor é a nossa Rocha, o nosso Libertador! 5 - Esperamos com paciência no Senhor! 6 - O Senhor é a Fortaleza da nossa vida: a quem temeremos? Todos - Enchei-vos do Espírito cantando! 1,2 - Cantando e louvando! 3,4 - Louvando de coração ao Senhor!

ATIVIDADES BÍBLICAS - DAVI

ILUSTRAÇÕES QUEBRA CABEÇA DESENHO PARA COLORIR AJUDANDO AS PESSOAS ENCONTRE AS DIFERENÇAS FAÇA VOCÊ MESMO ENIGMA LABIRINTO