Pular para o conteúdo principal

Pessoas Feridas


Pessoas Feridas

adaptado de Darleide Alves (Mulheres Feridas)

Eu quero falar hoje para pessoas feridas. Algumas pessoas podem estar pensando: esta mensagem é para mim, pois eu me encontro ferido, ferida. Eu fui ferido ou ferida por algo, ou por alguém.
Entretanto, pode haver alguém aqui que pense – esta mensagem não é para mim, por que eu estou bem, não me encontro ferido ou ferida. Contudo, eu preciso dizer algo a você: todos nós somos feridos, todos fomos atingidos um dia por uma ferida chamada pecado. E essa ferida promove outra e outras tantas feridas. Por isso, esse sermão vai falar ao coração de todos aqui presente.
Nós lemos na bíblia a história de uma mulher ferida pelo pecado. Lucas 10:38-42
38 Caminhando Jesus e os seus discípulos, chegaram a um povoado, onde certa mulher chamada Marta o recebeu em sua casa.
39 Maria, sua irmã, ficou sentada aos pés do Senhor, ouvindo-lhe a palavra.
40 Marta, porém, estava ocupada com muito serviço. E, aproximando-se dele, perguntou: "Senhor, não te importas que minha irmã tenha me deixado sozinha com o serviço? Dize-lhe que me ajude! "
41 Respondeu o Senhor: "Marta! Marta! Você está preocupada e inquieta com muitas coisas;
42 todavia apenas uma é necessária. Maria escolheu a boa parte, e esta não lhe será tirada".
Qual é o nome da mulher ferida pelo pecado, mencionada aqui? Se você pensou em Maria, sim, Maria era uma pecadora, mas já não estava mais ferida. É fácil pensarmos em Maria e esquecermos de olhar para Marta. Lembram-se que eu disse que todos nós fomos feridos pelo pecado? Neste caso Marta também era uma pecadora, e sua atitude aqui mostra o quanto estava ferida.
Existe diferentes tipos de feridas que o pecado provoca. Algumas são visíveis como as de Maria, como as de Jó – qualquer um consegue ver, cheira mal, é insuportável. No entanto, existem outras feridas ocultas, mais discretas, como as de Naamã e como as de Marta. Estão lá escondidas embaixo de um lindo uniforme, embaixo de um título importante, embaixo de uma mulher prendada e cheia de qualidades, e ninguém consegue ver. As feridas de Maria eram conhecidas de todos, mas as feridas de Marta, estavam escondidas. Ela era uma mulher tão valorosa, tão prestativa, mas estava ferida! Se não reconhecermos o quanto estamos feridos, não conseguiremos obter a cura, o bálsamo que somente Jesus nos oferece.
Hoje aqui nós temos essas duas classes de pessoas: temos as Marias – pecadoras, que todos olham, e sabem que são pecadoras; e temos as Martas – bem vestidas, quem sabe de terno e gravata, devolvem o dízimo, dão ofertas, não faltam aos cultos, cantam, pregam, tem cargos importantes, parecem perfeitas, mas são pecadoras e estão feridas também. E, talvez, estejam mais feridas pois não conseguem reconhecer o quanto precisam da graça de Jesus!
Vamos entender um pouco mais das feridas de Marta e, quem sabe, reconhecer nossas próprias feridas. Nos versos que lemos, podemos observar que a primeira ferida de Marta era a ansiedade. Marta havia colocado sobre seus ombros tantas tarefas, as quais tomavam todo o seu tempo. Assim não sobrava tempo para a melhor parte – estar aos pés de Jesus. Muitos de nós temos uma agenda a qual anotamos os nossos compromissos. Eu mesma sou uma pessoa que não consegue viver sem uma agenda, quer seja física, quer seja virtual. Mas, repare que, todos os compromissos da agenda, foram anotados por quem? Por nós mesmos! Nós escrevemos os nossos próprios compromissos, mas depois que foram escritos, eles passam a nos dominar nos escravizar. Nós abarrotamos nosso dia a dia com tarefas que nos sobrecarregam e por não conseguir cumpri-las, isso gera em nós a ansiedade, que tanto nos fere. Na busca desenfreada por cumpri todas as nossas tarefas, deixamos de lado a melhor parte: estar aos pés de Jesus! Ás vezes pensamos que se eu não fizer isso ou aquilo ninguém vai fazer por mim, se eu não tomar à frente as coisas não acontecem. Deixa eu te dizer uma coisa, as coisas não vão acontecer se você estiver à frente, as coisas só acontecem, se Jesus estiver à frente, então não coloque nada à frente de Jesus. Colocamos várias coisas como prioridade em nossa vida, nosso cônjuge, nossos filhos, nossa família, o trabalho, o estudo..., mas, o que Jesus disse para Marta, existe uma única prioridade: estar aos pés de Jesus. Quando estamos distraídos correndo atrás de outras coisas, perdemos de vista a única pessoa que realmente importa. Pare de tentar encontrar uma solução para tudo, você não conseguirá encontrá-la fora de Jesus. Tudo o mais é apenas paliativo. Você está buscando conquistar coisas para preencher um vazio que só será preenchido com Jesus.
Segunda ferida de Marta: o orgulho. Marta se achava melhor do que Maria e por isso se via no direito de reivindicar ajuda. O interessante é que Marta não tinha tempo para Jesus, mas quando precisou reivindicar suas queixas, ela imediatamente arranjou um tempo. Muitas vezes, nos aproximamos de Deus e queremos exigir uma ação, uma resposta. E dizemos: se fulano tem um carro, porque eu não posso ter? Se beltrano consegui uma casa, por que eu não consigo? Se até fulano consegui isso ou aquilo.... Essas expressões denotam que nos consideramos superiores aos demais e nos impedem de enxergarmos as próprias feridas. Marta era a irmã que nunca saíra de casa e não fizera nada de errado, e, em seu coração, se achava mais justa que Maria. E nós, conscientemente ou não, nos achamos superiores a muita gente pecadora. Olhamos para nossos vizinhos, ímpios, infiéis, e nos perguntamos, por que eles prosperam tanto, por que eles tem tudo o que desejam, e eu não. Repetidamente alimentamos esses maus pensamentos. O que nós precisamos é estar aos pés de Jesus, por quê? Porque temos feridas, e as nossas feridas não serão curadas com nenhuma outra coisa que tivermos, nem por nenhuma outra pessoa, a não ser por Jesus. temos de parar de olhar para a vida de outras pessoas e procurar ter um relacionamento com o único que nos cura: Jesus.
Terceira ferida de Marta: as reclamações! Jesus, não te incomodas ver que minha irmã não está me ajudando? Ah Jesus, será que você não consegue ver o quanto Maria está me ferindo? Sabe queridos, muitas vezes nos tornamos queixosos diante de Deus, pois acreditamos que temos reivindicações justas quanto ao comportamento de outras pessoas. Então, nos aproximamos de Jesus com nossas queixas. Ah Senhor, o meu marido não me ajuda! Ah Senhor, minha esposa vive reclamando, eu não aguento mais! Ah Senhor, meus filhos me tiram do sério! Ah Senhor, meu patrão é insuportável! Ah Senhor, meus pais não me deixam fazer nada do que eu gosto! Era justo o que Marta estava pedindo? Sim, Maria, como sua irmã, deveria estar ajudando-a. E por que ela não o fez? Porque ela era uma pessoa ferida! O que temos que entender é que, as pessoas que nos magoam, o fazem porque são pessoas feridas! Feridas pelo pecado! 
Você está ferida por causa das coisas que andam dizendo a seu respeito? Seu cônjuge o magoa, o fere? Sim, porque ele ou ela está também ferido pelo pecado. Você entende que somos feridos até pelas pessoas que mais amamos, mas isso não é intencional, é uma consequência do pecado que se alastrou em nosso planeta. Portanto, ao invés de nos lamentarmos pelo que outras pessoas nos fazem, deveríamos entendê-las, amá-las e orar por elas. Marta poderia olhar para Maria e entender o quanto ela pecou, e saber que ela, mais do que ninguém, precisava estar aos pés de Jesus. Mas, o pouco tempo que Marta conseguiu tirar da sua rotina afadigada para falar com Jesus, ela simplesmente veio para reclamar!
Queridos, nós não podemos impedir que as pessoas nos firam, mas nós conseguimos escolher como vamos reagir a essas feridas! Vamos murmurar e reclamar, ou vamos orar por essas pessoas pecadoras. A escolha é nossa! Não estou dizendo que é fácil não nos deixarmos ferir por outras pessoas. Para isso temos que fazer uma escolha: não nos importarmos com o que as outras pessoas pensam de nós!
Leia comigo
Convidado por um dos fariseus para jantar, Jesus foi à casa dele e reclinou-se à mesa. Ao saber que Jesus estava comendo na casa do fariseu, certa mulher daquela cidade, uma ‘pecadora’, trouxe um frasco de alabastro com perfume, e se colocou atrás de Jesus, a seus pés. Chorando, começou a molhar-lhe os pés com as suas lágrimas. Depois os enxugou com seus cabelos, beijou-os e os ungiu com o perfume.
Nestes versos, como as pessoas se referiam a Maria? Pecadora! Ela era conhecida como pecadora, quando ela andava na rua, todos apontavam para ela e diziam, lá vai a pecadora! Mas Maria escolheu não se importar com o que as pessoas diziam sobre ela, por que a pessoa mais importante de sua vida, lhe havia dito: eu não te condeno! Seu cônjuge te ofende, pense nele como Jesus pensa, com amor. Seu chefe te humilha? Olhe para ele como Jesus olharia, com olhar de misericórdia, de perdão. Se tivermos em mente que a única opinião importante é o que Jesus pensa de nós, as opiniões alheias não conseguirão nos ferir! As pessoas que nos magoam, o fazem porque são pecadores, a ferida do pecado as leva a nos ferir também, mas você pode escolher não permitir ser ferida por essas pessoas! Como conseguimos isso? Nos lançando aos pés de Jesus! Maria, não quebrou apenas o vaso de alabastro, ela quebrou também seu coração! Maria rendeu-se completamente ao Salvador a ponto de não mais se ferir com as acusações, com os julgamentos, com as pedras que outros a lançavam. Ela aprendeu a ouvir apenas a voz de Deus: eu também não te condeno!
Então você poderá, a esta altura estar pensando: é fácil falar, mas você não sabe o que eu estou passando neste momento! Você não sabe a dor que eu estou carregando no meu peito! Acompanhe então mais esta leitura bíblica: João capítulo 11
1. Havia um homem chamado Lázaro. Ele era de Betânia, do povoado de Maria e de sua irmã Marta. E aconteceu que Lázaro ficou doente.
21. Disse Marta a Jesus: "Senhor, se estivesses aqui meu irmão não teria morrido.
32. Chegando ao lugar onde Jesus estava e vendo-o, Maria prostrou-se aos seus pés e disse: "Senhor, se estivesses aqui meu irmão não teria morrido".
Qual das duas irmãs estava passando por dificuldades? As duas. Qual foi a diferença entre elas? Marta, mais uma vez, encontrou-se com Jesus para reclamar, enquanto que Maria, ao ver Jesus, lança-se aos seus pés.
Marta reclama. E nós muitas vezes reclamamos. Ah Senhor, se tu estiveste aqui meu cônjuge não teria me abandonado, ah Senhor se tu me amasses meu filho não teria saído da igreja, ah Senhor, se tu me ouvisses eu não estaria desempregado, eu não estaria enfermo, eu não estaria ferido. Não é o amor de Deus que define o quanto de problemas você terá, por que Jesus amava a Lázaro, mas mesmo assim, ele morreu. O que define a quantidade de problemas que você vai enfrentar, não é o amor de Jesus, mas sim o pecado. Não pense que Deus está te castigando por seus erros. É o pecado que te fere, é o pecado que te magoa, é o pecado que leva embora as pessoas que você ama, é o pecado que causa tanta dor, tanta lágrima, tantas feridas. E você não pode impedir que os problemas cheguem, mas você pode escolher como reagir a eles. Marta reclamava, enquanto Maria se lançava aos pés de Jesus!
O apóstolo Paulo certa vez orou ao Senhor suplicando que lhe tirasse um espinho que ele carregava, mas o Senhor disse não, a minha graça é tudo o que você precisa! O apóstolo então, não questionou o amor de Jesus por ele, ao contrário, ele disse: tudo bem, então eu me alegro também com as fraquezas, os insultos, os sofrimentos, as perseguições e as dificuldades pelos quais passo. Porque todos esses problemas não eram causados pela falta de amor da parte de Deus, mas foram causados pelo pecado. Quando colocamos as outras coisas no seu devido lugar, e deixarmos Deus ocupar o seu lugar de direito no nosso coração, as outras coisas não irão mais nos ferir. Se acreditamos que Deus é tudo para nós, então devemos acreditar que as outras coisas não são nada. Deus pode resumir a nada nossas feridas, ansiedades, preocupações, mágoas, tristezas, desilusões, amarguras, se tão somente deixarmos que ele seja o nosso tudo.
Marta e Maria perderam o irmão, Marta e Maria estavam sofrendo, Marta a Maria estavam igualmente feridas, o que fez a diferença foi a atitude de cada uma diante das feridas. Todas as vezes que nos encontramos com Maria, ela simplesmente está prostrada aos pés de Jesus! A pessoa que recebe a melhor parte, não é aquela que é bem-sucedida no trabalho, não é a mais bonita ou elegante, não é a mais inteligente, não é a mais rica, e sim, a que se lança aos pés de Jesus. Essa tem a melhor parte, e não lhe será tirada. Somente essas pessoas tem suas feridas restauradas. Maria sabia que se ela não estivesse aos pés de Jesus, ela não encontraria paz, o respeito, ela não seria curada, transformada, sarada. Renda-se a Jesus. Pare de dizer: eu me entregarei a Jesus quando meu cônjuge voltar, quando minha doença for curada, quando meu filho vier para a igreja, quando eu conseguir um emprego. Largue-se aos pés de Jesus agora mesmo, apesar de todas as suas feridas, mágoas, dores, problemas, depressão.
Algumas vezes passaremos por situações as quais parecerão insuportáveis. Maria também passou por momentos assim. Leiamos
Disse ele: "Mulher, por que está chorando? Quem você está procurando? " Pensando que fosse o jardineiro, ela disse: "Se o senhor o levou embora, diga-me onde o colocou, e eu o levarei".
Jesus lhe disse: "Maria! " Então, voltando-se para ele, Maria exclamou em aramaico: "Rabôni! " ( que significa Mestre ).
No meio de tanta lágrima, dor e sofrimento, Maria momentaneamente, não conseguiu enxergar a Jesus, contudo, Ele nunca deixou de estar ao seu lado. Maria encheu os próprios olhos de lágriams. Nossas piores feridas não são as que os outros nos fazem, mas aquelas que nós mesmos nos impomos. Jesus havia predito sua morte, mas seus seguidores não quiseram ouvir. Quantas vezes Jesus nos adverte do pecado, mas não escutamos e nos ferimos. Muitas vezes nossas feridas sangram e roubam as nossas forças, mas ainda que você não tenha mais energia, ainda que você não conseguia dizer nada para Jesus, simplesmente prostre aos seus pés e fique ali em silêncio, quem sabe apenas chorando, porque ele entende as suas lágrimas. E Jesus vai fazer tudo aquilo que ele sabe fazer, e se há uma coisa que Ele sabe fazer é curar as suas feridas. Enxugar dos olhos as nossas lágrimas.
Infelizmente, as vezes nós mesmos não queremos ser curados e pensamos que não somos dignos do amor de Deus. Jesus nos perdoa e cicatriza as nossas feridas, mas nós vamos lá e abrimos as cicatrizes, não nos perdoamos, insistimos em nos lembrar de pecados os quais Jesus já esqueceu. Somos nossos piores algozes.
Deixe que Jesus cure suas feridas: deixe que ele cure sua ansiedade, sua depressão, suas preocupações, suas mágoas, seus medos. Pare de pensar na sua doença, pare de pensar no que provocou a sua doença, pare de pensar nas suas feridas e nas pessoas que te feriram, te abandonaram, te decepcionaram ou te magoaram. E, principalmente, pare de ferir-se a si mesmo. Pare de ver-se coitadinho, miserável, infeliz.
Permita que o Espírito Santo encontre um lugar em seu coração, e que se necessário for, ele quebre seu coração em pedaços, esse coração ansioso, pecador, ferido pelas coisas que você mesmo arrastou para sua história, que o Espírito quebre todas as coisas que te distraem e rouba o tempo daquilo que é importante: permanecer aos pés de Jesus, ouvir Sua palavra. Deixe Jesus assumir o lugar que é dele, e que ninguém ou nada roube esse lugar. Somente assim você conseguira colocar as outras coisas (enfermidades, dores, decepções, mágoas, perdas) em seu devido lugar. Quando Jesus nos cura, nos transforma, tudo aquilo que provocou nossas feridas, passam a não ter mais nenhum sentido. Quando nos lançamos aos pés de Jesus nossa dor diminui e nossas feridas param de sangrar. Somente assim, as suas feridas cicatrizam e você passa a viver uma vida curada, e as pessoas ao seu redor passarão a sentir o cheiro da fragrância do bálsamo de uma vida restaurada.  


melvi – náutica -  

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

HISTÓRIAS DA BÍBLIA POUCO CONTADAS - Adoração Infantil 2007

44. O VERDADEIRO FILHO PRÓDIGO CONHEÇA MAIS: Lucas 15:11-32. OBJETIVO: Apreciar e agradecer sempre, as bênçãos que Deus provê cada dia. DISPOR DE: Um jovem vestido ao estilo antigo, porém com roupas elegantes, simulando ser rico. Que ele conte a história. HISTÓRIA: Quantos já escutaram a história do filho pródigo? Aquele filho que foi para muito longe, gastou tudo e logo voltou arrependido ao lar! Muitas vezes, é ensinado que esse é o “filho pródigo”. Mas quero compartilhar com vocês, a outra parte desta história. O filho pródigo não foi só o que foi embora, mas também o que ficou. Como é isso? Escutem bem. “Pródigo” significa: o que tem tudo. E esse finalmente, fui eu que fiquei. É certo que meu irmão fez algo muito errado. Pediu sua parte da herança, quando nosso pai estava ainda vivo. Isso era uma afronta. Era como dizer a um ancião que queria que ele já estivesse morto, para poder gozar da herança que era simplesmente o que meu pai tinha guardado, depois de to

JOGRAL - ENCHEI-VOS DO ESPÍRITO

Todos - Enchei-vos do Espírito! 1,2 e 3 - Enchei-vos, enchei-vos!  4 - Não é um pedido. 5,6 - É uma ordem! 2 - Mas como poderei me encher do Espírito se passo o dia todo reclamando? Todos - Pare de reclamar! 4,5 e 6 - Graças a Deus, comece a dar! Todos - Agradeça! Dê graças! Diga obrigado! 1 - Obrigado pelo dia! 2 - Obrigado pela salvação! 3 - Dou graças pela família! 4 - Dou graças pelo pão! 5 - Agradeço a Tua companhia! 6- Agradeço a Tua proteção! Todos - Enchei-vos do Espírito! Falem uns com os outros em Salmos, assim: 1 - Os céus proclamam a glória de Deus e o firmamento anuncia as obras de Suas mãos! 2 - O Senhor é a nossa Luz e a nossa Salvação! 3 - A Ti elevamos a nossa alma! 4 - O Senhor é a nossa Rocha, o nosso Libertador! 5 - Esperamos com paciência no Senhor! 6 - O Senhor é a Fortaleza da nossa vida: a quem temeremos? Todos - Enchei-vos do Espírito cantando! 1,2 - Cantando e louvando! 3,4 - Louvando de coração ao Senhor!

ATIVIDADES BÍBLICAS - DAVI

ILUSTRAÇÕES QUEBRA CABEÇA DESENHO PARA COLORIR AJUDANDO AS PESSOAS ENCONTRE AS DIFERENÇAS FAÇA VOCÊ MESMO ENIGMA LABIRINTO