DEPARTAMENTO DOS MINISTÉRIOS DA CRIANÇA
Pr. Ivan Samojluk
Divisão Sul-Americana da IASD Concílio – Foz do Iguaçu, PR, Brasil
Agosto de 2003
SEMINÁRIO SOBRE PREGADORES
MIRINS
Os Pregadores
Mirins têm sido uma experiência feliz em muitos lugares ao redor do mundo. Na
América do Sul estamos iniciando esta experiência e esperamos seja vitoriosa.
Este seminário propõe colocar as bases para este tipo de programa.
Para a realização
deste seminário usaremos o método utilizado por Lucas, o da investigação. Temos
dirigido e participado em diversos eventos dos Pregadores Mirins e conversado
horas com aqueles que estão dirigindo estas atividades e compartilhamos com simplicidade
estas experiências. Estes pontos são apenas um resumo do Seminário apresentado.
1.
MINISTROS DA RECONCILIAÇÃO
A Bíblia tem conceitos claros sobre o ministério. II
Coríntios 5:17-18 diz: “E assim, se alguém está em Cristo,
é nova criatura; as cousas antigas já passaram; eis que se fizeram novas. Ora,
tudo provém de Deus que nos reconciliou consigo mesmo por meio de Cristo, e nos
deu o ministério da reconciliação.”
Um “ministro” é todo aquele que é
“reconciliado” com Deus, não importando se, jovem ou criança. Para ser um
ministro do Senhor: Que sexo tem que ter? Qual a idade? Quantos dons têm que
ter? Tem que ser batizado? Tem que ter dinheiro e tempo?
E segundo o versículo 20, ademais de “Ministros” somos
“embaixadores”, sem importar a idade: “De sorte que somos embaixadores em nome de Cristo,
como se Deus exortasse por nosso intermédio. Em nome de Cristo, pois, rogamos
que vos reconcilieis com Deus”.
Ou seja; uma criança pode perfeitamente
ser “ministro de reconciliação” e um “embaixador de Cristo” tanto como o pode
ser um adulto ou um jovem.
2.
POR QUÊ PREGAR?
A.
Porque Jesus assim
ordenou.
Atos
1:8 – “Mas recebereis poder, ao descer
sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém, como em toda a Judéia
e Samaria, e até aos confins
da Terra.”
B.
Porque assim Ele
regressará.
São
Mateus 24:14 – “E será
pregado este Evangelho do reino por todo o mundo, para testemunho a todas as
nações. ENTÃO VIRÁ O FIM.” É a
condição básica.
Biblicamente a ordem é clara: a Missão
da Igreja é pregar e as crianças são parte desta missão.
3.
PROMESSAS
A.
Deus prometeu Sua
presença.
“Ide,
portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do
Filho e do Espírito Santo; ensinando-os a guardar todas as cousas que vos tenho
ordenado. E eis que estou convosco todos
os dias até a consumação do século.” Mateus 28:19-20.
B.
Deus dará as palavras.
“Por minha causa sereis levados à presença de governadores, e de reis, para lhes servir de testemunho,
e eles e aos gentios. E, quando vos entregarem, não cuideis em como, ou o que
haveis de falar, porque naquela hora vos será concedido o que haveis de dizer:
visto que não sois vós os que falais, mas o Espírito de vosso Pai é quem fala
em vós.” Mateus 10:18-20.
C.
Deus promete usar
crianças.
“E acontecerá depois que derramarei o meu Espírito
sobre toda a carne; vossos filhos e vossas filhas profetizarão, vossos velhos sonharão,
e vossos jovens terão visões.” Joel 2:28.
4.
O MÉTODO DE CRISTO – O.S.A. (Oportunidade,
Simplicidade e Adaptação)
A.
O Método de Cristo é o único que terá êxito.
“Unicamente
os métodos de Cristo trarão verdadeiro êxito.” – A
Ciência do Bom Viver, p. 143.
B.
Como era o método de Cristo?
“Falava-lhes em linguagem tão simples, que não podiam
deixar de entender. Por métodos inteiramente Seus, ajudava a todos quantos se
achavam em aflição e dor.” Evangelismo,
p. 54
O método de Cristo tinha 3(três) características
básicas:
1.
Aproveitava todas as oportunidades.
2.
Utilizava métodos
simples.
3.
Adaptava seus ensinos.
Para recordar vamos usar uma técnica – O.S.A. –
(Oportunidade, Simplicidade e Adaptação). Assim deve ser nosso trabalho no
projeto de Pregadores Mirins.
5.
AS CRIANÇAS E A BÍBLIA – ANTIGO TESTAMENTO
1.
Primeiro pregador mirim registrado: Samuel.
2.
Primeira pregadora mirim: criada de Naamã.
3.
A
criança é independente diante de Deus e pode levar uma vida
espiritual diferente de seus pais. Em Ezequiel 18:19-20 diz: “Mas dizeis: Por
que não leva o filho a iniquidade do pai? Porque o filho fez o que era reto e
justo, e guardou todos os meus estatutos e os praticou, por isso certamente
viverá. A alma que pecar, essa morrerá: o filho não levara a iniquidade
do pai, nem o pai a iniquidade do
filho; a justiça do justo ficará sobre ele, e a perversidade do perverso cairá
sobre este.
6.
AS CRIANÇAS E JESUS – NOVO TESTAMENTO
A.
Cristo como criança foi um “Pregador mirim”.
Com somente 12 anos foi encontrado por
seus pais discutindo no templo com os doutores da lei e ao ser questionado por
sua mãe com um “por que fizeste isto”, Sua resposta foi clara e serena, “não
sabiam que estou cuidando dos negócios de Meu Pai?”.
B.
Conceito de Jesus sobre as Crianças
1.
Quando Seus discípulos procuravam afastar as mães
com os filhos, Ele respondeu com o famoso “Não os impeçais”
– Mateus 19:14.
2.
E ao ensinar a humildade
necessária aos discípulos, lhes
disse que “se não fordes como crianças não podereis ver o reino dos Céus”.
C.
Um Incidente Eloquente – Mateus 21:15-16
Quando fez sua entrada triunfal em Jerusalém se estabelece
um diálogo com os sacerdotes: “Mas vendo os principais sacerdotes e os escribas as maravilhas que Jesus
fazia, e os meninos clamando: Hosana ao Filho de Davi, indignaram-se, e
perguntaram-lhe: Ouves o que estes estão dizendo? Respondeu-lhes Jesus: Sim;
nunca lestes: Da boca de pequeninos e crianças de peito tiraste perfeito louvor?”
Aqui Cristo faz alusão ao texto de Salmo 8:2 e
aplica esta promessa perfeitamente.
D.
Cristo e Sua Relação com as Crianças
A Sra. White comenta sobre o ministério de Cristo:
“Jesus sempre amou as crianças. Aceitava sua simpatia infantil, seu amor franco e sem
afetação. O agradecido louvor de seus lábios
puros era música para Seus ouvidos e refrigério para Seu
espírito quando estava oprimido pelo trato com os homens astutos e hipócritas.
Onde quer que fosse o Salvador, a benignidade de Seu rosto e Seus modos amáveis
e bondosos granjeava o amor e a confiança das
crianças”.
“Ele amava as
crianças. Nunca chegou em vão aos Seus ouvidos o mais débil clamor de
sofrimento humano. E todo aquele que assume a responsabilidade de instruir a
juventude afrontará corações obstinados e disposições perversas, e será sua tarefa
cooperar com Deus na restauração da imagem moral dEle em cada criança.
Jesus, precioso Jesus,
em sua alma havia toda uma
fonte, cheia de amor.” – FE 265, p. 209.
“É evidente que Jesus amava as
crianças, e que eles O amavam também. Apreciava seu amor sincero e seu afeto
sem artifícios. Interessava-Se por eles e os queria. Em mais de uma ocasião fez
referência às características e aos interesses das crianças a fim de ilustrar
alguma verdade espiritual”. – Ibidem, cap. 11: 16-17,
18:2-4; etc.
7.
AS CRIANÇAS E ELLEN G. WHITE
Ellen G. White é clara sobre o papel que têm e
terão as crianças na conclusão de nossa missão.
“Assim como Deus agiu por meio das crianças no tempo
do primeiro advento de Cristo, também o fez ao dar a mensagem
de Seu segundo advento. A Palavra de Deus deve cumprir-se para que a
proclamação da vinda do Salvador seja feita a todos os povos, línguas e nações.” –
O Grande Conflito, pp. 367-368
“Quando se desenvolvem as cenas finais da história
deste mundo, muitas crianças e jovens que tenham recebido uma verdadeira
educação
cristã, assombrarão as pessoas mediante o testemunho que darão da verdade com
simplicidade, mas com vigor e poder.”
“Assim nestes
últimos dias as vozes das crianças se erguerão para dar a última mensagem de
advertência a um mundo agonizante.” – EGW - Conselhos aos
Pais, Professores e Estudantes, p. 176.
“Em Sua obra como ensinador público, Cristo nunca perdeu de vista as
crianças. ... Sua presença jamais as intimidava. Seu grande coração de amor
compreendia-lhes as provações e necessidades, e encontrava satisfação em suas
singelas alegrias; tomava-as nos braços, e abençoava-as”. Idem, p. 179.
“... Jesus
ainda está a dizer: ‘Deixar os meninos, e não os estorveis de vir a Mim.’ –
Mateus 19:14 – São eles os mais suscetíveis aos ensinos do Cristianismo; têm o
coração aberto a influências de piedade e virtude, bem como forte para reter as
impressões recebidas.” – Idem, p. 180.
“Tenham em vista os membros mais
velhos da família que esta parte da vinha do Senhor necessita ser fielmente
cultivada, e decidam aplicar suas melhores capacidades no sentido de tornar
atraente o lar, e tratar com paciência e sabedoria os filhos mais novos. Há em
nossos lares pessoas jovens a quem o Senhor habilitou a dar a outrem o
conhecimento que adquiriram. Esforcem-se
elas por conservar vivas na mente as lições espirituais. E, ao ensinarem, podem
também estudar. Assim podem ser aprendizes enquanto ensinam. Novas ideias lhes
virão, e as horas de estudo serão de real prazer assim como de proveito.” – Idem, p. 160.
8.
AS CRIANÇAS E A
IGREJA
A Igreja está fazendo algo pelas
crianças? Basicamente, são 5(cinco) as
atividades que a Igreja provê para elas.
A.
A Escola Sabatina
Têm 9 (nove) divisões, 5 (cinco) das quais estão
destinadas aos menores de nossa Igreja. (Rol do Berço I e II, Jardim da
Infância, Primários, Juvenis e Adolescentes). O programa não somente contempla a educação religiosa e
a cultura bíblica, mas também uma série de atividades fora do horário da reunião
sabática. Com seu novo currículo “Elos da Graça” a necessidade de participação está mais do que satisfeita.
Uma das atividades especiais da Escola
Sabatina é a “Escola Cristã de Férias”.
A Igreja edita lições especiais para os
alunos, de cada uma das divisões, além de um Manual para os Professores das
mesmas.
Para facilitar o trabalho dos
professores, trimestralmente se realizam as “Pré-Trimestrais” que são reuniões
de capacitação com:
1.
Uma curta meditação espiritual
2.
Orientações especiais
3.
Dividem por classes
para receber orientações específicas
4.
Venda de materiais
gráficos
B.
Clube dos Desbravadores
Realiza atividades sociais, culturais e
espirituais para as crianças de nossa Igreja. Depende do Departamento dos
Jovens Adventistas.
C.
Sistema Educativo.
A Igreja tem centenas de Escolas e
Colégios Adventistas em todo o mundo.
D.
Sociedade dos Menores
Da mesma forma que existe uma
“Sociedade de Jovens” em nossa Igreja, que favorece a realização de atividades
especiais para jovens, também
existe uma “Sociedade de Menores” que
têm os mesmos objetivos para as
crianças de nossa Igreja. Não existem muitos materiais para esta atividade. Com
um pouco de incentivo, boa vontade e empenho se consegue bons resultados.
Recomenda-se fazer esta reunião no mesmo horário da reunião dos jovens.
E Departamento
do Ministério da Criança
Este departamento novo coordena os
esforços em prol das crianças de nossa Igreja. Em alguns lugares
a mesma pessoa é responsável pelas
divisões de menores
da Escola Sabatina
e as atividades especiais do
Ministério da Criança.
9.
BREVE HISTÓRIA DOS PREGADORES MIRINS
Quando começou um especial interesse
espiritual em 1800, se começou a pregar em todo o mundo com uma veemência
especial. Naturalmente, surgiu também a perseguição com uma saga especial. Os
cristãos fiéis perceberam que os perseguidores eram mais indulgentes com as
crianças do que com os adultos
Assim, surgem vários movimentos de
Pregadores Mirins. Os Pregadores Mirins dos Valdenses foram pioneiros neste
campo.
Também foram famosos os esforços dos Pregadores
Mirins da Suécia.
10.
OS PREGADORES MIRINS HOJE.
11.
OS PREGADORES MIRINS NA
DIVISÃO SUL-AMERICANA.
12.
CONSELHOS PRÁTICOS
A.
Processo de Implementação – Estratégia.
1.
Dar os Passos Administrativos.
Deve-se seguir o processo
administrativo no nível da Igreja – (Comissão). Somente quando for dado este
passo, você estará seguro para avançar. Se
a Igreja
tem organizado o departamento do
Ministério da Criança, este o deverá levar a cabo, caso contrário, poderá ser a
Escola Sabatina. É importante fixar com antecedência o limite da idade para
participar deste projeto, já que isto evitará muitos problemas.
2.
Sermão Alusivo
Determinar o dia em que este plano será
lançado para a Igreja. Pode utilizar
os capítulos 1-4 e 13 deste Seminário. Fazer promoção deste sermão com
antecedência para que todos saibam exatamente qual será o objetivo a ser atingido.
3.
Chamado para Voluntários
O sermão deve terminar com um apelo
para todos os jovenzinhos de nossa igreja que desejarem participar do projeto.
Este chamado deve ser realizado sem pressão, sendo que de 30 a 40% desistirá
mais tarde.
4.
Reunião com Voluntários – Conscientização
Depois do sermão, tenha uma reunião com
os que aceitaram o chamado. Nesta reunião deve-se fazer um resumo dos capítulos
1 a 4 e fornecer todos os dados para responder as perguntas.
5.
Reunião com os Pais – Informação
Depois desta reunião ou em outro
horário, e sem a presença das crianças, falar com os pais dando-lhes os dados que eles esperam receber, tais
como: Como serão os gastos,
quem serão os responsáveis, quem os
acompanharão quando tiverem que viajar, etc. As informações devem ser claras e precisas.
6.
Preparação – (Veremos detalhes)
Os preparativos próprios para fazer o
curso de preparação com os futuros pregadores. Os detalhes serão vistos mais
adiante.
7.
Execução – (Veremos detalhes)
Tanto
o curso de preparação como o de pregação em si,
serão vistos mais adiante.
B.
Processo de Preparação, Formação ou Capacitação.
Serão gastas entre 16 e 20 horas, no
mínimo, com classes teórico-práticas.
Escolher 3 (três) opções para a
realização destas classes:
1.
Opção Dosificada – 8 a 10 sábados,
com 2 horas cada dia.
2.
Opção Intensiva – todo o curso em
um fim de semana – retiro.
3.
Opção Mista – (Aconselhável) – 6
sábados e retiro espiritual – (6 a 8 horas).
*Cada uma delas têm vantagens e desvantagens.
C.
Execução – Programação a Seguir Em princípio, seguir a ordem:
1.
Igrejas
2.
Público em Geral – (Semana Santa)
D.
Estilos de Apresentações
A ideia não é capacitar as crianças
para que repitam com boa expressão e dicção um sermão, mas que eles façam seu sermão e o preguem com suas palavras.
Há quatro modalidades que se adaptam
especialmente para as crianças.
1.
Carrossel de Apresentações –
várias crianças – pregações curtas.
2.
Programa Ônibus – um sermão – várias participações (ler, história, etc.)
3.
Programa Trem – um sermão em vários pedaços.
4.
Tradicional – um sermão mais longo.
E.
Plano de Estudos a seguir para a Capacitação
|
F.
Esquema ou Esboço do Sermão da Criança
A Criança Sabe e Prepara
|
A Criança se Prepara Assim
|
1. Título
|
1. História
|
2. Texto
|
2. Ensinamentos
|
3. Ideia
|
3. Texto
|
4. Pergunta
|
4. Significado
|
5. Desenvolvimento
|
5. Desenvolvimento
|
6.Conclusão
|
6. Conclusão
|
G.
Processo Prático na Preparação do Sermão
A diferença do sermão dos adultos o
esquema do sermão das crianças é diferente para que sua mente possa
desenvolvê-lo facilmente. Abaixo o esquema básico:
1.
História – relato (com suas palavras) – escolhido por ele.
2.
História – tirar das lições – poucas, curtas e claras.
3.
Texto – tirar dos ensinamentos –
escolher o texto que reforce uma das lições.
4.
História – texto – conclusões – lições (do texto).
5.
História – texto ou lições – desenvolvimento – conclusões ou lições.
Praticar a autocrítica e também
ensinar-lhes a realizar uma crítica sã e equilibrada entre todos. Ter muito
cuidado pois possuem um sentido de Justiça muito claro.
13.
CD + DP
= M – (Possível Sermão para o Sábado de Lançamento)
Este
capítulo pode ser usado como esboço do sermão de lançamento
do plano. Está confeccionado especialmente para crianças, mas pode ser pregado
para adultos, sem problemas.
Em II Timóteo 1:7 diz que se necessita
de crianças “não com espírito de
covardia, mas de poder e domínio próprio”. Essas são as crianças de que o Senhor necessita.
Como se diz “criança” em diferentes países:
·
Estados Unidos - Children
·
Brasil - Garoto
·
Paraguai - Mitai
·
Uruguai - Botija
·
Vários Países - Pibe
·
Vários Países - Chico
·
Argentina - Chabón
·
Uruguai - Chiquilin
Diga: necessitamos de meninos e meninas consagrados.
Como vamos ser este tipo de meninos
e meninas de poder? Sozinhos? Ou com Deus? Vamos ver a
fórmula: CD + DP = M – significa:
UMA CRIANÇA DISPOSTA + DEUS PODEROSO = MILAGRE
Vejamos como se cumpriu esta fórmula na Bíblia:
1. Quando um ADULTO ELI SE PORTOU MAL
|
SE PORTA MAL
|
Deus usou uma CRIANÇA DEUS USOU A SAMUEL
|
2. Quando um ADULTO
OS PAIS DE MOISÉS NÃO
PODIAM SALVÁ-LO
|
NÃO PODE FAZER MAIS NADA
|
Deus usou
uma CRIANÇA DEUS USOU MIRIAN E ARÃO
|
3. Quando um ADULTO – ELISEU ESTAVA LONGE DA SÍRIA
|
ESTÁ MUITO DISTANTE
|
Deus usou
uma CRIANÇA DEUS USOU UMA CRIADA
|
4. Quando um ADULTO – NINGUÉM SE ANIMAVA A
BATALHAR
CONTRA GOLIAS
|
NÃO SE ANIMA
|
Deus usou
uma CRIANÇA DEUS USOU A DAVID.
|
5.
Quando um ADULTO – NINGUÉM TINHA NADA PARA COMER
|
NÃO TEM NADA
|
Deus usou
uma CRIANÇA DEUS USOU UM
JOVENZINHO
com 5 pães e 2 peixes
|
6. Quando um ADULTO – NINGUÉM
SABIA DO COMPLÔ – Atos 23:13-16
|
NÃO SABE DAS COISAS
|
Deus usou uma CRIANÇA DEUS USOU O SOBRINHO DE PAULO
|
“A menos que avancemos diariamente na
vivência das virtudes cristãs ativas, não estaremos em condições de reconhecer a
manifestação do Espírito Santo na chuva serôdia. Ao redor, outros corações poderão estar recebendo,
mas nós não as reconheceremos nem a receberemos.” Review and Herald,
2 de março de 1897, p. 28.
14.
QUALIDADE DOS PREGADORES MIRINS
1.
A Fé
“É visitando as pessoas, falando-lhes, orando com
simpatia com elas, seus corações serão alcançados. É o trabalho mais nobre que
podeis realizar. Mas para ele, necessita de uma fé firme e perseverante, uma
paciência incansável, um grande amor pelas almas.” – TS, Tomo V, p. 25.
“E assim, a fé vem pela pregação e a pregação pela
palavra de Cristo.” – Romanos 10:17.
2.
O Amor
“Se estais em comunhão com Cristo, amarás a cada ser
humano como Jesus ama. Sentireis para com outros o mesmo amor profundo que
Cristo sente por nós. Então podereis ganhar e não afugentar, atrair e não
repelir aqueles por quem Ele morreu.” – Extraído
do Capítulo 19 de Parábolas de Jesus, pp. 243-251.
“Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade,
fidelidade...”. - Gálatas
5:22
3.
Perseverança
“O trabalho deve ser realizado com paciência e
perseverança, e nisto se manifesta à verdadeira dedicação a Deus. Atos e não
somente palavras.” – Sings of the Times, 16 de setembro de 1886.
“... aquele,
porém, que perseverar até ao fim esse será salvo.” – Mateus
10:22.
4.
O Tato
“Temos de trabalhar individualmente como se uma
grande responsabilidade descansasse sobre nós. Temos de manifestar energia
incansável, tato e fervor nesta obra, e levar a carga, conscientes do perigo em
que estão nossos vizinhos e amigos. Devemos trabalhar como Jesus trabalhou.” – Manuscrito 79, 1886, p. 332.
“Como maçãs de ouro em salvas de prata, assim é a palavra dita a seu
tempo.” – Provérbios 25:11.
5.
A Humildade
“Em todas as partes temos de procurar oportunidades,
devemos perseverar em oração e estar sempre prontos a dar uma razão da
esperança que há em nós, com humildade e temor”. – Testimonies, Tomo VI, pp. 400-401.
“... Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes”. – Tiago 4:6.
6.
A Paciência
“...
Devemos trabalhar com ternura e
paciência pelos que não são de nossa fé, pois suas almas são preciosas
à vista de Deus. Não devemos
olhar com desprezo a ninguém. Não deve haver farisaísmo, nem justificação
própria.” – T.E.S., pp. 36-38.
“... Eis que o lavrador aguarda com paciência o precioso fruto da terra, até
receber as primeiras e as últimas chuvas...”. – Tiago
5:7.
Que Deus os abençoe neste empreendimento.
CAPÍTULOS 9 A 14 PARA PREGADORES MIRINS
9.
BREVE HISTÓRIA DE PREGADORES MIRINS. – Igual aos dos Líderes.
10.
PREGADORES MIRINS HOJE. – Igual aos dos Líderes.
11.
PREGADORES MIRINS NA DIVISÃO SUL-AMERICANA. – Igual aos dos
Líderes.
12.
CONSELHOS PRÁTICOS
A.
Sobre tua atitude como Pregador Mirim
Para
ter êxito, deve ter basicamente 4 (quatro) atitudes:
1.
Muita humildade, para que Deus atue em você.
2.
Disposição a toda
prova.
3.
Obediência e dependência de Deus,
à Igreja e seus dirigentes.
4.
Prepare e capacite-se continuamente.
B.
Não acredite ser mais importante que outras crianças.
A Bíblia tem alguns critérios básicos importantes
que podem ajudar-te a tirar o egoísmo e o orgulho natural do coração.
1.
Na Igreja somos um corpo; há diferenças em funções e não em posições. – I Coríntios 12.
2.
Não julgar outros: “Quem come não despreze ao que não come; e o que não come não julgue o
que come...”. Romanos 14:3-4.
3.
Não acredite ser o mais importante: “... não pense de si mesmo, além do que convém, antes, pense
com moderação...”. Romanos 12:3.
C.
Sobre teu Preparo
Para
estar corretamente preparado, recomendamos:
1.
Assista aos cultos de sua família.
2.
Assista sempre a Escola Sabatina e o Sermão.
3.
Aprenda a obedecer sem queixar-se.
4.
Aprenda a ser humilde.
5.
Aprenda a respeitar os outros.
6.
Cultive a oração e o estudo da Bíblia.
7.
Respeite a Bíblia, o sábado, o dízimo e a Igreja.
8.
Cultive o amor pelas pessoas.
9.
Envolva-se nas atividades da Igreja.
10.
Aproveite todas as
oportunidades.
11.
Seja receptivo à crítica.
12.
Busque o conselho dos obreiros do Senhor.
13.
Escute o conselho de seus pais.
14.
Seja um bom leitor de coisas úteis.
15.
Ajude outras crianças.
16.
Não se desanime facilmente.
D.
Onde Colaborar
Ser um “Pregador Mirim” não somente é para pregar
senão ajudar em todas as atividades da Igreja. Algumas em que pode colaborar
são:
1.
Ajudar nas Divisões da Escola Sabatina.
2.
Contar relatos da Escola Sabatina.
3.
Ajudar nas Escolas Sabatinas Filiais.
4.
Participar nos Cursos de Estudos Bíblicos.
5.
Ajudar no Cantinho da Criança, antes do sermão.
6.
Mensagens curtas nos programas de sábado à tarde.
7.
Apresentar relatórios nos Desbravadores.
8.
Participar nos programas escolares.
9.
Ser pregador acompanhante em
séries de conferências nos lares (Pequenos Grupos).
10.
Cantar solos ou em
grupos.
11.
Ser o pregador principal em alguma campanha evangelística (Natal, Semana
Santa, etc.)
E.
Sobre a Apresentação – (Quando for
a sua vez de pregar) Ter em conta alguns detalhes quando for escalado(a) para
pregar:
1.
Vestimenta: Bom
gosto e limpeza
2.
Rosto: brilhante
e alegre
3.
Plataforma: ser
e parecer normal
4.
Movimentos: naturais,
não exagerar
5.
A voz: normal e com boa pronúncia
Treinar:
1.
Pratique diante do
espelho
2.
Peça a um familiar que o(a) observe
3.
Apresentação – conhecer bem o tema
4.
Motivação – não para entreter as pessoas, mas atraí-las
para Cristo
13.
CD + DP = M. – (Possível sermão
para o sábado de lançamento). – igual a dos Líderes.
14.
QUALIDADES DOS PREGADORES MIRINS. – Igual a dos Líderes.
PLANO DE ESTUDOS OU CURRÍCULO PARA UM SEMINÁRIO DE
CAPACITAÇÃO BÁSICA PARA PREGADORES MIRINS
História – Em nossa Igreja estão
acontecendo coisas e casos apaixonantes
e maravilhosos, que nos mostram como a mão de Deus a está guiando para a
vitória prometida. Sabemos que Ele pode utilizar todos os instrumentos que em
Suas mãos tenham a suficiente docilidade como para deixar que Ele faça em suas
vidas o que têm que fazer.
Temos visto ultimamente como Deus está
usando crianças para dar uma mão extra na pregação do evangelho, cumprindo
assim uma das velhas profecias de Joel sobre o tempo do fim.
Em muitas partes do mundo estes
programas estão sendo uma verdadeira bênção. Não se trata de produzir um
pregador precoce, mas um sincero filho de Deus que saiba expressar em palavras
simples às maravilhas de Deus sem deixar de viver a plenitude de sua infância.
Em vários lugares; irmãos e irmãs com
muito entusiasmo e dedicação iniciaram este trabalho na União Austral.
Nos dias 21 a 24 de setembro de 2000
realizou-se o I Seminário para Capacitação de PREGADORES MIRINS na União
Austral.
Incluímos alguns materiais da Divisão Interamericana
e da União das Filipinas, que são pioneiros neste trabalho, a Formação de
Pregadores Mirins.
UNIDADE 1 – AS CRIANÇAS E A
PREGAÇÃO –
(Missão e Evangelização) – 15%
1.
Ministério da Reconciliação
2.
Missão da Igreja
3.
Cristo e as Crianças
4.
A Bíblia e as Crianças
5.
Espírito de Profecia e as Crianças
6.
História dos Pregadores Mirins dentro do Adventismo
UNIDADE 2 –
COMO PREPARAR UM TEMA – (Homilética) 40%
1.
Preparação Espiritual
2.
Assunto Principal – (Tema Principal)
3.
Estrutura – (Principais Divisões)
4.
O estudo do Tema
5.
Ilustrações
6.
Mecanismos para a
preparação
7.
Conselhos para a
apresentação
UNIDADE 3 –
COMO FALAR EM PÚBLICO – (Oratória – Narrativa) 20%
1.
Apresentação do tema – Prática
2.
Uso da Voz
3.
A Boa Voz
4.
Respiração Apropriada
5.
Posturas
6.
Como narrar histórias
UNIDADE 4 - EM QUE CREMOS – (Repasso Doutrinal) - 10%
1. Uma
breve recapitulação doutrinal.
UNIDADE 5 – COORDENAÇÃO PRÁTICA
- 15%
1.
Plano de Pregadores Mirins.
2.
Preparação do Pregador Mirim.
3.
A aparência do Pregador Mirim.
4.
A formação do Pregador Mirim.
5.
Onde e em que pode colaborar.
6.
Planejamento de Atividades para o Pregador Mirim.
7.
O uso de ajudas visuais e materiais existentes.
8.
Planejamento Evangelístico do trabalho.
Que
Deus abençoe abundantemente este ministério.
Um abraço,
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