Pular para o conteúdo principal

Merengue de Morango

Porções: 16

Ingredientes

1 kilo de morangos

150 gramas de suspiros

 

Creme Belga

500 ml de leite

2 colheres de sopa de amido de milho

1 lata de leite condensado

3 gemas

1 colher de chá de extrato de baunilha

Chantilly

500 ml de creme de leite fresco

⅔ xícara de chá de açúcar de confeiteiro (80g)

 

Preparo

Fatie os morangos e deixe alguns inteiros para usar na decoração. Reserve-os cobertos na geladeira.

Pique o restante dos morangos e coloque-os em uma peneira, com uma tigela embaixo para conter o líquido que vai ser liberado, cubra e reserve na geladeira até a hora de montar.

Creme

Em uma panela média, com o fogo desligado, acrescente o leite, o amido de milho, o leite condensado e misture bem. Peneire as gemas e misture bem com os demais ingredientes da panela.

Ligue o fogo médio e cozinhe até ferver, mexendo sempre com um batedor de arames. Deixe ferver por aproximadamente 30 segundos, mexendo constantemente (você irá perceber que começará a ficar com consistência de mingau) e desligue o fogo. Adicione a baunilha e misture por mais alguns segundos. Transfira o creme para uma tigela e cubra com filme plástico, tocando toda a superfície do creme. Espere esfriar um pouco e leve à geladeira para esfriar completamente.

Chantilly

Na batedeira, misture o açúcar de confeiteiro e o creme de leite, começando na velocidade baixa e aumentando gradativamente até a velocidade alta. Bata até formar picos firmes. Para saber se está no ponto certo segure o batedor para cima. Se o pico mantém a forma e não cai, ele está firme. Não bata por muito tempo depois desse ponto, ou seu chantilly pode começar a virar manteiga.

Montagem

Dentro de uma taça, tigela ou refratário, faça uma camada usando metade do creme.

Coloque os morangos fatiados contra as paredes da taça e depois preencha o centro com metade dos morangos picados (escorra-os bem primeiro).

Reserve alguns suspiros inteiros para decoração. Quebre o restante em pedaços grandes e espalhe metade da quantia sobre os morangos.

Por cima dos suspiros faça uma camada com metade do chantilly.

Repita todas as camadas mais uma vez, finalizando com a camada de chantilly e decore como desejar.

Dicas:

Peneirar as gemas ajuda a prevenir o odor de ovo no creme.

Use creme de leite fresco bem gelado. Você também pode colocar a tigela e os batedores no congelador por cerca de 10 minutos. Quanto mais gelado, mais rápido o creme de leite emulsifica e por mais tempo ele permanece emulsificado.

Drene bem os morangos antes de colocar na receita, para que o líquido não amoleça muito o creme Belga.

Você pode fazer também com outras frutas, como: uva, pêssego, kiwi, abacaxi, mirtilo e muitas outras.

Creme Belga: A receita mais comum não leva creme, apenas os morangos, suspiros e chantilly. Por isso, se você quiser pular esta etapa para fazer mais rápido, pode pular.

Chantilly: você também pode usar qualquer outro creme para preparo de chantilly.

Suspiros: pode substituir por bolacha champagne quebrada ou até mesmo um bolo Pullman cortado em pedacinhos.

Se o creme empelotar, passe por uma peneira depois de pronto.

Algumas etapas podem ser feitas no dia anterior. Picar os morangos e guardá-los em um pote fechado na geladeira. No dia seguinte, escorra e use na receita. Quebrar os suspiros e mantê-los em um potinho bem fechado, no armário. O creme Belga também pode ser feito com antecedência, cobrindo com filme plástico e mantendo-o em uma vasilha fechada, na geladeira.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

HISTÓRIAS DA BÍBLIA POUCO CONTADAS - Adoração Infantil 2007

44. O VERDADEIRO FILHO PRÓDIGO CONHEÇA MAIS: Lucas 15:11-32. OBJETIVO: Apreciar e agradecer sempre, as bênçãos que Deus provê cada dia. DISPOR DE: Um jovem vestido ao estilo antigo, porém com roupas elegantes, simulando ser rico. Que ele conte a história. HISTÓRIA: Quantos já escutaram a história do filho pródigo? Aquele filho que foi para muito longe, gastou tudo e logo voltou arrependido ao lar! Muitas vezes, é ensinado que esse é o “filho pródigo”. Mas quero compartilhar com vocês, a outra parte desta história. O filho pródigo não foi só o que foi embora, mas também o que ficou. Como é isso? Escutem bem. “Pródigo” significa: o que tem tudo. E esse finalmente, fui eu que fiquei. É certo que meu irmão fez algo muito errado. Pediu sua parte da herança, quando nosso pai estava ainda vivo. Isso era uma afronta. Era como dizer a um ancião que queria que ele já estivesse morto, para poder gozar da herança que era simplesmente o que meu pai tinha guardado, depois de to...

JOGRAL - ENCHEI-VOS DO ESPÍRITO

Todos - Enchei-vos do Espírito! 1,2 e 3 - Enchei-vos, enchei-vos!  4 - Não é um pedido. 5,6 - É uma ordem! 2 - Mas como poderei me encher do Espírito se passo o dia todo reclamando? Todos - Pare de reclamar! 4,5 e 6 - Graças a Deus, comece a dar! Todos - Agradeça! Dê graças! Diga obrigado! 1 - Obrigado pelo dia! 2 - Obrigado pela salvação! 3 - Dou graças pela família! 4 - Dou graças pelo pão! 5 - Agradeço a Tua companhia! 6- Agradeço a Tua proteção! Todos - Enchei-vos do Espírito! Falem uns com os outros em Salmos, assim: 1 - Os céus proclamam a glória de Deus e o firmamento anuncia as obras de Suas mãos! 2 - O Senhor é a nossa Luz e a nossa Salvação! 3 - A Ti elevamos a nossa alma! 4 - O Senhor é a nossa Rocha, o nosso Libertador! 5 - Esperamos com paciência no Senhor! 6 - O Senhor é a Fortaleza da nossa vida: a quem temeremos? Todos - Enchei-vos do Espírito cantando! 1,2 - Cantando e louvando! 3,4 - Louvando de coração ao Senho...

PP48 — A divisão de Canaã

  Este capítulo é baseado em Josué 10:40-43; 11; 14-22. Patriarcas e Profetas Ellen G. White vídeo ⇒ instagram ⇒ áudio ⇒ Capítulo 48 — A divisão de Canaã Este capítulo é baseado em Josué 10:40-43; 11; 14-22. A vitória em Bete-Horom foi rapidamente seguida pela conquista do sul de Canaã. “Feriu Josué toda aquela Terra, as montanhas, o sul, e as campinas. [...] E de uma vez tomou Josué todos estes reis, e as suas terras; porquanto o Senhor Deus de Israel pelejava por Israel. Então Josué, e todo o Israel com ele, se tornou ao arraial em Gilgal”. Josué 10:40-43. As tribos do norte da Palestina, aterrorizadas com o êxito que acompanhara os exércitos de Israel, entraram agora em aliança contra eles. À frente desta confederação estava Jabim, rei de Hazor, território que ficava ao oeste do lago Merom. “Saíram pois estes, e todos os seus exércitos com eles.” Este exército era muito maior do que qualquer que os israelitas haviam encontrado antes em Canaã — “muito povo, como a areia que ...